Farmácias: como ter controle total mesmo à distância

Farmácias: como ter controle total mesmo à distância

A gestão de farmácias à distância já é possível e traz consigo diversos benefícios para o negócio

O setor farmacêutico acelerou sua digitalização e, por isso, vem percebendo as vantagens de contar com uma infraestrutura que otimize suas operações remotas. Hoje em dia, não é mais suficiente ter acesso aos dados do negócio no espaço físico da farmácia: as redes do setor, com dezenas, centenas ou milhares de pontos de venda (mais operações de e-commerce, delivery e omnichannel), percebem que é preciso ter controle total, 100% do tempo, de qualquer lugar, com a gestão de farmácias à distância.

Ao mesmo tempo, é preciso garantir a segurança das informações. O aumento dos casos (e a visibilidade cada vez maior) de crimes cibernéticos mostra que esse é um grande ponto de atenção para todo varejista. Especialmente no setor de farmácias, que lida com dados sensíveis dos clientes. Por isso, a tecnologia precisa, além de oferecer flexibilidade para acesso em qualquer lugar, trazer grande segurança para as operações.

gestão de farmácias à distância

Outro ponto importante é a integração com parceiros. A gestão da farmácia à distância ou presencial não se limita à compra e venda de produtos – é preciso estar atento a aspectos como:

  • Gestão de vendas de convênios: a venda de medicamentos via convênio é um processo que deve ser o mais descomplicado possível para melhorar os controles, trazer eficiência e gerar uma boa experiência para o consumidor.
  • Gestão de PBM e CMV: parcerias com terceiros são uma oportunidade de oferecer mais descontos aos clientes e fidelizar o consumidor, mas é preciso estar atento aos custos dessa operação.
  • Integração com o SNGPC: a movimentação de medicamentos controlados apresenta desafios logísticos, de custos e de segurança. Quanto mais agilidade a farmácia tiver nessa operação, melhor.
  • Administração multilojas: os gestores precisam acompanhar o desempenho de cada loja da rede (e de cada ponto de venda digital) para tomar as melhores decisões, em tempo real, e impulsionar as vendas e lucros do negócio.

Por isso, a gestão das farmácias precisa se basear em tecnologias que ofereçam benefícios claros para o dia a dia do negócio. Entre esses benefícios, estão:

Operação em nuvem para gestão de farmácias à distância

O uso da computação em nuvem (cloud computing) traz uma série de vantagens para qualquer negócio. A pandemia reforçou a importância do acesso remoto aos dados e mostrou que segurança é essencial. Soluções que dão mais flexibilidade para que a farmácia ajuste seu negócio de acordo com mudanças drásticas de demanda são mais eficientes e evitam que o varejo perca oportunidades de negócios.

Ainda existem muitos mitos sobre cloud computing, como a falsa ideia de que os sistemas em nuvem são menos seguros (na verdade, costumam estar muito mais protegidos do que sistemas on premise, pois são atualizados com frequência) ou são caros (como evitam atualização de hardware e software, são muito competitivos e diminuem a complexidade da área de TI). No setor farmacêutico, soluções em nuvem facilitam a gestão da farmácia à distância.

Simplicidade no uso

O varejo é um setor dinâmico demais para lidar com sistemas complicados. Especialmente no piso de vendas, no relacionamento direto com o consumidor, os sistemas precisam ser muito simples, para que apresentem as informações essenciais para ajudar os vendedores e processem rapidamente os pagamentos.

Por isso, busque sempre soluções tecnológicas que sejam intuitivas, simples de usar e que tragam relatórios completos e em tempo real sobre o que acontece no negócio. O dia a dia da farmácia é intenso demais para que o gestor se dê ao luxo de perder tempo com o que não é essencial. Garanta que a solução conte com dashboards intuitivos, que revelem rapidamente o que está funcionando na loja e o que precisa ser corrigido.

Venda mesmo com a internet instável

A legislação fiscal exige que os cupons fiscais sejam validados na Sefaz. Por isso, os terminais de venda são conectados à internet, para que as transações aconteçam rapidamente e o consumidor não fique esperando demais na fila enquanto o cupom é autorizado. Mas o que acontece quando a internet cai ou fica instável? Suas vendas não podem parar.

Nessas situações, é importante que sua solução de ponto de venda atue em contingência, armazenando os dados das transações para que os cupons sejam validados quando a conexão voltar a funcionar corretamente. Dessa forma, o cliente não perde tempo, a experiência do consumidor não é prejudicada e as vendas continuam acontecendo.

Baixo custo de instalação para gestão de farmácias à distância

O varejo é um setor de detalhes. O varejo farma, especialmente, lida com margens apertadas e vendas tabeladas em uma parte importante do mix. Com isso, existe pouco espaço para lidar com altas de custos ou com despesas inesperadas. Dessa maneira, é preciso garantir que qualquer tecnologia implementada na loja tenha baixo custo de instalação.

Melhor ainda quando o baixo custo é impulsionado por instalações e atualizações de sistema de modo remoto. Isso ainda traz outra vantagem: se houver qualquer problema, é possível fazer correções à distância, economizando tempo – e evitando que o caixa fique parado por muito tempo.

Decisões baseadas em dados

A farmácia precisa tomar decisões claras e assertivas, com base em dados precisos. Sua solução de gestão de loja precisa integrar as informações do estoque, de compras e de vendas para que seja possível “medir o pulso” da operação a qualquer momento – e tomar ações corretivas sempre que necessário.

Com controle total do negócio, o gestor da farmácia pode eliminar excessos de estoque ou falta de produtos, ter as melhores soluções de recebíveis à disposição para melhorar o fluxo de caixa do negócio, e acompanhar a contabilidade da loja com facilidade.

Infográfico_7 dicas de como organizar a farmácia para atrair mais clientes

Fazer uma boa gestão das farmácias à distância depende de agilidade, capacidade de uso de dados e de informação em tempo real. A Linx tem grande experiência no atendimento às principais redes de farmácia do mercado e conta com soluções preparadas para um varejo cada vez mais digitalizado. Fale com a gente para acelerar seu crescimento!

 

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