E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
O giro de estoque em e-commerce é um indicador que vai mostrar a saúde financeira do seu negócio e o que precisa ser feito para movimentar as vendas das mercadorias paradas.
Quando se abre uma loja virtual, o empreendedor cria expectativa de que vai vender muito, mas acaba que às vezes alguns produtos não tem tanta saída. Esse tipo de situação é muito comum no mundo comercial, mas não pode ser algo frequente, pois significa prejuízo.
O giro de estoque em e-commerce vem para metrificar a frequência que um determinado produto é vendido e reposto. Se não houver um equilíbrio é preciso criar estratégias para liberar os produtos parados.
A situação ideal para um lojista é que os produtos não fiquem em excesso e nem falte no estoque. O giro de estoque também pode gerar insights ao comerciante, como: saber se o produto é popular entre os clientes ou não, se são produtos de qualidade, dentre outras percepções.
Por isso, o giro de estoque é tão importante para manter a saúde financeira do e-commerce, pois através desse controle é possível tomar decisões mais estratégicas para o controle do estoque.
O cálculo do giro de estoque é a divisão do número total de vendas realizadas pelo volume médio de produtos no estoque, durante um determinado tempo. O lojista consegue levantar esses dados no próprio sistema de gestão da marca.
Agora, se o negócio oferece um mix de produtos, é possível calcular o giro de estoque em e-commerce levando em consideração o valor total de vendas realizadas e o valor médio do estoque durante um período. O detalhe é que ambos os valores devem considerar o preço de custo e não a venda final.
Agora que você entende como funciona o cálculo do giro de estoque em e-commerces, vamos te dar dicas de como otimizar esse indicador.
É muito importante acompanhar as movimentações do produto, tanto as entradas quanto as saídas. Assim, o lojista consegue entender o giro de estoque do seu negócio e tomar as melhores decisões para a marca. Uma dica que pode ajudar nesse controle de estoque é a gestão automatizada para ter acesso às informações de maneira integrada.
Quando se conhece o histórico de venda da loja virtual, isso possibilita uma previsão de demanda nos períodos de sazonalidade. Dessa forma, é possível planejar as reposições de estoque com mais certeza, evitando desperdício e excesso de mercadoria.
Crie estratégias para aumentar a rotatividade dos produtos do seu e-commerce. Uma solução é fazer compras menores com mais frequência para não correr risco do produto ficar parado no estoque. Se você perceber que algumas mercadorias estão se acumulando, desenvolva promoções mais agressivas ou inclua os itens parados em combos promocionais para que assim aconteça o giro de estoque.
Já imaginou ter uma plataforma de e-commerce que tenha integração com ERP robusto? Que pode facilitar o giro de estoque em e-commerce?
A Linx Commerce Go, é uma ferramenta que oferece a plataforma de e-commerce com valores que cabem no seu bolso e tem a integração com o ERP Linx E-Millennium Go, que entrega uma gestão de estoque unificada, reduzindo custos e erros.
Se você ficou interessado pelas nossas soluções, entre em contato com nosso time e veja como podemos oferecer uma solução completa para digitalização do seu varejo.
TEM SOLUÇÃO PRA TUDO. TEM LINX PRA TUDO.
A Linx possui soluções para qualquer ponto de fricção em todos os segmentos do varejo. Somos a resposta confiável que você precisa para prosperar. Seja qual for sua necessidade: tem solução pra tudo, tem Linx pra tudo.