Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
Comandar um negócio independente requer muita dedicação e cuidado com as questões financeiras. Várias dinâmicas da empresa são importantes, como o gerenciamento de custos, as relações com clientes e os projetos para longo prazo. Contudo, é a gestão financeira que vai ditar o ritmo de desenvolvimento da empresa, quais os pontos de melhoria e como proceder para faturar mais.
O mercado varejista de combustível é um ambiente altamente competitivo, e os consumidores são muito exigentes na hora da compra. Por isso, uma boa gestão financeira é indispensável para manter seu negócio saudável no mercado. Se você precisa melhorar as questões monetárias do seu posto, continue a leitura e confira nossas recomendações!
A gestão financeira da empresa busca catalogar todas as entradas e saídas de recursos, avalia os fluxos, os prazos e as responsabilidades fiscais do negócio. Usando essas informações de modo adequado, o empreendedor consegue identificar possíveis fatores de risco e retorno do posto e desenhar estratégias de otimização dos recursos disponíveis.
O principal insumo de trabalho dos postos são os combustíveis e, como o consumidor é muito sensível a variações no preço, o recomendado é buscar uma margem de lucro pequena no valor cobrado por litro e explorar outras opções de rentabilidade.
Para encontrar um ponto de retorno máximo, é necessário fazer ajustes nas variáveis de controle, como mudanças no preço do combustível, no custo dos serviços prestados ou na conveniência. Com essa abordagem, é possível avaliar os resultados financeiros de cada configuração de preços.
A análise de indicativos financeiros não se limita apenas ao controle de informações correntes, mas fornece condições para criar estimativas de longo prazo e desenvolver estratégias para o futuro e a expansão do negócio.
Muitos empresários são especialistas na área de sua atuação, mas não possuem uma formação que os prepare para gerir uma firma. Isso resulta em erros graves, que impactam principalmente o aspecto financeiro da empresa e, em alguns casos, geram prejuízos irreversíveis ao empreendimento.
Usar esses erros para estudar estratégias mais adequadas é a forma mais inteligente e barata de blindar as finanças do seu projeto. Veja os principais a serem evitados.
O erro mais frequente entre os empreendedores é considerar os lucros do seu posto como um lucro particular e que estão à sua disposição. Também é comum, nesses casos, pagar contas pessoais com o CNPJ da empresa e usar recursos pessoais para quitar valores de fornecedores.
Os problemas provenientes dessa postura levam à:
Para sanar essas questões, basta definir um pró-labore adequado ao seu interesse, considerar esse valor um custo da empresa e, posteriormente, verificar a capacidade de gerar receita do posto de modo independente do seu dinheiro pessoal.
Estar presente no dia a dia da empresa permite compreender os desafios, observar as possibilidades de investimento e achar alternativas para melhorar o relacionamento com seus clientes. O papel de liderança é totalmente diferente do papel do chefe.
Nesse ponto, a presença do empreendedor que realmente acredita na importância do seu negócio e que está disposto a trabalhar para oferecer ainda mais aos clientes e inspira seus colaboradores é fundamental para construir um bom clima organizacional e manter todo o projeto alinhado com seus objetivos.
Imagine, por exemplo, que você não participa ativamente do seu posto e que a equipe de trabalho sente que está lá apenas para cumprir horário. Qual o resultado disso? O mais provável é que seu negócio apresente um serviço medíocre, um atendimento ruim, zero inovação e descaso com os resultados da empresa. Por isso, sua presença, com uma postura de liderança, é indispensável para o sucesso do negócio.
Um dos erros que mais atrapalham as chances de expansão e crescimento de um projeto é a falta de tecnologia. Usar mecanismos modernos não é apenas para as empresas multinacionais e grandes marcas. Nos postos, esse tipo de mudança pode transformar todo o seu rendimento.
Um bom uso da tecnologia permite desenvolver um atendimento mais rápido, simples e eficiente, como na automação comercial. Isso facilita as atividades do empreendedor por meio de sistemas de gestão capazes de gerar notas automaticamente, imprimir relatórios e emitir indicadores de desempenho.
Para melhorar o aspecto financeiro do seu posto, você precisa de algumas mudanças pequenas, mas que, ao longo do tempo, levarão seu negócio a uma outra trajetória. Buscar essas melhorias é o primeiro passo para conduzir seu projeto a um caminho de alto desempenho.
O fluxo de caixa reúne todas as entradas e saídas de um determinado período e verifica em que estado se encontra o desempenho financeiro do seu posto de combustível. Ele pode ser feito para qualquer periodicidade; contudo, o mensal é o mais comum.
Vale a pena desenvolver anualmente uma avaliação como essa, pois, em muitos casos, a sazonalidade do mercado fez com que em alguns meses o fluxo de caixa fosse negativo, mas de modo agregado o resultado foi bom.
No setor de varejo de combustíveis, é comum haver períodos de sazonalidade ao longo do ano. Normalmente, em meses com muitos feriados, as vendas tendem a crescer por conta do aumento de viagens de carro, e em outras elas acabam diminuindo. Nesse aspecto, o planejamento financeiro é indispensável para que a empresa tenha caixa suficiente para cobrir os meses de déficit.
O planejamento também serve para aproveitar as oportunidades de investimento. Imagine, por exemplo, que um terreno ao lado do seu posto esteja à venda. Essa é uma grande oportunidade para expandir seu negócio, criar uma área de conveniência ou um espaço para serviços. Entretanto, a empresa necessita dos recursos financeiros disponíveis para aproveitar essa chance.
A Linx conta com um pacote de soluções altamente personalizável, por isso consegue atender desde pequenos negócios até grandes redes. As soluções em pagamento permitem que seus clientes paguem no posto sem ter de sair do carro, tudo com muita segurança e proteção de dados.
Além disso, o ERP desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades de um sistema de gestão do posto representa uma das melhores soluções para o empreendedor. Ele oferece uma gestão centralizada e automatização de processos simples, como emissão de notas e relatórios, e fornece toda a segurança digital para você e seus clientes.
Cuidados com a gestão financeira do negócio contribuem diretamente para que seu posto alcance uma trajetória de crescimento exponencial. Tudo isso, aliado a uma tecnologia de ponta, vai tornar seu projeto mais eficiente e atrair ainda mais consumidores para gerar mais resultados.
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