Ideias que encantaram os clientes das lojas de calçados aplicadas no dia dos namorados

Ideias que encantaram os clientes das lojas de calçados aplicadas no dia dos namorados

Estratégias podem ser adaptadas para alavancar as vendas em outras datas comemorativas

As lojas de calçados, bem como outros nichos do varejo brasileiro, passaram por uma reinvenção em termos de marketing e vendas. A transformação digital foi acelerada, modelos de delivery foram implantados, o atendimento e novos meios de pagamento ajudaram o comércio a acompanhar as mudanças da rotina das pessoas. E foram duas importantes datas comemorativas – Dia das mães e Dia dos namorados – que sacudiram o planejamento de marketing e tornaram o chão da loja, um ambiente propício para a criatividade.

Em ambas as datas, as lojas precisavam entregar, além do presente certo, a resolução de problemas: entregar o presente certo, em tempo hábil e garantindo a segurança das pessoas. Esse último ponto é muito interessante, pois quando pessoas se sentem mais seguras, elas se engajam e abraçam novas ideias. Isso vale tanto para quem vende, como para quem consome.

Por isso, tornar a segurança uma realidade e adaptar-se ao novo varejo é um grande desafio. E quem se aliou a tecnologias e apostou em ideias criativas para encantar os clientes, pôde otimizar os resultados das vendas no dia 12 de junho, mesmo contra as projeções.

E como as lojas conseguiram realizar além de suas expectativas?

Empatia com o público alvo no dia dos namorados

Entender quem são as pessoas que compram presentes para o dia dos namorados, se elas são realmente o mesmo público da marca ou se trata-se de um público a ser conquistado nos próximos dias são pontos fundamentais para definir a abrangência de suas campanhas online e, até mesmo, organizar as questões logísticas. Afinal, é preciso garantir a entrega do presente dentro do prazo, concorda?

Além disso, compreender a realidade das pessoas aumenta as chances de acertar no planejamento completo e coloca o produto como fator de sucesso: Observe, que o presente do Dia dos namorados é uma compra de valor agregado. Nesse caso, a busca do presente – seja na internet ou em mídias sociais, é feita por produtos e, como consequência, o cliente conhecerá sua loja.

E é aí que entra o planejamento de produtos a serem promovidos e de como estarão expostos para serem encontrados. A principal lição é que o cuidado com o cadastro do produto, a descrição e detalhamento, nas imagens e na apresentação dos itens da “vitrine” é o primeiro fator de sucesso das vendas online. Mas atenção, isso vale tanto para a loja virtual quanto para as lojas físicas em suas estratégias digitais: foco no produto, ok?

  • Missão resgate de clientes com comunicação assertiva que tal uma estratégia de remarketing oferecendo algo a mais para aqueles clientes que compraram de você no ano anterior? Pode ser um brinde, frete grátis ou até um cupom de desconto de nome criativo para a data.
    Alguns exemplos: AMORCOMMARCA SUAMARCAS2

 

Não é possível prever o futuro, mas podemos acertar quando dizemos que uma estratégia com cupons pode ajudar a manter o cadastro de clientes da sua loja em dia, conseguir uma segunda chance de contato com a pessoa ou poder oferecer algo a mais para quem usou um terminado cupom de desconto. Além de vender, as estratégias de cupom podem contribuir para que a sua equipe de marketing conheça melhor o comportamento do seu consumidor e alcance mais resultados daqui para frente.

 

Outra ideia legal, usada como  missão de resgate aos clientes foi o uso das mídias sociais para ajuda-los a acertar no presente. Algumas lojas decidiram conectar toda a equipe da loja por um objetivo em comum: vender a distância. E essa ajuda mútua resultou em publicações descontraídas, com ideias de presente e até mesmo dicas de como o cliente pode descobrir o número do calçado de sua namorada, por exemplo. Bom humor e criatividade movimentam as mídias sociais e podem aproximar os clientes da marca, mesmo em tempos de distanciamento social. E o contato mais pessoal, seja através da troca de mensagens por WhatsApp ou através de chats virtuais tem se mostrado positivo ao substituir o atendimento presencial.

 

  • Página exclusiva para presentes no seu e-commerce

Tendo em mente a importância do dia dos namorados, que tal reunir boas sugestões de presentes em um único espaço? A criação de uma categoria exclusiva para o Dia dos Namorados nas lojas virtuais facilitou a busca para o cliente que ainda não encontrou o que queria e pode ser uma alternativa simples para organizar as campanhas para outras datas comemorativas. Por exemplo: www.sualoja.com/nomedacampanha

 

Lembre-se de eleger KPI’s e acompanhar o resultado das vendas para aperfeiçoar essa estratégia.

  • Encante seus clientes oferecendo algo além do calçado

 

Dia dos namorados tem tudo a ver com surpresa, concorda? Então, ajude seu cliente entregando os produtos da sua loja física em domicílio.

Para isso é preciso alinhar a vitrine de produtos + meio de pagamento + modelo de entrega

Quer encantar ainda mais?

Além do sapato, ofereça um item romântico com a ajuda de outros colegas lojistas. Mas, como assim? Com parcerias! Em tempos de portas fechadas, as parcerias fortalecem o comércio. Por isso, que tal unir os presentes da sua loja de calçados com itens de papelarias e floriculturas?

 

E tem mais!

Envie um presente com mais um presente:

Essa ideia tem como foco surpreender tanto o comprador, como a pessoa que foi presenteada. Entregue, além do produto comprado ou kit, um cartão personalizado contendo um pequeno vale compras ou código promocional para uma futura compra.

 

Inovar a sua vitrine virtual de produtos, formas de pagamento e contar com modelos de entrega seguros são fatores fundamentais para o seu sucesso em um novo normal. Mas muito além disso é preciso se reinventar e surpreender o cliente. Continue aplicando essas 3 ideias em sua loja física ou em vendas online e ajude seus clientes. Uma pergunta legal a se fazer é “Quanto custa para que minha marca seja lembrada?” Muitas vezes, brindes ou surpresas conquistarão o coração do seu cliente e, quando comparado ao volume de vendas, tem um custo pequenininho. Já um cliente apaixonado, não tem preço.

 

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