Como criar uma gestão de RH eficiente? Confira aqui!
Recursos humanos

Como criar uma gestão de RH eficiente? Confira aqui!

Fazer uma boa gestão de RH é fundamental para a sobrevivência de qualquer empreendimento. Afinal, os funcionários são os recursos mais valiosas das empresas. No ramo varejista, por exemplo, é preciso ter colaborados devidamente capacitados e motivados para pensar em novas soluções, analisar situações, operar máquinas e softwares e se relacionar com os clientes.

Como o segmento comercial é bastante dinâmico e pouco previsível, com uma necessidade contínua por intervenção humana, ter altos níveis de turnover (desligamentos) pode prejudicar o funcionamento e a expansão do negócio.

Os custos de perder um funcionário são consideráveis, pois vão além das rescisões de contrato, prejudicando a cultura da empresa e quebrando o relacionamento direto com o público em casos em que o comércio tem um PDV mais personalizado. Por isso, desenvolver estratégias de RH é indispensável para reter talentos.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo repleto de dicas e informações para você criar uma gestão de RH eficiente no varejo. Confira!

O que é gestão de RH e qual é seu objetivo?

O conceito desse tipo de gerenciamento corresponde a uma abordagem estratégica interna que prioriza o desenvolvimento e a otimização do capital humano. Seu objetivo está na gestão de funcionários em dois grandes pilares:

  • departamento pessoal — que envolve obrigações burocráticas;
  • RH — que lida com demandas táticas e administrativas.

Além disso, quando executada com eficiência, a gestão de RH se transforma em um enorme diferencial para os empreendimentos. Assim, é possível aumentar a produtividade e o engajamento das equipes, garantindo resultados competitivos, tanto financeiros quanto operacionais, para os negócios

Qual é a importância da gestão de RH e seus benefícios?

É o RH que ajuda na satisfação laboral dos colaboradores, pois isso afeta diretamente na forma como eles atendem o público. Ou seja, se um atendente está descontente no ambiente de trabalho, não exerce suas funções com eficiência, fazendo os consumidores perceberem isso na forma como são atendidos.

Por isso, é importante afirmar que a gestão de RH no varejo é essencial para conquistar clientes. Afinal, uma pessoa bem atendida e que teve uma jornada de compra satisfatória, tem grandes chances de voltar no futuro, além de indicar sua loja física ou virtual para amigos e conhecidos.

A seguir, listamos mais algumas vantagens que esse tipo de gestão pode proporcionar para o seu empreendimento.

Contratações mais eficientes

Com um bom gerenciamento de Recursos Humanos aliado ao uso de ferramentas estratégicas como mapeamento comportamental, é possível executar processos seletivos mais precisos para detectar talentos que possuam habilidades específicas e estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Retenção de talentos

Ao implementar treinamentos, oferecer capacitações, montar um programa de benefícios e definir planos de carreira, o RH consegue valorizar a experiência dos funcionários, retendo talentos importantes e reduzindo o índice de afastamentos e desligamentos.

Melhora na produtividade e motivação da equipe

A valorização de colaboradores e o reconhecimento de resultados obtidos pelo RH também são capazes de motivar as equipes. Assim, é possível potencializar a produtividade geral e aumentar o rendimento dos funcionários de forma natural e gradativa.

Melhora no clima organizacional

Ter um clima organizacional favorável é essencial para garantir a continuidade da empresa. Dessa forma, uma boa gestão de RH é capaz de despertar sensações de engajamento, pertencimento e satisfação no time de profissionais, aprimorando os relacionamentos interpessoais na empresa.

Alinha os objetivos do negócio

Outro destaque desse tipo de gerenciamento é a possibilidade de alinhar metas e objetivos da instituição com as expectativas dos funcionários. Por meio de otimizações em comunicação, recrutamento e seleção, integração de novos colaboradores e feedbacks periódicos, é possível lapidar a conduta dos talentos, levando ao impulsionamento laboral deles em relação aos propósitos do negócio.

Como colocar a gestão de RH em prática no varejo?

A forma de implementar o gerenciamento de RH no ramo varejista (físico e online) é semelhante às outras empresas. No entanto, existem alguns detalhes que devem ser considerados. Acompanhe a seguir.

Monte um plano de carreira

Em geral, os profissionais enxergam o varejo como um trabalho passageiro, até encontrarem “algo melhor”. Por isso, é necessário apresentar oportunidades de crescimento dentro da empresa. O segmento comercial demanda uma mão de obra qualificada, que acompanhe as demandas do mercado e da sociedade. Portanto, desenvolva planos de carreira, com cargos, salários e orientações, para que os funcionários percebam que as chances de evoluir existem.

Invista em capacitação

A capacitação é um processo fundamental para atender às solicitações do setor varejista. É claro que alguns conhecimentos e habilidades são importantes durante a contratação, mas é necessário garantir um ambiente laboral capaz de desenvolver os colaboradores, garantindo conhecimento apurado sobre produtos, serviços e operações.

Para isso, monte uma agenda de treinamentos, chame consultores e palestrantes e ofereça cursos rápidos (online) sempre que possível. Promover o aprendizado contínuo é a melhor forma de gerir pessoas e equipes.

Implemente a cultura de feedback

Em empresas tecnológicas e startups, a cultura de feedback já está enraizada, mas em outros ramos, como é o caso do varejo, muitas vezes esse mecanismo não se faz presente. Pode ser algo simples, mas desenvolver o hábito de dar um retorno quando alguém realizou suas tarefas com excelência pode melhorar a sua motivação no trabalho.

É claro que desempenhos ruins também devem ser discutidos, mas o intuito é buscar a forma correta de transmitir a mensagem para dar as orientações necessárias. Além disso, é importante mostrar-se disposto a ouvir críticas e sugestões dos funcionários a respeito da empresa.

Implemente uma política de incentivo

É natural do ser humano trabalhar por recompensa. Quanto melhor for o prêmio, maior será o esforço para obtê-lo. É isso que faz com que equipes comerciais batam metas. Só que essa lógica não é exclusiva de quem trabalha com vendas. Todos os colaboradores do varejo podem se beneficiar de incentivos, como participação nos lucros, vales em geral, cursos e comissões.

Automatize os processos de RH

Automatizar tarefas é indispensável para otimizar a gestão dos Recursos Humanos. Para isso, a recomendação é investir em um sistema de gestão de RH. Com uma boa ferramenta gerencial, o setor se mantém mais organizado, pois a coleta e o controle de dados são feitos de forma simples e dinâmica.

Além disso, o programa apresenta as seguintes soluções para RH:

  • recrutamento e seleção de talentos;
  • avaliação de performance dos funcionários;
  • coordenação de registros profissionais;
  • mapeamento de perfil comportamental de colaboradores e candidatos.

Tudo isso é realizado com rapidez e simplicidade, além de reduzir gastos operacionais, aprimorar processos, melhorar resultados do setor e torná-lo mais estratégico e competitivo.

Com as dicas apresentadas, você tem tudo que precisa para otimizar a gestão de RH no seu varejo físico ou e-commerce. Para isso, aplique essas orientações no seu empreendimento para garantir um gerenciamento de pessoas com alto grau de engajamento e retenção.

Acesse a página da Humanus e conheça as melhores soluções de RH para o seu negócio.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente