Grab and Go: modelo para fazer o seu restaurante se destacar
Bares e restaurantes

Grab and Go: modelo para fazer o seu restaurante se destacar

Você sabe o que é Grab and Go? Em português, “pegar e levar”, trata-se de uma tendência que surgiu nos últimos anos no segmento de food service. Ela tem como premissa um tipo de operação de restaurantes e lanchonetes, no qual os clientes retiram seus pedidos prontos e desfrutam deles em outro local, seja em casa ou em outro estabelecimento. É uma excelente alternativa para aqueles que possuem um dia a dia corrido. 

Com origem nos Estados Unidos, o modelo tem conquistado cada vez mais espaço no mercado varejista brasileiro, devido à vantagem de oferecer ao cliente a opção de realizar o pagamento e sair rapidamente. Na prática, os estabelecimentos Grab and Go funcionam como pequenos mercados de proximidade, disponíveis 24 horas por dia, sem a necessidade de atendimento direto de um atendente no local. Os clientes pegam os produtos desejados, realizam o pagamento por meio de totens ou aplicativos e saem rapidamente, sem perder tempo em filas ou esperando por atendimento. 

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Atualmente, esse modelo é especialmente popular em aeroportos e hotéis ao redor do mundo, onde os clientes estão constantemente em movimento e precisam de opções rápidas e convenientes para se alimentar. Mas não confunda essa operação com drive-thru e take away (retirada no local)! 

Qual é a diferença entre Grab and Go, Drive-Thru e Take Away?  

A diferença dessa tendência para essas duas outras modalidades é que nesse modelo os produtos ou refeições já foram preparadas previamente, sem a necessidade de o cliente passar por etapas como atendimento, solicitação via App ou telefone, ou mesmo um cardápio digital, uma vez que os produtos ficam prontos e expostos em vitrines. 

Quais as vantagens do sistema Grab and Go?  

Implantar um sistema Grab and Go traz vantagens significativas tanto para os proprietários dos estabelecimentos, quanto para os clientes. Ou seja, todos saem ganhando! 

Para os proprietários: a implementação desse modelo pode resultar em redução de custos operacionais, maior eficiência no atendimento e aumento das vendas, além de possibilitar uma expansão dos negócios para novos mercados e segmentos de clientes; 

Para os clientes: o Grab and Go oferece conveniência, acesso a opções saudáveis, praticidade e uma experiência de compra rápida e sem complicações, permitindo que eles desfrutem de refeições de qualidade onde quer que estejam.  

O que é preciso para aderir à tendência? 

1. Aposte em tecnologias de autoatendimento 

Para que o modelo Grab and Go funcione, é preciso disponibilizar ao cliente soluções de autoatendimento para que ele possa realizar de maneira independente todo o processo de compra, desde a escolha dos produtos, até o pagamento. Dessa forma, é essencial o uso de totens ou tablets de autoatendimento, no qual o cliente realiza a seleção dos produtos que irá comprar através da tela, ou equipamentos de self-checkout, cuja identificação dos produtos a serem adquiridos acontece por meio da leitura do código de barras. 

 2. Aceite diferentes formas de pagamento 

Oferecer diversos meios de pagamento em um sistema Grab and Go vai totalmente ao encontro das necessidades dos consumidores que optam por esse modelo de atendimento, já que buscam agilidade e praticidade no momento da compra. Assim, atender a diferentes preferências de transações financeiras, como cartões de crédito e débito, vouchers, PIX, QR Code e carteiras digitais resultará em uma experiência mais cômoda para o cliente, o que impactará positivamente na preferência pelo seu estabelecimento e poderá te destacar diante da concorrência. 

 3. Controle bem seu estoque 

Ter o controle do estoque na ponta do lápis é fundamental para que não haja falta de produtos na vitrine no momento da compra, o que pode acarretar perda de vendas e de clientela. Para isso, investir em um sistema que realize a gestão do estoque de forma automatizada por meio do cadastro de fichas técnicas facilitará o controle de entradas e saídas, evitando erros, faltas, desperdícios e minimizando custos, proporcionando uma melhor rotatividade de pedidos e contribuindo para uma maior fluidez na operação. 

 4. Ofereça variedade no menu 

Com o estoque bem controlado através de tecnologias especializadas, é possível oferecer ao cliente uma variedade maior de produtos no cardápio. Além de expandir o leque de opções para o consumidor, isso será um grande atrativo para atender diferentes perfis de cliente e estimular o recompra no estabelecimento, implicando, consequentemente, no aumento do ticket médio e na lucratividade do negócio.

No sistema Grab and Go é possível oferecer uma vasta gama de opções de alimentos, como saladas, massas, bebidas, sushis, doces, entre outros. Uma estratégia eficaz é incluir na vitrine produtos com cores vivas, como tortas e bolos, para chamar a atenção da clientela. Também é viável nesse tipo de operação adicionar ao cardápio produtos congelados, o que pode ser uma ótima alternativa para clientes que viajam longas distâncias, por exemplo. 

 

Dessa forma, pode-se concluir que o Grab and Go é uma operação atrativa, uma vez que favorece a satisfação dos clientes e facilita a operação dos estabelecimentos, diferenciando-os em um setor tão competitivo quanto o alimentício. E, para facilitar a adoção desse modelo, seu principal aliado será um sistema que realize a gestão do seu negócio de ponta a ponta, permitindo um controle abrangente de toda a operação.

Investir em uma solução da Linx será um diferencial para alavancar as vendas e aumentar o faturamento do seu restaurante. Fale com um de nossos especialistas e esteja alinhado com as últimas tendências do mercado! 

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