Internet 5G: os desafios que vão além da implementação
Conectividade

Internet 5G: os desafios que vão além da implementação

A falta de insumos para produção atingiu 73% das indústrias, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e isso impactou diversos segmentos, como o de conexão à internet. 

A quinta geração de internet móvel já chegou em algumas cidades do Brasil. Além de aumentar a velocidade da conexão, a internet 5G promete trazer melhorias no padrão de vida dos brasileiros e do comércio. Segundo estudo da Bain & Company, empresa global de consultoria, a tecnologia deverá alcançar receita líquida de R$ 74 bilhões até 2030, o que corresponde a 81% de todas as conexões móveis no país. 

O 5G chega para fortalecer ainda mais o varejo, assim como nos modelos de lojas phygital e omnichannel. Com esse tipo de tecnologia, será possível melhorar a capacidade de transferências de dados entre os dispositivos e proporcionar um maior alcance entre as soluções já existentes no mercado.

Com mais velocidade, o cliente vai conseguir visualizar os produtos e finalizar compras com mais rapidez. Além disso, a internet 5G garantirá que uma quantidade maior de pessoas possam estar conectadas sem gerar instabilidade na rede, o que é positivo para as transações que acontecem em tempo real. Como é o caso do pagamento via PIX, que já é feito de forma ágil, facilitando os trâmites de pagamento por parte do consumidor.

Apesar das grandes expectativas, a realidade das instalações da internet 5G no país ainda é lenta. Seguindo o cronograma de implementação no Brasil, essa tecnologia deve ser finalizada até 2028 nas cidades com até 30 mil habitantes. 

Dessa forma, o varejista que já estava planejando usar o 5G na Black Friday e Natal deste ano vai ter que esperar mais um pouco para ser contemplado. 

5g no varejo

Impactos da tecnologia 5G no varejo

A internet 5G vai ajudar o varejo a se conectar, em altíssima velocidade, a programas de inteligência artificial, realidade aumentada, metaverso e ainda permitirá atrair consumidores que estão em busca de novas experiências de consumo. 

No Brasil, algumas empresas já estão avaliando as possibilidades de potencializar as vendas por meio do 5G. Mas, enquanto a implementação está em andamento no país, confira o que o 5G poderá oferecer para as lojas físicas: 

  • Metaverso e experiência do cliente

O metaverso será uma estratégia muito usada para proporcionar uma experiência diferenciada na jornada de compra do cliente. Algumas empresas no Brasil já estão usando essa tecnologia para se aproximar dos consumidores, como as lojas Renner, que criaram uma loja dentro do jogo eletrônico Fortnite para convidar o público a votar em estampas e produtos que serão comercializados em coleções futuras.

  • Otimização de serviços 

Com os avanços tecnológicos, os consumidores buscam cada vez mais comodidade na hora de realizar suas compras. A internet 5G permitirá ao cliente o acesso mais rápido e em tempo real às informações da sua compra, sendo possível monitorar a origem dos alimentos, o tempo que levou para ser colhido, dicas de receitas e muito mais. 

  • Eficiência e ecossistema

Além das experiências de compras, a internet 5G será uma aliada das empresas  que buscam sua eficiência operacional, redução de recursos naturais e controle de desperdícios. Essa tecnologia facilitará a conexão dos equipamentos com a manutenção das lojas físicas, que será toda gerenciada em cima de dados. 

Os desafios da internet 5G no Brasil

Para garantir velocidade até cem vezes mais rápida e conexões mais estáveis, o 5G permitirá novas experiências de consumo tanto para os comerciantes quanto para os usuários da internet. Mas, para acontecer sua implementação e sua utilização no comércio brasileiro, alguns desafios precisam ser superados, como:

1. Aumento do volume de dados

A quantidade de processamento e armazenamentos de dados tem crescido, principalmente após a popularização dos smartphones. Dentro das empresas, a maioria dessas informações passam pelos data centers (centro de processamento de dados que estão concentrados nos sistemas computacionais de uma empresa). Com a chegada da internet 5G, esses dados irão aumentar e o desafio será acompanhar esse movimento e, se for necessário, modernizar os data centers. 

2.  Cabeamentos com fibra ótica

Na era do 5G, a fibra ótica será fundamental para os cabeamentos dos data centers. Muitos data centers ainda utilizam o tradicional cabeamento de cobre, que deverá ser substituído em breve para que a empresa consiga lidar com as novas demandas de dados. 

3. Automatização das operações de rede

Para aproveitar os benefícios da internet 5G, a automação das operações de rede é fundamental. No entanto, não é uma tarefa fácil, já que é necessário definir a nova estratégia de rede, quais serviços e modelos de negócios serão utilizados e quais habilidades serão necessárias. As empresas de internet no país ainda estão se adequando a essa nova tecnologia e isso já está refletindo na produção de equipamentos. 

4. Falta de insumos 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em fevereiro, a falta de insumo para produção atingiu 73% das indústrias, gerando prazos longos na entrega de equipamentos e alta nos preços de compra.  Essa é uma realidade que começou a impactar toda a cadeia comercial desde o início da pandemia e vem refletindo em todos os segmentos.

Na área de conexão de internet, que necessita de hardwares mais sofisticados, não é diferente. Além dos longos prazos, os players estão disponibilizando equipamentos mais caros e, assim, sacrificando o orçamento já aprovado pelas empresas.

Se trouxermos essa realidade para o varejo os impactos são enormes, visto que o segmento exige velocidade e melhor custo benefício. Neste momento, em que os varejistas estão se preparando para as maiores datas comerciais do ano, como a Black Friday e o Natal, eles precisam oferecer uma infraestrutura de conexão, disponibilidade e segurança para os seus clientes.

Aqui na Linx trabalhamos ininterruptamente para conectar o varejo de forma rápida e segura e possuímos um grande estoque de equipamentos que nos permite derrubar essa barreira de longos prazos e alta de preços. Um dos nossos propósitos é facilitar a vida do empreendedor brasileiro por meio de soluções que descomplicam e agilizam o seu dia a dia.

Para isso, a Linx tem a solução Linx Conexão que permite que você faça a gestão operacional de múltiplas operadoras. Quer saber mais? Entre em contato consosco e veja como funciona!

 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!