Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Gestão em tempo real em postos de combustível: veja a importância

Gestão em tempo real em postos de combustível: veja a importância

Um empreendimento está intimamente relacionado à existência de riscos, sendo importante elaborar formas de evitá-los. Todo movimento de administração de um negócio caminha neste sentido. Com isso, a gestão em tempo real é uma realidade que pode ser aplicada nos postos de combustível, especialmente por ser tratar de um tipo de negócio com alta demanda.

A tecnologia se apresenta como uma boa aliada para essa tarefa, também sendo um diferencial em um mercado bastante concorrido e sensível a crises, tanto econômicas quanto de abastecimento. Com a crise causada pela pandemia de Covid-19, os postos de combustível devem demorar um pouco mais para voltar aos patamares anteriores em comparação com outros setores.

No contexto atual, procrastinar a adoção de ferramentas capazes de auxiliá-lo não é recomendável. Quer entender mais sobre a gestão em tempo real? Continue a sua leitura e saiba quais são os principais benefícios. Confira!

Qual é a importância da gestão em tempo real para os negócios?

Realizar o planejamento empresarial, organizar, liderar e controlar um negócio não é uma tarefa das mais simples, mesmo com os conhecimentos passados nos bacharelados relacionados à gestão. Essa é a razão que leva muitas empresas a buscarem ferramentas que otimizem essa missão.

A gestão em tempo real serve para municiar o posto de serviços quanto às estratégias traçadas para o empreendimento, auxiliando inclusive nas decisões que serão tomadas ao longo do monitoramento para a concretização dessas. E o melhor é que tudo é feito de forma automatizada por meio de um software.

Isso acontece por meio de um sistema que acompanha todos os registros de vendas e serviços que são prestadas pelo posto de combustível e tem como efeito, por exemplo, a atualização automática do fluxo de caixa, que é um dos pilares de toda e qualquer empresa.

Dessa forma o conhecimento sobre a saúde financeira do posto de combustível é passado em tempo real para a administração, a quem caberá a tomada de decisão de acordo com cada panorama que é extraído dessas informações.

Quando uma meta financeira não for alcançada, será possível criar um atrativo que permita seu atingimento, como a veiculação de propagandas nas mídias e também promoções que preservem a margem de lucro obtida com a venda de combustíveis.

Esse acompanhamento em tempo real proporciona mais competitividade ao estabelecimento, que poderá se antecipar em relação aos concorrentes e reverter os resultados em um mês que está fadado a ser mais fraco em vendas.

Nos postos de combustível é comum que haja outros serviços e produtos à venda, como aqueles que são comercializados em lojas de conveniência ou restaurantes, além da troca de óleo e lavagem de veículos.

Em um momento em que as pessoas estão utilizando menos seus carros, como aponta um dos efeitos colaterais da pandemia, atrair o público para consumir outras coisas que são oferecidas pelo estabelecimento pode ajudar a equilibrar o caixa e amenizar os efeitos da queda na venda de combustíveis.

As pessoas não viajarão tanto quanto antes, mas também não pretendem trocar seus automóveis, um caminho é oferecer serviços que ajudem a preservá-los em boas condições, como a mencionada troca de óleo e o serviço de lava rápido.

Quais são as vantagens de analisar dados e gerar informações?

Uma vantagem que merece destaque é a segurança, pois as informações são mantidas com integridade, algo que não seria plenamente possível em um arquivo particular. A gestão em tempo real também está relacionada ao arquivamento das informações geradas em provedores na nuvem, que além de aumentar a segurança, também facilita o acesso a qualquer tempo e em qualquer lugar.

Isso quer significar que os gestores também contam com mais mobilidade para a tomada de decisão, algo bastante pertinente em tempos de isolamento. Este ponto também se torna útil para a integração com gestores que moram em outras cidades ou quando se tem que administrar várias unidades.

Essa é uma liberdade que apenas a tecnologia poderia proporcionar, pois não há perda de informações importantes nem qualquer prejuízo relacionado ao acesso feito remotamente, ou na sede do posto.

Em outras palavras, os dados serão sempre os mesmos e contarão com toda a integridade de um sistema automatizado, que faz o trabalho minucioso e mecânico, enquanto os gestores se ocupam das estratégias e tarefas em que o intelecto humano é de fato indispensável.

As informações em tempo real são fundamentais para os gestores que lindam com alta complexidade terem informações confiáveis e centralizadas, especialmente quando as decisões devem ser tomadas rapidamente e com máxima segurança.

A comunicação proporcionada por um sistema automatizado em nuvem também amplia a comunicação entre todos aqueles que tem acesso aos dados do sistema, o que também é feito em tempo real.

Como implementar a análise de dados nos postos de combustível?

O primeiro passo é organizar quais informações devem ser colhidas, da forma mais ampla possível. Isso é, tanto as vendas típicas quanto as não usuais devem ter como destino o sistema de gestão automatizada.

Por exemplo, os níveis dos tanques do posto devem fazer parte desse monitoramento em tempo real, as vendas precisam ir para o sistema assim que concretizadas, bem como outras informações relacionadas aos valores e meios de pagamento.

Isso ajudará a ter informações precisas sobre a dinâmica de vendas e também sobre o comportamento da clientela, como os meios mais utilizados para os pagamentos. Assim, ficará mais fácil conhecer o seu público e também criar formas de agradá-lo, o que ajudará a fidelizar seus clientes.

A gestão em tempo real é uma tendência irreversível, que retira dos recursos humanos as tarefas enfadonhas e concentra a eles aquelas que demandam o intelecto e a aplicação dos conhecimentos sobre administração de negócios. Algo que ajudará a manter a equipe motivada e atrairá as melhores cabeças para o seu empreendimento.

Agora que você sabe qual é a importância e conhece as vantagens da gestão em tempo real para postos de combustível, aproveite e entre em contato conosco!

Ir para

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas