Como otimizar tempo com a integração dos meios de pagamento?
Meios de pagamento

Como otimizar tempo com a integração dos meios de pagamento?

Para otimizar a sua operação, pense na automatização de tarefas, para que o seu tempo seja utilizado em estratégias de crescimento. A integração dos meios de pagamento te traz essa e muitas outras vantagens. 

Um momento de grande importância na jornada do negócio é a revisão do planejamento estratégico. É fundamental dar um passo para trás, estudar tudo o que tem ou não funcionado e propor ajustes para melhorar o desempenho da empresa. Entretanto, um dos maiores problemas enfrentados por donos e donas de negócio é que nem sempre conseguem dar a prioridade necessária ao assunto, uma vez que precisam dedicar boa parte do seu tempo para acompanhar a operação do estabelecimento. 

Partindo desse ponto, ter um sistema integrado aos meios de pagamento é uma estratégia que garante maior agilidade e flexibilidade nos processos, além de abrir espaço para a priorização de outras demandas, ao otimizar o tempo que anteriormente era consumido com a gestão de tarefas manuais. 

integração meios de pagamento

Soluções de meios de pagamento integradas 

Antes de entrarmos no assunto de otimização e gestão de tempo, é fundamental destacarmos a importância da integração dos meios de pagamento para a operação. Quando falamos sobre as etapas da jornada de compra do cliente, a de pagamento acontece logo no final e é um dos momentos-chave para garantir satisfação e fidelização. 

Com a evolução dos meios de pagamentos, muitos estabelecimentos começaram a diversificar as opções e modalidades para os seus clientes. Crédito, débito, Pix e link de pagamento são só alguns exemplos do que encontramos nas lojas hoje em dia. De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), os pagamentos por aproximação aumentaram 77,7% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período no ano anterior — podendo-se observar a grande relevância que vem adquirindo ano após ano. 

Para oferecer diversas opções, entretanto, o estabelecimento precisa garantir qualidade. Não adianta querer oferecer uma facilidade para o cliente, como o Pix, por exemplo, e precisar digitar o valor no sistema, ter que passar a chave para o cliente digitar no aplicativo e entrar na conta para ver se o pagamento caiu no caixa. Esse processo acaba tornando a experiência de compra mais complexa, gerando maior insatisfação para o cliente e menos eficiência para o negócio. 

Existem diversas soluções de pagamentos que podem ser integradas ao sistema de gestão, seja no ERP (Enterprise Resource Planning) ou no PDV (Ponto de Venda). Pix, PDV Móvel, Conta Digital, Link de Pagamento são só algumas delas. É possível conferir, no detalhe, esses e outros produtos no nosso blogpost “8 soluções para um sistema integrado de gestão”. 

Foco no que importa: gestão de tempo e produtividade além dos meios de pagamento 

A grande vantagem de integrar o seu sistema de gestão a produtos e serviços de pagamento é poder automatizar processos que, em sua grande maioria, são feitos de forma manual. De imediato, já é possível notar mudanças na produtividade da equipe, que logo direciona seu tempo para realizar atendimento mais consultivos, personalizados e até mais ágeis.  

Tarefas que antes tomavam um tempo maior de execução, como conciliação de pagamentos, conferências de transação e acompanhamento das vendas, agora ocorrem de modo automático e podem ser analisadas, em tempo real, pelos interessados. 

Além de garantir que erros humanos deixem de acontecer nesse processo, os empresários podem focar em atividades mais estratégicas como a experiência de compra do clientes, os próximos passos do negócio e o acompanhamento mais estruturado da sua operação.  

Veja alguns outros benefícios dessa integração: 

1. Agilidade no check-out 

Uma vez que os processos estão integrados, o estabelecimento consegue entregar agilidade na hora do pagamento, garantindo que todas as operações aconteçam de forma automática e que as transações sejam feitas em cima do valor correto. Para períodos de maior movimento, ter um sistema integrado aos meios de pagamento é chave para garantir eficiência e ótima gestão de tempo. 

2. Gerenciamento centralizado 

Uma vez que todos os seus processos estão integrados, fica fácil conseguir gerenciar todas as transações e informações financeiras em um único lugar. Não somente isso, além de conseguir olhar para o painel de vendas, reembolsos e boletos, é possível ter uma visão macro do negócio, podendo acompanhar estoque, novos pedidos, informações fiscais, acesso dos funcionários e muito mais! Sem a necessidade de buscar cada dado em uma plataforma diferente, há maior economia de tempo e aumento de produtividade. 

3. Expansão do negócio 

Quando falamos sobre a expansão do negócio, podemos relacionar a duas principais consequências de uma integração de software e meios de pagamento. A primeira é o fato de se ter informações centralizadas, ou seja, a tomada de decisão acaba se tornando mais eficiente uma vez que os dados estão na palma da mão e é possível entender se a operação, somada aos resultados financeiros, são favoráveis ou não para se pensar em um próximo passo. 

A segunda está relacionada diretamente à operação. Ao automatizar processos e transações, é possível padronizar as tarefas e replicá-las em futuras operações. Além disso, um software integrado a múltiplas empresas oferece relatórios centralizados para acompanhamento, eliminando a necessidade de gerenciar cada empresa individualmente. 

Conclusão 

Existem diversos métodos e soluções que, atualmente, ajudam a otimizar a gestão de tempo e aumentar a eficiência operacional. A integração dos meios de pagamento ao sistema de gestão é uma das soluções mais estratégicas nesse quesito. A partir do momento em que os responsáveis pelo negócio se propõem a investir em inovação para os seus processos, é possível liberar tempo valioso de equipe, garantir atendimento personalizado e realizar análises mais estruturadas da operação. 

É importante entender o que significa ter mais tempo no dia a dia… Podemos destacar alguns benefícios:  

  • Dedicar parte desse tempo para pensar em estratégias de crescimento; 
  • Buscar novas maneiras de se diferenciar da concorrência; 
  • Encontrar gargalos na operação e trazer soluções para aumento de vendas; 
  • Pensar em novos fornecedores e novas soluções para melhorar a jornada de compra do cliente; 
  • Desenvolver ou adquirir novos produtos para o seu portfólio; 
  • Obter mais tempo de qualidade além da vida profissional. 

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