Como aplicar o conceito de honest marketing em restaurantes?

Como aplicar o conceito de honest marketing em restaurantes?

Você certamente já assistiu a algum filme americano em que o próprio motorista abastece o seu carro e realiza o pagamento, sem a intervenção de terceiros. Mesmo não sendo uma novidade, o conceito de honest marketing tem ganhado força em tempos de distanciamento social, mas esse não é um formato com prazo de validade.

Certamente os comércios autônomos, como também podem ser chamados, dão margem a uma série de objeções para quem não se aprofunda no tema, mas elas podem ser facilmente superadas. Mais que isso, compreender o seu funcionamento é uma necessidade para quem quer estar alinhado às tendências para um futuro que já chegou.

Quer saber mais sobre o honest marketing? Reunimos as principais informações para que você entenda melhor o funcionamento desse tipo de comércio. Continue a sua leitura e confira!

O que é honest marketing e qual a sua importância?

O conceito de honest marketing merece uma abordagem mais aprofundada, até mesmo para que seja possível entender sua importância e papel no presente e futuro próximo. Ele parte da perspectiva de honestidade e confiança entre consumidor e fornecedor, de forma a até mesmo fomentar esses valores na sociedade.

Essa humanização, voto pela transparência e responsabilidade terá cada vez mais espaço no comércio de todos os cantos do mundo.

Foi mencionado o exemplo dos EUA, mas no Brasil também há um precedente comum, que são as máquinas de refrigerantes e outros produtos, que por meio do prévio pagamento por parte do consumidor, liberam o produto para consumo e são bastante comuns em estações de metrô e empresas.

A diferença é uma inversão na ordem, na qual o consumidor pegará antes de pagar, igual acontece normalmente nos mercados. Tudo é feito por meio de autosserviço, no qual o próprio cliente registra suas compras e realiza o pagamento, sem filas e com máxima comodidade.

Como usar esse conceito no Food Service?

A principal vantagem de aderir a este modelo operacional é a redução de custo derivada da não necessidade de ter atendentes intermediando a venda. O cliente ingressa no mini mercado, esteja ele localizado em um prédio comercial ou em um condomínio residencial, dois ambientes onde há mínima chance de furto por serem controlados, escolhe os produtos que deseja, registra a venda por meio de alguma tecnologia de autosserviço e realiza o pagamento por meio de uma maquininha.

É recomendado que sejam comercializados apenas produtos prontos para consumo ou pré-prontos, necessitando apenas de uma ação final do cliente como, por exemplo, esquentar o produto no micro-ondas. Assim, você não precisa ter funcionários fixos no local, o que já como citado, é o diferencial desta operação.

Fica evidente então a necessidade de investir em tecnologias de autosserviço.

Devo investir em tecnologias de autosserviço?

A resposta é sim, com certeza. Além de ser o meio de registrar as vendas, as tecnologias de autosserviço servem para que o dono do negócio tenha controle dos indicadores vendas e consiga enxergar com clareza seu estoque para realizar reposições de produtos.

Um dos fundamentos do honest marketing é a aplicação da tecnologia para tornar a operação mais eficiente e menos custosa, possibilitando mais investimentos em marketing e inovação, por exemplo. Essa é uma ótima estratégia para conseguir vantagem competitiva frente à concorrência.

Como fazer um planejamento estratégico?

O primeiro passo é conhecer o seu negócio e a sua clientela, para então passar a vislumbrar quais seriam as melhores formas de se aplicar o honest marketing. Basicamente, você terá que saber o que o seu negócio oferece e quais as melhores formas do consumidor ter acesso aos produtos.

De qualquer forma, o processo de autoatendimento deve ser intuitivo, para que qualquer pessoa, independentemente da idade, consiga usar.

Conhecer sua clientela também significa saber se o local está apto a receber um honest marketing ou não. O ideal é que ele esteja localizado dentro de prédios comerciais, com uma clientela fixa.

A honestidade e confiança pode ser fomentada pela proximidade do honest marketing com o local de trabalho, ou por estar inserido em uma comunidade em que todos se conheçam e prezem pela manutenção de uma imagem ilibada. Hoje, temos visto muitos estabelecimentos surgindo em prédios residenciais, uma tendência que deve se manter se levarmos em consideração a disseminação do home office.

Gostou de saber mais sobre o honest marketing e sua aplicação a bares e restaurantes? Então aproveite e veja como a Linx pode ajudá-lo? Entre em contato conosco!

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