Existem muitos artigos falando sobre a importância de um Checkout objetivo, isento de popups e processos que façam o consumidor preencher formulários excedentes, entre outras dicas básicas sobre este ambiente da loja online.
Ter um ambiente de finalização de compra que siga estes parâmetros não depende apenas do conhecimento destas dicas, mas dos seus fornecedores.
O sistema de pagamento, seja ele um intermediador, gateway ou direto, juntamente com a plataforma deve oferecer um modelo de integração que possibilite uma compra 100% no ambiente da loja, sem qualquer prejuízo ao consumidor.
Certifique-se do modelo de integração, se o mesmo será via API (Application Programming Interface), o qual vai permitir que o pagamento seja dentro de sua loja, evitando os problemas anteriormente mencionados. Avalie também se o layout do Checkout, na plataforma, não possui pontos fuga que permitem ao consumidor abandonar o processo facilmente.
Seguindo estes pontos, o segundo passo é avaliar o market share dos seus meios de pagamento, pois isso fará com que você compreenda melhor seus índices de conversão.
Por fim, já ouviu falar em one step checkout, smartcheckout e alguma outra solução que promete alto desempenho de conversão? Então, você vai conhecer um novo conceito, easy checkout, onde seu cliente se sentirá convidado a comprar!