Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Inovação em treinamento: caminho para diferenciação no varejo

Inovação em treinamento: caminho para diferenciação no varejo

Derek Bok – ex-presidente de Harvard certa vez disse que se você acha caro a educação, considere o custo da ignorância. Essa máxima se aplica ao varejo, segmento marcado por alto turn over (rotatividade de equipe) e em geral baixos investimentos em capacitação de equipe.

De fato, é muito caro capacitar grandes times, espalhados geograficamente e muitas vezes operações com margens baixas não comportam altos investimentos. Hoje com a tecnologia já é possível treinar profissionais de diferentes níveis em uma ou diversas regiões geográficas, sem investir altos valores e sem demandar grandes operações logísticas.

Ano após ano, o investimento em cursos de educação a distância (EAD) vem se tornando uma estratégia cada vez mais importante para a qualidade e o resultado dos negócios, independente do tamanho da empresa. Além de ser uma solução acessível que compra, os cursos EAD trazem grandes benefícios, tais como a democratização do conhecimento, o engajamento e a mobilização do time em busca de resultados.

Por meio da tecnologia, o treinamento dos profissionais torna-se muito mais simples e prático, pois além de estar constantemente disponível, o conteúdo muitas vezes permite o acesso em qualquer lugar e o melhor a qualquer momento.

Hoje é cada vez mais comum encontrar pequenos e grandes varejistas aderindo à tecnologia, para zelar pelo desenvolvimento de seus times e consequentemente encantar o consumidor.

Atualmente, segundo pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o varejo é o segmento que mais investe no EAD em suas ações de treinamento. Muito por conta das possibilidades conectar pessoas aos mais diversos conteúdos, de maneira fácil e prática, independente da distância e do horário.

Outra característica importante que o investimento em cursos EAD possui é a pluralidade de formatos. Se você já ouviu falar em termos como m-learning, gamification ou storytelling e não sabe exatamente do que eles tratam, acredite: é hora de conhecer o que cada um destes formatos pode fazer por você, seu time e os resultados da sua empresa.

Cada um deles se refere a algumas das principais tendências em cursos EAD e já estão transformando o modo como informações, conteúdos e exercícios de fixação são apresentados.

Uma outra forma de inovar nos treinamentos e no desenvolvimento dos times, que vem ganhando espaço, é apostar no uso das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Estes ambientes digitais e simulados proporcionam uma interface muito avançada, facilitando o treinamento em situação que requerem a manipulação de equipamentos, vivenciar situações e condições adversas, perigo e risco – tudo de forma absolutamente segura. Permite simular situações reais e interagir em reproduções das situações mais difíceis com clientes. Elas nos permitem ainda conhecer produtos e especificações técnicas em sua integra e um cardápio de acesso rápido a estes dispositivos no caso de consultas.

A realidade virtual e a realidade aumentada permitem uma conexão direta com nossos sentidos de audição, visão e, em alguns casos, até olfato, e nossa resposta é imediata. Unidos à alta capacidade de promover a interação, esses fatores causam uma poderosa imersão. A aprendizagem neste caso é bastante aumentada, pois o participante tem uma rápida absorção do conhecimento “vivenciado”.

As vantagens dos treinamentos que usam realidade virtual e realidade aumentada são inúmeras e vão desde a imersão e interação, que resultam em uma alta aprendizagem, ao engajamento, atração e interesse pelo treinamento; a possibilidade de simular situações (de risco ou não), dentro de um ambiente controlado; a total liberdade de criar condições de treinamento a qualquer momento; bem como a alta capacidade de escala de reprodução. A interação e o feedback imediato proporcionam também uma avaliação contínua, seja do método, do conteúdo e até mesmo de avaliação da aprendizagem, além de proporcionar a repetição prática para o ganho de eficiência.

Outro importante benefício da realidade virtual é a possibilidade de treinar um grande número de pessoas dentro de um ambiente virtual e remoto, sem grandes volumes de investimento de tempo, deslocamento e recursos.

Apesar de todos os benefícios, é importante avaliar as razões por trás do uso destas tecnologias, e, sobretudo, os objetivos envolvidos no treinamento e nos resultados esperados. Um conteúdo significativo criará valor real para o treinamento, não apenas a necessidade de usar a tecnologia para ser inovador e moderno. O propósito garantirá o engajamento e o aprendizado real. Por último, é imprescindível encontrar o equilíbrio entre o conteúdo criativo, a tecnologia utilizada e os formatos de aplicação, para fomentar o desenvolvimento e a formação das pessoas para enfrentar seu dia a dia.

 

Pense nisso e boas vendas!

 

Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.

Nós usamos cookies para criar uma experiência de navegação melhor e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses. Ao acessar o site da Linx, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas