Como impulsionar as vendas no seu comércio de vinhos
Varejo

Como impulsionar as vendas no seu comércio de vinhos

Por Rafaeli Dutras de Oliveira, Comercial na Franquia Linx – Megasult

 

O consumo de vinho no Brasil aumentou 30% em 2020 em relação a 2019. Foram consumidos em média 2,8 litros de vinho per capita, tendo um consumo total de  501 milhões de litros.

É muito vinho não é mesmo?  E com o crescimento da demanda pela bebida, surgiram alguns desafios no setor.  Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especial que ajudará o seu negócio a superar esses desafios e ter um diferencial competitivo no comércio de vinhos.

Conheça os desafios do segmento:

  • A maioria dos brasileiros não tem o hábito de consumir vinho, mesmo havendo cerca de 83 milhões de consumidores frequentes da bebida no Brasil, a região sul e sudeste predomina o consumo no país;
  • Existe uma alta carga tributária em cima destes itens, colocando-os muitas vezes como artigo de luxo para muitas famílias.
  • Muitas pessoas veem o vinho como uma bebida de consumo exclusivo para eventos especiais, como por exemplo, casamentos e formaturas.
  • O setor enfrenta muitas dificuldades quando se fala em infraestrutura logística e preços de frete elevado.  Um frete pode chegar a R$100,00 para o norte do país.
  • Para adegas que possuem e-commerce existe uma grande taxa de abandono de carrinho das regiões norte e nordeste.
  • O tempo de entrega em todas as regiões é um fator que acarreta diversos abandonos de carrinho, devido ao perfil imediatista do consumidor Brasileiro.

Como impulsionar as vendas nesse mercado?

Confira 4 estratégias para alavancar o seu comércio de vinho:

Campanhas de incentivo

Criar campanhas que estimulem o consumo de vinho, como por exemplo, comerciais que tragam a bebida para o cotidiano do consumidor (almoços, piqueniques, situações corriqueiras).

Divulgação assertiva

Ênfase na divulgação de um produto que combine com as condições climáticas do ponto de venda, como sugestões de harmonização.

Criação de kits promocionais

A montagem de kits promocionais proporciona a customização do produto para o consumidor, esses kits podem ser compostos por acessórios, iguarias, alimentos que harmonizem com o produto, receitas e drinks. Os kits podem ser obtidos por um clube de assinatura, garantindo a fidelização do consumidor.

Expansão demográfica

Devido ao consumo ser destacado em duas regiões, as campanhas também devem ter uma maior concentração no sul e sudeste do país, decorrente a logística favorável.

Como criar promoções no varejo para conquistar clientes

Como ter um diferencial e sair na frente?

  • Buscar os melhores produtores de vinhos, para os consumidores exigentes.
  • Clube de assinaturas mensais, levando uma experiência diferente todos os meses para a casa do seu cliente.
  • Degustações em loja física.
  • Experiência offline (parceria com algum restaurante, oferecendo  rolha livre a um assinante do clube, por exemplo)
  • Investimento na educação dos consumidores (aqui vale a pena uma rede social com informações sobre o processo da produção do vinho e sobre cada estilo da bebida).
  • Um CRM para fidelização de clientes, com programa de pontuação.
  • Catálogo digital para clientes locais.
  • Investir em uma plataforma de e-commerce, 30% dos consumidores relatam comprar a bebida online.

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