Supermercados (ou hipermercados)
Tecnologias transformando supermercados: o futuro da experiência de compras
Com a crescente adoção de tecnologias inovadoras, os supermercados estão redefinindo a experiência de compras para os clientes e otimizando
Anteriormente, quando se pensava na construção das marcas, essa relação se limitava a uma relação única de compra e venda da empresa para com o consumidor.
Com o crescimento do mercado e a necessidade de diferenciação cada vez mais latente por meio das marcas, surgiu a necessidade de estabelecer uma relação ainda mais próxima com os clientes.
Essa jornada, antes mantida no ambiente físico, precisou passar por uma adaptação para o ambiente virtual, porque a transformação digital abriu a possibilidade de que a sua marca pudesse utilizar de outros canais para que ela fosse tão forte quanto no ambiente físico.
Nos últimos tempos, a busca pela humanização das marcas tem sido um caminho para conseguir cada vez mais permear a voz das empresas na memória afetiva dos clientes.
É por esse motivo que esse artigo te ajudará com 4 super dicas para humanizar a marca no seu supermercado, confira:
Quando se trabalha com atendimento ao público o foco sempre são: pessoas! E em supermercados o que não falta são pessoas.
Crie conexões com ela por meio dos seus colaboradores! Uma ideia interessante para o seu supermercado humanizar as comunicações feitas nas redes sociais, é dar a voz para quem está no dia a dia, por exemplo:
Ao sinalizar promoções de hortifruti, peça aos responsáveis pela seção para anunciarem as ofertas. Semanalmente a ideia é que essa mesma pessoa faça o anúncio das ofertas ou novidades da seção, para que os seus clientes tenham como referência sempre este colaborador.
Por se tratar de uma comunicação que o seu cliente estará acostumado no dia a dia, certamente irá gerar identificação e uma maior aproximação.
Você conhece a persona do seu supermercado? Um dos passos mais importantes é o conhecimento da persona que seu supermercado se relaciona. Esse ponto ajudará a sua marca a criar estratégias de comunicação mais próximas e que se assemelham com o que o seu público gosta de consumir.
O tom de voz das comunicações produzidas pelo seu supermercado precisam ser unificadas a fim de que o mesmo atendimento prestado na loja física, deve ser estabelecido nos canais de comunicação, como chats de conversa nas redes sociais, publicações e vídeos produzidos pelo seu time.
Uma estratégia interessante seria criar mascotes para sua marca fazer essa comunicação unificada em todos os canais. O mascote nada mais é do que a personalidade que sua marca quer transmitir para as pessoas por meio de um personagem único e exclusivo da sua empresa.
Marcas como a Sadia, Cheetos e Sucrilhos são exemplos de como as marcas utilizam de mascotes para transmitir o arquétipo da marca.
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Para as redes sociais o que se pode reforçar sobre humanização da sua marca é ao que diz respeito ao conteúdo publicado.
Em alguns casos, os supermercados apenas utilizam as redes sociais como tablóides para divulgação de ofertas, o que pode ser um erro, pois hoje já existem inúmeros recursos de produção de conteúdo que de fato foram feitos para serem utilizados.
As redes sociais deixaram de ser meras plataformas de publicação de fotos e passou a ser uma fonte de entretenimento, onde as pessoas consomem conteúdos que agregam, que dialogam com ideias que acreditam e que fujam dos padrões de comunicação formais do dia a dia.
Inspire-se na produção de conteúdos relacionados com o que sua persona está acostumada a consumir, como memes, trends (tendências) que viralizaram em outras redes sociais, pois isso certamente auxiliará no processo de conexão com seus consumidores.
Algumas exemplos do varejo já vem implementando essas ações para humanizar sua marca:
Um dos principais grupos de varejo da Bahia, a Rede Mix, vem implementando algumas ações alinhadas à ideia de unificar a voz da marca em todos os canais de comunicação com o cliente. A Rê, representa a personificação da marca e foi criada após um longo processo de pesquisa feita pela marca para entender o perfil do seu consumidor.
A marca desde o início cria vínculos com seu público por meio de comunicações autênticas que conectam momentos únicos na vida das pessoas sendo compartilhadas associando o isso ao “bom sabor” que a vida tem, sem necessariamente reforçar a venda do seu produto.
A coca cola utiliza influenciadores digitais para reforçar essa conexão com diversos públicos, o que faz eles abrangerem os pontos de contato de acordo com o público que acompanha e consome conteúdo desses influencers.
A varejista que tem como mascote um pinguim, representa em suas comunicações um bom humor e compartilha disso em muitas comunicações feitas nas suas redes sociais, o que aproxima o público a uma interação genuinamente orgânica.
A marca gosta muito de utilizar memes, gerando identificação com o público por ser uma situação recorrente na vida de muitos e isto gera conexão.
O principal objetivo da humanização é dissociar a ideia de que marcas são feitas apenas para vender.
O processo de aproximação com o seu cliente pode facilitar ainda mais a fidelização dele, visto que é hoje do interesse de muitas marcas conservar seus clientes, pois experiências memoráveis fazem com que o seu cliente retorne e usufrua de um mesmo tratamento (ou superior). Esse é um processo que segundo a Harvard Business Review pode representar um aumento de 95% no faturamento das empresas, por isso: valorize os seus!
Artigo produzido em parceria com a Mercadapp