Gestão financeira em clínicas e consultórios com auxílio da tecnologia

Gestão financeira em clínicas e consultórios com auxílio da tecnologia

Melhorar a gestão financeira em clínicas e consultórios é essencial para seu negócio ter um desempenho superior. Saiba como a tecnologia te ajuda a chegar lá. 

Uma boa gestão financeira é essencial para que clínicas e consultórios alcancem o sucesso. E, para que isso aconteça, é preciso pensar em como otimizar cada momento do relacionamento do paciente com a marca. Afinal de contas, tempo é sim dinheiro – e trazer economia de tempo e simplificar processos gera ganhos financeiros importantes. 

gestão financeira em clínicas e consultórios

Assim, para aumentar a eficiência e a lucratividade, clínicas e consultórios precisam estar atentos a toda a jornada do paciente – pois em cada ponto de contato é possível obter melhorias importantes. Quer ver como? Então esteja atento a estas 4 áreas de melhoria da clínica ou consultório: 

1. Automatize os agendamentos 

Uma das tarefas que mais demandam esforço da equipe de colaboradores é o controle dos agendamentos e da escala dos médicos. A rotina de agendamentos, cancelamentos, encaixes e reagendamentos pode se tornar complexa e diminuir a eficiência da clínica, deixando espaços vagos que poderiam ser ocupados por pacientes. 

O uso de sistemas automatizados permite que os próprios pacientes façam a marcação de suas consultas e exames. A plataforma, porém, deve fazer o acompanhamento, enviando mensagens de confirmação e permitindo que cancelamentos sejam feitos com antecedência e de forma prática, por e-mail, SMS ou aplicativo. 

A automação também contribui para os agendamentos na comunicação via WhatsApp: o uso de scripts e de soluções que reconhecem quem é o paciente e quais agendamentos ele possui com a clínica melhora o relacionamento. 

2. Faça um bom planejamento 

Boas plataformas de gestão financeira para clínicas e consultórios permitem criar orçamentos detalhados, que levam em consideração os custos fixos (como aluguel e folha de pagamento) e os variáveis (manutenção, suprimentos e outros). Com essas informações organizadas e facilmente acessíveis, o gestor pode prever melhor suas receitas e despesas, evitando surpresas e antecipando possíveis problemas. 

3. Gerencie o fluxo de caixa 

Manter um controle rigoroso do fluxo de caixa é essencial para que clínicas e consultórios evitem problemas de liquidez e, com isso, tenham que recorrer a empréstimos (o que aumenta os custos). Manter o fluxo de caixa sempre positivo também permite antecipar pagamentos quando for vantajoso, o que reduz ainda mais os custos e gera mais eficiência financeira. 

4. Controle as despesas 

Uma parte essencial do controle do fluxo de caixa é a gestão das despesas da clínica ou consultório. Se as receitas têm um componente imprevisível (o paciente pode desmarcar a consulta ou não dar sequência ao tratamento), as despesas são mais gerenciáveis – e, portanto, precisam estar sempre na mira da área financeira. 

A boa notícia é que a evolução da tecnologia traz consigo novas formas de otimizar os custos, especialmente na área operacional. Dois bons exemplos são a diminuição dos preços das conexões de internet e da capacidade de processamento dos computadores: é possível comprar equipamentos e utilizar serviços cada vez mais baratos, sem perder performance. 

Por outro lado, é preciso estar atento para que economias sejam feitas sem comprometer a qualidade do atendimento ou causar perda de competitividade. Um bom exemplo seria não investir em uma conexão mais veloz e, com isso, não ter a capacidade de disponibilizar as imagens dos exames para os clientes. Redução de custos é importante, mas não pode ser feita prejudicando a experiência do paciente. 

Como melhorar a gestão financeira em clínicas e consultórios

Para aumentar a eficiência da gestão financeira da sua clínica ou consultório, é preciso melhorar os controles financeiros e estabelecer um planejamento financeiro que seja respeitado. Esse é um ponto essencial para garantir a estabilidade e o sucesso financeiro a longo prazo. 

Um bom controle financeiro, assim, depende, em primeiro lugar, de contar com objetivos claros, com metas financeiras que possam ser alcançadas pela sua clínica ou consultório. Entre essas metas podem estar o aumento das receitas, a redução dos custos, a expansão dos serviços ou outros pontos que precisam ser claramente definidos. 

Uma vez que os objetivos estejam estabelecidos, é preciso avaliar a situação financeira atual para identificar o caminho a ser seguido. A clínica ou consultório precisa reunir as informações sobre receitas, despesas, ativos, passivos e o fluxo de caixa – e só consegue ter o nível adequado de controle quem conta com uma plataforma de gestão que centraliza todas as informações e oferece, em tempo real, uma visão correta do que acontece no negócio. 

Clínicas e consultórios odontológicos que contam com uma boa plataforma de gestão têm vantagens como: 

  • Estimativas precisas de projeção de receitas; 
  • Orçamentos detalhados; 
  • Previsões corretas do fluxo de caixa da clínica; 
  • Identificação de pontos de melhoria financeira; 
  • Análises de investimentos e do custo/benefício de diferentes iniciativas; 
  • Desenvolvimento de um plano de investimentos; 
  • Gestão de empréstimos e financiamentos; 
  • Acompanhamento e revisão das metas definidas X o efetivamente realizado. 

 Tudo isso se traduz, em última instância, em grandes vantagens para a gestão da sua clínica ou consultório. Por isso, soluções como o Linx Clinic Web oferecem a possibilidade de gestão centralizada de processos como agendamento, faturamento, estoques, assinatura de prontuários / receituários / solicitações de exames e demais processos operacionais. 

O resultado de tudo isso? Um aumento significativo da eficiência e da produtividade das equipes, com um impacto positivo direto na satisfação dos pacientes, na aderência aos tratamentos e nos resultados financeiros da empresa. 

Está na hora de você aumentar a eficiência da gestão financeira de sua clínica ou consultório. Conheça o Linx Clinic Web e acelere a sua transformação! Fale com a gente e saiba mais. 

TEM SOLUÇÃO PRA TUDO. TEM LINX PRA TUDO. 

A Linx possui soluções para qualquer ponto de fricção em todos os segmentos do varejo. Somos a resposta confiável que você precisa para prosperar. Seja qual for sua necessidade: tem solução pra tudo, tem Linx pra tudo. 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!