Em breve, deve chegar ao Brasil o Google Hummingbird, que irá tornar o algoritmo do Google mais ágil e preciso e promete impactar fortemente o resultado das buscas na ferramenta. A mudança deve influenciar a receita das empresas que trabalham com e-commerce, pois as buscas orgânicas afetam diretamente no tráfego de uma loja virtual. O objetivo do Google é mostrar apenas os endereços na web mais relevantes para a busca, omitindo sites que não criam uma boa experiência de navegação para seus visitantes. Segundo Amit Singhal, VP Sênior da empresa, o novo algoritmo, de codinome Hummingbird (“beija-flor”, em inglês), pode impactar até 90% das pesquisas no mais famoso buscador do mundo, e é a mudança mais profunda desde a atualização apelidada de Caffeine, lançada em 2010.
O novo algoritmo chega para fechar uma lacuna do buscador. A proposta do Hummingbird é responder a pergunta dos usuários, o que não acontece hoje. O Google ainda não consegue ser suficientemente preciso em consultas do tipo “quais são as cores de bolsa que estão na moda?”, por exemplo. Porém, com a nova funcionalidade, o motor de busca estará dando um grande passo para melhorar ainda mais a personalização dos resultados. Além disso, a gigante das buscas terá em suas mãos um tecnologia avançadíssima no mundo do mobile para bater de frente com o Siri da Apple, aplicativo no estilo assistente pessoal para iOS que usa processamento de linguagem natural para responder perguntas, fazer recomendações e executar ações.
No entanto, deve-se tomar cuidado com a novidade do Google. Sites que não possuem conteúdos extremamente qualificados e que não são a resposta certa para o usuário irão perder muito tráfego, pincipalmente, aqueles que têm SEO focado em questões técnicas, sem dar valor ao conteúdo de qualidade. Já os sites que investem no SEO feito da forma correta podem ficar tranquilos, pois o impacto deve ser positivo em termos de tráfego e conversão.
Como se beneficiar com o Google Hummingbird
O algoritmo do Google tem partes de seu sistema que são novas e outras que são velhas. A que é antiga diz respeito, resumidamente, a ter uma página com determinada palavra-chave no título e que receba links de páginas de autoridade. A parte nova é mais semântica: procura entender o sentido de um conteúdo e entregá-lo para os usuários de forma personalizada, que é a tendência dos mecanismos de busca. Ou seja, o Google correlaciona palavras a seus respectivos sentidos dentro de uma texto, categorizando-o como parte de uma determinado assunto.
Para se beneficiar com o Hummingbird, varejistas online devem se questionar de que maneira podem ajudar seus potenciais clientes com produtos, ofertas interessantes e, principalmente, com conteúdo útil sobre o seu produto. Reviews de produtos podem começar a ser vistos como geradores de tráfego, pois passarão a ter um grande peso diante dos usuários e, consequentemente, do Google.
Fonte: E-Commerce News e Administradores