Giro de estoque em e-commerce: veja como calcular e como otimizar!

Giro de estoque em e-commerce: veja como calcular e como otimizar!

O giro de estoque em e-commerce é um indicador que vai mostrar a saúde financeira do seu negócio e o que precisa ser feito para movimentar as vendas das mercadorias paradas.  

Quando se abre uma loja virtual, o empreendedor cria expectativa de que vai vender muito, mas acaba que às vezes alguns produtos não tem tanta saída. Esse tipo de situação é muito comum no mundo comercial, mas não pode ser algo frequente, pois significa prejuízo.  

giro de estoque em e-commerce

O giro de estoque em e-commerce vem para metrificar a frequência que um determinado produto é vendido e reposto. Se não houver um equilíbrio é preciso criar estratégias para liberar os produtos parados.  

A situação ideal para um lojista é que os produtos não fiquem em excesso e nem falte no estoque. O giro de estoque também pode gerar insights ao comerciante, como: saber se o produto é popular entre os clientes ou não, se são produtos de qualidade, dentre outras percepções.  

Por isso, o giro de estoque é tão importante para manter a saúde financeira do e-commerce, pois através desse controle é possível tomar decisões mais estratégicas para o controle do estoque. 

Como calcular o giro de estoque em e-commerce? 

O cálculo do giro de estoque é a divisão do número total de vendas realizadas pelo volume médio de produtos no estoque, durante um determinado tempo. O lojista consegue levantar esses dados no próprio sistema de gestão da marca. 

Agora, se o negócio oferece um mix de produtos, é possível calcular o giro de estoque em e-commerce levando em consideração o valor total de vendas realizadas e o valor médio do estoque durante um período. O detalhe é que ambos os valores devem considerar o preço de custo e não a venda final. 

giro de estoque em e-commerce

Como otimizar o seu giro de estoque em e-commerces? 

Agora que você entende como funciona o cálculo do giro de estoque em e-commerces, vamos te dar dicas de como otimizar esse indicador. 

1. Faça o controle de estoque

É muito importante acompanhar as movimentações do produto, tanto as entradas quanto as saídas. Assim, o lojista consegue entender o giro de estoque do seu negócio e tomar as melhores decisões para a marca. Uma dica que pode ajudar nesse controle de estoque é a gestão automatizada para ter acesso às informações de maneira integrada. 

2. Verifique o fluxo de vendas

Quando se conhece o histórico de venda da loja virtual, isso possibilita uma previsão de demanda nos períodos de sazonalidade. Dessa forma, é possível planejar as reposições de estoque com mais certeza, evitando desperdício e excesso de mercadoria.

3. Intensifique a rotatividade dos produtos

Crie estratégias para aumentar a rotatividade dos produtos do seu e-commerce. Uma solução é fazer compras menores com mais frequência para não correr risco do produto ficar parado no estoque. Se você perceber que algumas mercadorias estão se acumulando, desenvolva promoções mais agressivas ou inclua os itens parados em combos promocionais para que assim aconteça o giro de estoque.  

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