Integração com serviços financeiros em Bares e Restaurantes
Bares e restaurantes

Integração com serviços financeiros em Bares e Restaurantes

O uso de soluções tecnológicas avançadas, mas acessíveis até para pequenos empreendimentos, com integração com serviços financeiros, impulsiona as vendas e aumenta o controle sobre o negócio. 

Os primeiros passos da vida de uma empresa costumam ser bastante desafiadores. É por esse motivo que 1 a cada 4 empresas fecha as portas antes de completar dois anos, segundo dados do Sebrae – e somente 50% dos negócios ultrapassam 5 anos de vida. Um dos principais motivos para isso está ligado à falta de gestão financeira. 

No segmento de Food Service, é normal que os empreendedores tenham uma visão focada nos produtos, no cardápio e no atendimento ao cliente – mas não deem a mesma atenção à gestão financeira. A rotina operacional de qualquer negócio é desafiadora – e fica longe da emoção de preparar bons pratos e atender as pessoas. Nos bastidores, é preciso estar atento a aspectos como os preços dos produtos, as contas a pagar e receber, os boletos que chegam e a conciliação das vendas. 

São detalhes que fazem toda a diferença para o resultado – e toda atenção é necessária para que tudo funcione bem na gestão financeira de bares e restaurantes. É por isso que o setor de Food Service pode ganhar muito com o uso de tecnologia para fazer a integração do negócio com os serviços financeiros. 

Sem uma boa gestão financeira, toda empresa, com o passar do tempo, pode experimentar situações difíceis, tais como: 

  • Vendas que não geram lucros; 
  • Dificuldade de precificação correta dos produtos; 
  • Incapacidade de impedir que o cliente saia sem pagar; 
  • Confusão entre as contas pessoais e da empresa, gerando problemas no fluxo de caixa ou endividamento da pessoa física; 
  • Uso de indicadores de desempenho pouco confiáveis; 
  • Falta de controle dos estoques e do fluxo de pagamentos.  

integração com serviços financeiros

Como manter o controle financeiro do seu restaurante? 

Com tudo isso, fica claro que todo negócio de Food Service precisa ter um rígido controle financeiro. É esse controle que permitirá que sobre dinheiro no fim do mês para realizar novos investimentos, desenvolver campanhas de marketing e ações de atração de clientes, contratar mais funcionários ou incrementar o cardápio. 

Manter um bom controle financeiro de bares e restaurantes precisa fazer parte do dia a dia. Algumas verificações precisam acontecer diariamente, outras semanal ou mensalmente – mas é muito importante ter atenção para que os resultados apareçam. 

Para isso, esteja atento, especialmente, a estes 5 pontos:  

1. Contas correntes e operacionais 

O aspecto mais básico da gestão financeira é identificar a movimentação dos valores (entradas e saídas). Separe as contas pessoais das finanças da empresa e mantenha um controle rígido das contas pagas e dos valores recebidos. Assim, o gestor terá como identificar a origem e o destino de cada movimentação realizada na conta do restaurante.  

2. Centros de custos e planos de contas 

Definir centros de custos e planos de contas permite identificar para onde estão indo as principais receitas e despesas do negócio, o que facilita o planejamento e o monitoramento de cada área do seu negócio.  

3. Contas a Receber 

Fazer o controle do Contas a Receber faz com que seja possível prever os melhores dias para pagamentos, identificar inadimplências e melhorar o planejamento financeiro do negócio. As contas a receber também podem ser usadas pelo segmento Food Service para antecipar recebíveis junto às instituições financeiras, provendo uma segurança adicional para o fluxo de caixa da empresa.  

4. Contas a Pagar 

No sentido oposto das Contas a Receber, fazer a gestão das Contas a Pagar é essencial para evitar imprevistos com as saídas financeiras, como multas por atraso, punições por violação de negociações e a manutenção de uma boa saúde financeira para o negócio como um todo.  

5. Auditoria 

A auditoria é o “controle do controle”, verificando se existe alguma inconsistência nas contas a pagar ou receber, ou mesmo nos contratos que foram fechados com fornecedores e parceiros. Uma boa auditoria comprova a veracidade das informações gerenciais, evita fraudes e erros e permite que o negócio desenvolva um Demonstrativo de Resultado Gerencial (DRE), uma forma mais avançada de controle. 

Ao adotar essas práticas, o seu negócio de Food Service desenvolve análises gerenciais de alta qualidade e passa a adotar as melhores práticas nos setores de compras e vendas. Dessa maneira, toda a gestão financeira da empresa passa a ser mais saudável.  

Tecnologia: essencial para a gestão financeira 

No dia a dia da operação do segmento de Food Service, a maior dificuldade é controlar tudo o que acontece e seu impacto financeiro. Entradas de produtos, saída dos pratos, recebimento dos pagamentos em diversos meios de pagamento, folha de pagamento, faturamento para fornecedores: cada item com prazos, taxas e impostos diferentes. 

Já deve estar claro para você que a tecnologia traz mais informação e torna os processos financeiros mais ágeis e confiáveis, menos sujeitos a erros e automatizando tarefas para que o gestor possa focar em soluções para o negócio. Mas, para que isso aconteça, é preciso fazer a integração com serviços financeiros para ter total controle sobre as atividades. 

Entre as soluções que precisam estar no dia a dia do negócio Food e que fazem integração com serviços financeiros, podemos destacar: 

1. Gestão financeira 

Uma boa plataforma tecnológica é essencial para a gestão financeira do seu estabelecimento de Food – independentemente do tamanho do negócio. Para pequenas empresas, uma solução como o Raio-X permite acompanhar as vendas, pagamentos e recebimentos a qualquer hora, da maneira como o gestor preferir. 

Com uma solução de gestão financeira, a movimentação de maquininhas de cartão, vouchers e outros meios de pagamento passa a ser controlada em tempo real, facilitando o entendimento da entrada de valores, permitindo controlar as taxas para evitar cobranças indevidas das operadoras de cartão e apresentando informações de desempenho para entender melhor sobre os clientes – e aumentar as vendas. 

O Raio-X foi feito para micro e pequenas empresas que precisam de uma gestão financeira mais simples, fácil, rápida, segura e transparente. Saiba mais sobre essa solução aqui.  

2. Conta digital integrada 

Ter uma conta digital integrada é uma forma eficiente de ganhar agilidade nas operações financeiras. Isso acontece porque essa solução permite acessar sua conta diretamente do ERP, facilitando o monitoramento não apenas de saldos e extratos, mas também permitindo pagar contas, gerar boletos, fazer transferências e realizar diversas outras movimentações financeiras. 

Pensando nos desafios do varejo, a Linx, através da Degust, sistema de gestão para food, está integrada à Stone por meio do Linx Conta Digital Integrada, simplificando a gestão financeira das operações de Food, aumentando a produtividade da área administrativa e economizando tempo com internet banking. O sistema também diminui os riscos de acesso indesejado e traz mais agilidade ao fechamento de caixa, com conciliação direto com o sistema ERP. 

A Conta Digital Integrada está disponível a todos os clientes Linx que possuem uma conta Stone. Se você não possui conta ainda, faça a abertura gratuitamente a partir de seu próprio sistema. 

3. Conciliação financeira 

Fazer a conciliação financeira por meio de um sistema automatizado como o Linx Equals Lite traz uma série de vantagens, como a possibilidade de fazer a conciliação automática com mais de 30 adquirentes, conciliação de D-TEF e DITEF, conciliação de QR Linx e Pix e integração com sistema Linx. 

A plataforma Linx Equals faz o controle das vendas com cartões, integrando suas vendas às transações recebidas das adquirentes. Com ela, você pode focar no que realmente importa e tem mais tempo para aumentar suas vendas. 

Para crescer, se estabelecer e prosperar, o empresário do setor de Food Service precisa aproveitar a tecnologia a seu favor. A Linx conta com uma série de soluções que melhoram a gestão e impulsionam as vendas das empresas. Fale com a gente e saiba como dar um salto de qualidade na gestão do seu negócio. 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!