E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Aliar um software de gerenciamento à plataforma de venda online traz competitividade ao negócio
Para tornar sua loja mais competitiva e atraente para os consumidores, integrar a plataforma de ecommerce com um software de ERP é uma excelente estratégia de negócio.
Estamos na era da conexão e, mais que isso, das conexões velozes. Acessamos produtos e serviços em qualquer lugar, a qualquer hora, em um movimento que vem transformando nossos hábitos de consumo, fazendo dos compradores seres que não estão mais dispostos a esperar por nada.
Essa nova realidade está por trás do sucesso do ecommerce nos últimos anos, mas também é a raiz das exigências de inovação do setor. Afinal, o cliente quer comprar com um clique e receber o produto rapidamente, sem disposição para entender compras canceladas, pagamentos não autorizados, dias e dias de prazo para a entrega.
De acordo com a 37º edição da pesquisa Webshoppers (2018), feita pela Ebit/Nielsen, o faturamento do ecommerce, em 2017, foi de R$ 47,7 bilhões. Isso representa aumento de 7,5% em relação a 2016. Já em 2018, ainda segundo a Ebit, o faturamento foi R$ 53,2 bilhões, 12% maior do que o ano anterior.
Por isso, a melhoria de processos está na pauta do dia de 10 entre 10 gestores de ecommerce. É preciso otimizar, evitar erros, reduzir prazos e custos. Tudo para melhorar a experiência do cliente em todos os pontos de contato com a marca e ganhar vantagem em um mercado cada vez mais competitivo.
As estratégias para colocar isso em prática são muitas e podem variar de acordo com o mercado em que o varejista atua, mas uma ação relativamente simples está na base dessa pirâmide: contar com uma plataforma de ecommerce integrada ao software ERP.
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão global, que controla todas as informações estratégicas da empresa, integrando dados, processos e recursos de áreas como vendas, logística, financeiro e compras. Com ele é possível automatizar diversas atividades, possibilitando um fluxo de informações único, contínuo e consistente, que simplifica todas as rotinas administrativas. Já a plataforma de ecommerce é responsável pelo gerenciamento do negócio na internet, replicando uma série de informações do ERP.
Ou seja, sem um plano de integração efetivo e eficiente, a empresa precisa replicar dados em dois canais e desenvolver rotinas manuais de atualização de informação em ambos os sistemas.
Veja abaixo as vantagens da integração:
Facilidade de gestão fiscal e financeira
Sem a integração entre plataforma e ERP, o processo de emissão de notas fiscais, sejam elas físicas ou eletrônicas, pode ser complicado, demorado e burocrático. Quando os sistemas estão trabalhando juntos, o ERP auxilia o ecommerce, calculando automaticamente os impostos e gerando notas fiscais relativas a cada produto. Este processo simplifica a venda ao evitar erros e falhas comuns quando o procedimento é realizado de forma manual.
A emissão de boletos bancários também é simplificada com a integração. Por trabalharem em paralelo, o ERP é acionado no momento da compra, fazendo a intermediação com os bancos no momento da compra. Assim, o cliente recebe o boleto na hora, reduzindo o índice de desistência de compra.
Além da agilidade na relação com o cliente, essas facilidades também melhoram a visualização dos resultados globais do negócio. Isso porque, todas as transações realizadas no ecommerce são registradas automaticamente no ERP, concentrando as informações financeiras em um único lugar.
Precisão no gerenciamento de estoque
O controle de estoque é, talvez, um dos maiores benefícios desta integração ecommerce e ERP. Os relatórios de vendas gerados pelo ERP possibilitam a identificação de produtos com maior demanda e um maior controle do que entra e sai, minimizando assim, a ruptura de estoque. É importante ressaltar que esta integração e compartilhamento de informações vale tanto para seu ecommerce quanto para marketplaces e lojas físicas.
Agilidade no gerenciamento
Administrar um ecommerce é uma tarefa que requer que muitas atividades sejam realizadas ao mesmo tempo. É preciso estar atento à área financeira, à aquisição novos produtos, à estratégia de venda, à gestão de fornecedores, colaboradores e à manutenção de relacionamento com os clientes.
Com um software ERP, diversas funções administrativas podem ser automatizadas, como preenchimento de planilhas e relatórios financeiros, por exemplo. Além disso, as informações de todos os departamentos são captadas e organizadas de maneira simples para facilitar a análise de dados e o controle de processos.
Melhor experiência de compra para o consumidor
Como dissemos no início, o cliente não quer mais esperar e não tem tolerância com o erro. Por isso, a otimização de processos obtida com a integração entre a plataforma e o ERP é chave para oferecer uma melhor experiência de compra para o consumidor.
Em todos os pontos de contato – seja ao ver os destaques na home do site, fechar a compra ou inserir um meio de pagamento – o cliente precisa ser surpreendido pela agilidade e eficiência. A diferença entre a fidelização e a perda do processo de compra pode estar em um email não enviado ou mesmo em uma autorização de compra não efetivada.
Com a integração, todos os departamentos estão alinhados e funcionando de forma eficaz. Assim, a empresa é capaz de oferecer o melhor atendimento sempre e continuar convertendo.
Para saber mais sobre as vantagens e possibilidades de integração entre plataforma de ecommerce e ERP, entre em contato com a Linx Commerce.