Gestão de promoções: como a tecnologia cloud impulsiona suas vendas
Varejo

Gestão de promoções: como a tecnologia cloud impulsiona suas vendas

O uso de um motor de promoções que roda na nuvem aumenta a eficiência de suas ações, dá mais flexibilidade à gestão de promoções e facilita o dia a dia do seu negócio.

Fazer uma gestão adequada das promoções é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E, com muita frequência, não é um assunto tratado com a importância que merece – afinal de contas, promoções são ferramentas importantes para atrair, conquistar e manter clientes, mas precisam ser dosadas para gerar negócios lucrativos. 

Neste artigo, você verá por que é muito importante ter uma gestão completa dos processos promocionais, utilizando um sistema que faça o gerenciamento em tempo real a partir de uma plataforma em nuvem (cloud). Vamos lá! 

gestão de promoções

A importância das promoções para o varejo 

No varejo brasileiro, a realização de promoções é parte do dia a dia. Segundo um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 66% dos consumidores aproveitam promoções realizadas pelas lojas físicas, sendo que, em 44% das compras de supermercados e 42% nas farmácias, descontos diretos são o meio mais usado. O consumidor busca o “X% de desconto” – e o varejo que não trabalha com descontos tende a ficar para trás. 

Embora atraia clientes, promoções podem trazer alguns inconvenientes para as empresas: 

  • Descontos reduzem a margem de venda;
  • Quando em excesso, tendem a se tornar o padrão esperado pelo cliente, que deixa de comprar a preço cheio esperando a próxima promoção;
  • Descontos oferecem produtos com “x% off” até mesmo para clientes que topariam comprar a preço cheio;
  • Ofertas diretas não são uma ferramenta de fidelização;
  • Campanhas de cashback dependem da disposição do cliente em voltar a comprar.

Por isso, é preciso ter sabedoria na gestão das promoções. É impossível viver sem apresentar descontos para os clientes, pois os consumidores são atraídos por boas oportunidades – mas quem perde a mão nas promoções não consegue ter um negócio sustentável no longo prazo. 

Entenda o comportamento dos consumidores 

Os consumidores costumam tomar suas decisões de compra com base em uma cesta de produtos que compram frequentemente – e cujos preços ele já conhece. Uma vez que ele consiga comprar essa cesta de itens básicos (que varia de cliente para cliente), aí ele pode aproveitar outras oportunidades promocionais. 

Por isso, qualquer promoção que seja desenvolvida precisa levar em conta pontos como: 

  • Quais são os produtos considerados chave para que o cliente vá às compras?
  • Quais são os itens complementares a esses produtos-chave?
  • Em quais produtos é possível desenvolver estratégias de trade up, para que o cliente adquira um item mais caro ou com mais benefícios?
  • Quais são os perfis de clientes que buscam produtos que deixam margens melhores para a loja?
  • Quais são os perfis de clientes que reagem positivamente a promoções de produtos por quantidade (“leve 3 pague 2”, por exemplo)?
  • Quais são os perfis de clientes que preferem campanhas de descontos progressivos?
  • Quem pode ser impulsionado a comprar itens adicionais que complementam os produtos que já estariam em sua cesta de compras?

Perceba que para cada tipo de cliente existe uma resposta. E, para cada resposta, existe um tipo específico de ação promocional. Assim, determinados clientes só compram um certo item com desconto, mas outros comprariam a preço cheio e levariam uma segunda unidade promocional., enquanto outros gostariam de “combos” com produtos correlatos. 

Qual a importância da gestão de promoções? 

Definir estratégias e dinâmicas das campanhas promocionais é uma tarefa complexa. Ao mesmo tempo em que é preciso ter os mesmos preços, promoções, mix de produtos e campanhas em qualquer ponto de contato com os clientes, o varejo precisa ter flexibilidade para criar ações promocionais personalizadas. 

Ter uma boa gestão de promoções é exatamente o cérebro que evita campanhas promocionais genéricas, permitindo que o varejo desenvolva ações com base em dados, de acordo com o que gera resultados junto aos clientes, e envolvendo a indústria para criar uma verdadeira relação ganha-ganha-ganha. 

Uma boa plataforma de gestão de promoções traz inteligência para os negócios e apresenta funcionalidades importantes, como: 

  • Geração de simulações com base em dados reais;
  • Criação de promoções com várias regras;
  • Políticas para a interação de várias promoções realizadas na loja, com regras de prioridade; 
  • Engajamento com os clientes por e-mail e SMS;
  • Desenvolvimento de campanhas em qualquer formato idealizado pelo varejista.

Com uma plataforma de gestão de promoções, o varejo pode desenvolver campanhas e implementá-las em todos os pontos de contato (loja física, e-commerce, WhatsApp, etc.) sem que elas se choquem umas com as outras. Não é raro que em supermercado, por exemplo, um produto participe de várias ações promocionais, com descontos diferentes em cada situação. Um sistema de gestão identifica esses casos e estabelece prioridades, de acordo com o critério que fizer mais sentido para o varejista. 

A agilidade que só a nuvem traz 

Uma das grandes dificuldades que toda rede varejista tinha era implementar promoções rapidamente, para aproveitar oportunidades, sem criar problemas operacionais. Afinal de contas, os produtos precisam estar em estoque, a comunicação tem que funcionar bem e os descontos precisam ser dados automaticamente. 

Para que isso aconteça, cloud é a solução. Plataformas que rodam na nuvem trazem flexibilidade e permitem que promoções sejam implementadas rapidamente, utilizando diversos tipos de alavancas promocionais (descontos, vouchers, cashback, etc.), com flexibilidade e processos automatizados que facilitam a vida do marketing, da gestão e da operação do varejo. 

O Linx Promo é uma plataforma que facilita o planejamento de promoções de maneira unificada, buscando os melhores resultados em cada ação, de acordo com as necessidades do seu negócio. 

A solução é extremamente versátil e auxilia na criação de promoções com os mais diversos critérios de personalização: segmentadas por público, horário, tipo de cliente, meio de pagamento, combos, aniversariante, progressivas, voucher de desconto, brindes e muito mais. 

A ferramenta integra as atividades promocionais ao PDV com total dinamismo, facilitando a execução das campanhas pelo time de vendas e criando mais oportunidades. Você ainda pode acompanhar o desempenho das ações com diversos indicadores de gestão e comunicar promoções aos clientes por redes sociais, PDV, e-commerce, entre outros. 

Venha conhecer Linx Promo e saber como um motor de promoções pode impulsionar suas vendas e aumentar as margens do seu negócio. Fale com a gente e saiba mais! 

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