Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
A atual crise sanitária trouxe grandes mudanças na rotina de todo mundo e contribuiu para que as empresas criassem meios de se reinventar e adaptar à nova condição. No que se refere à gestão de postos na pandemia, para a manutenção dessa atividade e o crescimento de negócios no setor, foi preciso realizar muitas melhorias.
A necessidade levou a uma demanda crescente por recursos tecnológicos, que permitiram que muitas empresas conseguissem manter suas atividades durante o período de recessão e isolamento social. Se você também deseja levar essas melhorias para o seu posto, continue a leitura e confira nossas dicas!
A situação econômica ficou agravada por conta das dificuldades enfrentadas durante o ano de 2020, e isso contribuiu para que as empresas buscassem soluções inovadoras, capazes de gerar mais eficiência e melhorar seu relacionamento com os clientes.
Para dar suporte a essas novas necessidades, recursos como os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) estão sendo utilizados para melhorar a gestão de postos na pandemia (algo que vai se manter depois desta fase), ampliar a base de dados, conhecer mais sobre os clientes e tornar os processos administrativos e estratégicos mais rápidos.
Imagine, por exemplo, que seu posto precise implementar uma loja de conveniência para ampliar o processo de vendas. Quais itens você incluirá na conveniência? Que artigos vendem mais? Que produtos seu público quer consumir? Todas essas questões podem ser respondidas com os dados e informações provenientes de um bom sistema de gestão.
No período de isolamento, um bom sistema de gestão para postos de combustíveis permite que o empreendedor gerencie todo o seu negócio de casa, mantenha a equipe de trabalho com o mínimo de pessoas necessário e coordene todas as atividades a distância, algo indispensável durante esta nova configuração estabelecida pela pandemia.
Independentemente das características do seu posto — tais como o tamanho do mercado, volume de clientes, estrutura de conveniência, serviços de troca de óleo, lavagem e recursos de transporte —, você pode acompanhar cada uma dessas atividades pelo seu sistema de gestão. Ele repassa as informações em tempo real e permite que você acompanhe cada processo do conforto de casa.
Além disso, há ganhos em segurança e tranquilidade, pois o sistema armazena registros em seu histórico e logs de acesso, permitindo um controle maior sobre as rotinas e atividades exercidas pelos colaboradores.
A Linx oferece soluções capazes de gerar valor para diversas configurações de postos, desde os negócios de bandeira branca até os com bandeira estabelecida, incluindo projetos de pequenas empresas até grandes redes.
As soluções altamente personalizáveis que são entregues pela Linx permitem atender com excelência a demandas muito diferentes de um mesmo mercado. Além de simplificar o dia a dia no comando de um negócio, o sistema favorece a mobilidade de gestão, minimiza a chance de ruptura de estoque e torna o controle financeiro mais simples.
A seguir, confira algumas das soluções desenvolvidas pela Linx e descubra qual se adapta melhor à sua realidade.
Com esse recurso, você digitaliza todo o seu trabalho de delivery, facilitando as entregas do seu restaurante ou loja de conveniência. Isso permite a geração de receita adicional nos momentos de baixo fluxo de vendas no posto, melhora a interação com os clientes e contribui para a consolidação da marca.
Assim, é possível construir um canal digital de vendas com toda a identidade visual de sua marca, e você também fica livre dos custos referentes a comissões pagas aos aplicativos de delivery, como iFood, Rappi e UberEATS.
Ainda, é possível calcular o quanto de dinheiro a sua empresa desperdiça com o pagamento de comissões e avaliar o montante de benefícios que essa mudança favorece.
Além da clara vantagem na gestão financeira, há outros benefícios implícitos relacionados à facilidade de lidar com um único canal de delivery, como independência das demais plataformas de marketplace e ganhos de fidelização dos clientes.
A maquininha Smart Pos alia segurança e praticidade, dois aspectos fundamentais para o bom funcionamento de qualquer pista de abastecimento no posto. Com ela, você pode vender combustíveis e produtos em uma única operação, emite documentos fiscais no próprio sistema e conta com uma integração nativa com Linx: AutoSystem e EMSys.
No dia a dia, isso significa que o cliente não precisa nem mesmo sair do carro para realizar o pagamento, dando mais segurança e proteção a todos, além de prevenir filas e aglomerações na hora do pagamento.
Para o período de pandemia, a consequência de adotar essa solução é uma drástica redução da exposição dos frentistas e consumidores, enquanto, para os períodos futuros, há ganhos de eficiência e qualidade no atendimento.
O App do Posto promove a fidelização dos clientes, auxilia nas estratégias de marketing para atrair mais pessoas e permite elevar o ticket médio dos consumidores que já estão em sua loja.
Com ele, você pode informar ao público sobre descontos e promoções personalizadas, recebe o feedback do atendimento prestado pelos colaboradores e avalia o fluxo de vendas em tempo real.
Isso ajuda a compreender melhor quais os interesses dos indivíduos que mais frequentam o seu negócio e consomem os seus produtos. Se a loja, por exemplo, recebe um grande volume de pedidos quanto a bebidas, carvão e gelo, você pode apostar em criar pacotes de desconto com essa estrutura e encaminhar essa informação para seus clientes.
Estratégias com essa configuração tendem a elevar o ticket médio de consumo e permitir que seu posto amplie os produtos e serviços normalmente comercializados.
Quanto à modernização do seu estabelecimento, a inclusão de recursos para autoatendimento é uma solução inteligente para redução de custos, minimização do tempo de espera e ganhos de escala para o seu posto.
Nesse caso, você pode implementar um serviço de atendimento 24 horas com apenas um único funcionário de plantão, o que amplia as possibilidades de venda. A interface simples e intuitiva do sistema de autoatendimento permite que qualquer consumidor seja apresentado a várias alternativas de consumo, o que contribui para elevar o ticket médio.
Além dessas características, que geram muitos benefícios ao posto, você conta com um sistema plenamente seguro e livre de fraudes, por conta de sua integração com os demais canais e sistemas da empresa.
Ao considerar todas essas alternativas de sistema, você encontrará os recursos necessários para efetuar uma boa gestão de postos na pandemia. Manter um empreendimento em um período tão delicado exige muita maestria como líder; contudo, para aqueles que implementarem soluções como as apresentadas aqui, há um grande potencial de ganho de escala e em poder de mercado.
Viu como é importante investir em recursos para otimizar a gestão do seu posto na pandemia? Então, entre em contato conosco e aproveite toda a expertise da Linx para levar essas soluções para o seu negócio!