Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
O uso de um motor de promoções que roda na nuvem aumenta a eficiência de suas ações, dá mais flexibilidade à gestão de promoções e facilita o dia a dia do seu negócio.
Fazer uma gestão adequada das promoções é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E, com muita frequência, não é um assunto tratado com a importância que merece – afinal de contas, promoções são ferramentas importantes para atrair, conquistar e manter clientes, mas precisam ser dosadas para gerar negócios lucrativos.
Neste artigo, você verá por que é muito importante ter uma gestão completa dos processos promocionais, utilizando um sistema que faça o gerenciamento em tempo real a partir de uma plataforma em nuvem (cloud). Vamos lá!
No varejo brasileiro, a realização de promoções é parte do dia a dia. Segundo um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 66% dos consumidores aproveitam promoções realizadas pelas lojas físicas, sendo que, em 44% das compras de supermercados e 42% nas farmácias, descontos diretos são o meio mais usado. O consumidor busca o “X% de desconto” – e o varejo que não trabalha com descontos tende a ficar para trás.
Embora atraia clientes, promoções podem trazer alguns inconvenientes para as empresas:
Por isso, é preciso ter sabedoria na gestão das promoções. É impossível viver sem apresentar descontos para os clientes, pois os consumidores são atraídos por boas oportunidades – mas quem perde a mão nas promoções não consegue ter um negócio sustentável no longo prazo.
Os consumidores costumam tomar suas decisões de compra com base em uma cesta de produtos que compram frequentemente – e cujos preços ele já conhece. Uma vez que ele consiga comprar essa cesta de itens básicos (que varia de cliente para cliente), aí ele pode aproveitar outras oportunidades promocionais.
Por isso, qualquer promoção que seja desenvolvida precisa levar em conta pontos como:
Perceba que para cada tipo de cliente existe uma resposta. E, para cada resposta, existe um tipo específico de ação promocional. Assim, determinados clientes só compram um certo item com desconto, mas outros comprariam a preço cheio e levariam uma segunda unidade promocional., enquanto outros gostariam de “combos” com produtos correlatos.
Definir estratégias e dinâmicas das campanhas promocionais é uma tarefa complexa. Ao mesmo tempo em que é preciso ter os mesmos preços, promoções, mix de produtos e campanhas em qualquer ponto de contato com os clientes, o varejo precisa ter flexibilidade para criar ações promocionais personalizadas.
Ter uma boa gestão de promoções é exatamente o cérebro que evita campanhas promocionais genéricas, permitindo que o varejo desenvolva ações com base em dados, de acordo com o que gera resultados junto aos clientes, e envolvendo a indústria para criar uma verdadeira relação ganha-ganha-ganha.
Uma boa plataforma de gestão de promoções traz inteligência para os negócios e apresenta funcionalidades importantes, como:
Com uma plataforma de gestão de promoções, o varejo pode desenvolver campanhas e implementá-las em todos os pontos de contato (loja física, e-commerce, WhatsApp, etc.) sem que elas se choquem umas com as outras. Não é raro que em supermercado, por exemplo, um produto participe de várias ações promocionais, com descontos diferentes em cada situação. Um sistema de gestão identifica esses casos e estabelece prioridades, de acordo com o critério que fizer mais sentido para o varejista.
Uma das grandes dificuldades que toda rede varejista tinha era implementar promoções rapidamente, para aproveitar oportunidades, sem criar problemas operacionais. Afinal de contas, os produtos precisam estar em estoque, a comunicação tem que funcionar bem e os descontos precisam ser dados automaticamente.
Para que isso aconteça, cloud é a solução. Plataformas que rodam na nuvem trazem flexibilidade e permitem que promoções sejam implementadas rapidamente, utilizando diversos tipos de alavancas promocionais (descontos, vouchers, cashback, etc.), com flexibilidade e processos automatizados que facilitam a vida do marketing, da gestão e da operação do varejo.
O Linx Promo é uma plataforma que facilita o planejamento de promoções de maneira unificada, buscando os melhores resultados em cada ação, de acordo com as necessidades do seu negócio.
A solução é extremamente versátil e auxilia na criação de promoções com os mais diversos critérios de personalização: segmentadas por público, horário, tipo de cliente, meio de pagamento, combos, aniversariante, progressivas, voucher de desconto, brindes e muito mais.
A ferramenta integra as atividades promocionais ao PDV com total dinamismo, facilitando a execução das campanhas pelo time de vendas e criando mais oportunidades. Você ainda pode acompanhar o desempenho das ações com diversos indicadores de gestão e comunicar promoções aos clientes por redes sociais, PDV, e-commerce, entre outros.
Venha conhecer Linx Promo e saber como um motor de promoções pode impulsionar suas vendas e aumentar as margens do seu negócio. Fale com a gente e saiba mais!