
Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
O varejo precisa estar atento à capacidade de integrações de seus sistemas para ter um negócio que funciona na velocidade dos seus clientes.
A evolução do varejo omnichannel para o Unified Commerce faz com que as empresas precisem oferecer para seus clientes experiências cada vez melhores, mais rápidas e convenientes. Não basta atender bem os clientes: é preciso fazer isso no momento que o consumidor quiser – e da maneira como ele quiser.
Para conseguir atender o cliente com agilidade e flexibilidade, o varejo precisa repensar sua arquitetura de tecnologia. Afinal de contas, não basta incluir uma nova solução ou passar a vender pelo WhatsApp. Se o consumidor não for percebido como único dentro da empresa e não tiver sua jornada acompanhada a todo instante, a experiência de compras será prejudicada – e seu negócio pode perder a preferência do cliente.
No varejo omnichannel e no Unified Commerce, as integrações de sistemas farão uma enorme diferença na capacidade que o varejo tem em responder às necessidades dos clientes. Imagine, por exemplo, que um cliente tenha acessado o site da loja e gostado de um produto. Ele decide, então, ir até a loja conferir pessoalmente aquele item. Acessa o SAC da empresa para saber qual loja possui o item e vai até lá. O varejista, ao identificar o cliente na loja, consegue entender sua intenção e apresenta aquele produto para que o consumidor tome a decisão de compra.
Agora, imagine o que aconteceria se o varejista não tivesse uma integração dos diversos canais em tempo real. A informação do SAC não estaria disponível para que o vendedor apresentasse o produto desejado – e a possibilidade de frustração da experiência seria grande.
É por essa razão que reunir toda a gestão do seu negócio em uma única plataforma e trabalhar com apenas um fornecedor traz muito mais agilidade e eficiência ao seu negócio. Ao fazer isso, uma série de integrações de plataformas passa a acontecer de forma nativa, acelerando a transmissão de informações dentro da empresa e levando a uma experiência de compras mais fluida.
OK, falar em informações que transitam em tempo real em toda a empresa e dão ao varejo a capacidade de conhecer o cliente quase telepaticamente pode parecer utópico – mas a evolução da tecnologia vem fazendo com que isso se torne cada vez mais próximo do dia a dia de empresas de todos os segmentos.
Por isso, o varejista precisa estar atento à capacidade de integrações de seus sistemas. Somente dessa forma é possível gerar um negócio que funciona na velocidade dos seus clientes. Assim, avalie a possibilidade de fazer um upgrade na integração de soluções como:
O Enterprise Resource Planning (ERP) é o centro nervoso da operação de todo negócio que precisa gerenciar estruturas complexas. Por isso, contar com um ERP se torna essencial para centralizar a entrada de dados, reduzir custos, diminuir a possibilidade de erros, melhorar a gestão dos pontos de atendimento ao cliente e garantir que a mesma informação esteja disponível em toda parte.
O Order Management System (OMS) é o sistema que faz o gerenciamento dos pedidos feitos pelos clientes nos mais variados canais de compra – e permite direcionar a entrega para o caminho mais adequado, de acordo com o nível de estoque, capacidade logística e prazo de delivery. É o OMS que permite que o varejo seja omnichannel, já que, a partir dele, é possível fazer com que pedidos sejam feitos, pagos e entregues ao cliente em canais diferentes.
Soluções de mobilidade como o Linx Mobile permite que um pedido feito na loja física apareça no sistema da loja online e o cliente faça o showrooming (ver o produto no PDV e comprar online). Utilizada no celular ou tablet, a solução oferece um atendimento eficiente para agilizar as vendas e dar mais flexibilidade à visualização de produtos e ao checkout, incluindo recursos de prateleira infinita.
Os marketplaces são, hoje, o grande motor das vendas online no varejo brasileiro. Estar fora desse canal significa perder oportunidades de negócios, mas não basta estar em apenas uma plataforma: aparecer para diferentes clientes em vários marketplaces abre uma série de possibilidades estratégicas:
Atuar em marketplaces, porém, traz vários desafios, como a necessidade de gerenciar pedidos, entregas e publicidade em até dezenas de plataformas. Por isso, um hub que faça a integração com mais de 70 marketplaces (dos generalistas aos de nicho) dá agilidade e flexibilidade para o varejista gerenciar seus negócios.
Outra integração essencial para fazer acontecer o omnichannel está na logística. O delivery é um aspecto essencial de diversos segmentos do varejo e, por isso, organizar os processos de entrega de lojas, dark stores e Centros de Distribuição centraliza os pedidos, melhora a gestão de estoques e abre a possibilidade de que o varejo tenha seu próprio aplicativo e/ou site de pedidos.
Com um sistema para delivery, negócios de segmentos como o foodservice ganham agilidade, oferecem melhores experiências para os clientes e evitam a perda de pedidos. Além disso, uma plataforma de gestão de pedidos melhora o controle financeiro, controla as compras de forma ágil e impulsiona a fidelidade dos consumidores.
Os meios de pagamento podem ser um grande diferencial do varejo, uma vez que têm o potencial de trazer mais agilidade, oferecer experiências de compra mais fluidas para os clientes e melhorar a gestão dos processos administrativos-financeiros. Um bom exemplo é a conciliação de meios de pagamento, como boletos, cartões e carteiras digitais: uma boa gestão acelera o fluxo de caixa, evita o pagamento incorreto de taxas e multas, e reduz os índices de inadimplência do varejo.
As integrações de sistemas aumentam a velocidade e a confiabilidade da gestão do varejo, além de oferecer uma melhor experiência aos clientes e trazer mais oportunidades de venda. Olhando para o futuro, esse é um caminho essencial para que o varejo se mantenha competitivo.
A Linx conta com uma série de soluções digitais que são integradas nativamente, dando mais robustez e segurança para o seu negócio. Conte com a gente para você vender cada vez mais!