Como modernizar a gestão do posto independente?
Postos de combustíveis

Como modernizar a gestão do posto independente?

Comandar um posto independente é uma tarefa de gestão repleta de assuntos técnicos. Entre os principais desafios, destacamos dificuldades comuns relacionadas ao marketing, à fidelização do consumidor, à capacitação dos colaboradores e à construção de autoridade no mercado.

Por isso, aproveitamos o momento para criar este artigo completo sobre o tema. Aqui, você aprenderá as principais curiosidades, atentando às novidades, tendências e como é possível modernizar a gestão do seu posto e melhorar seus resultados. Então, não perca tempo e acompanhe!

Qual é a importância de estar atento às novidades do mercado?

Como você bem sabe, o segmento de postos de combustível é altamente competitivo e capitalizado. Em outras palavras, isso quer dizer que boa parte dos seus concorrentes tem disposição financeira para investir em tendências, inovações, tecnologias e inteligência.

Além disso, os independentes precisam lidar com uma desvantagem, que é não contar com o reconhecimento de marca e marketing dos postos embandeirados. Por isso, sempre frisamos que a inovação é a melhor estratégia para os postos independentes crescerem no mercado.

É por meio da tecnologia e da diferenciação que a sua marca consegue o destaque nesse disputado mercado. Afinal de contas, a precificação agressiva nem sempre será suficiente para conter os avanços da competição embandeirada.

Além disso, quanto mais agressiva a sua precificação, mesmo que a sua gestão financeira possa arcar com isso, menor a sua margem final. Por isso, é fundamental investir em estratégias capazes de entregar resultados de longo prazo, não contando apenas com o menor preço como a sua única alternativa.

Também é importante reconhecer uma das maiores vantagens do posto independente: como o nome sugere, as suas decisões independem da marca. Em outras palavras, isso significa que caso queira inovar, você pode:

  • utilizar diferentes sistemas;
  • implementar estações de carregamento elétrico;
  • criar programas de fidelidade;
  • investir em diferentes campanhas de publicidade.

No fim das contas, os postos independentes têm uma margem de manobra, inovação, controle e adaptabilidade muito maior do que os estabelecimentos embandeirados. Portanto, cabe a sua gestão utilizar essa vantagem ao máximo, explorando todo o potencial de seu estabelecimento, sua equipe e sua região.

Como modernizar a gestão do posto independente?

Existem, pelo menos, sete aspectos que devem ser priorizados na sua fase de modernização, que são:

  • a identidade da sua marca;
  • a fidelização do público;
  • o sistema de gestão;
  • o controle de estoque;
  • os sistemas de pagamento;
  • as ações antifraude;
  • o cadastramento dos consumidores.

Diferentemente dos postos embandeirados, os independentes não estão obrigados às orientações de uma marca-mãe, que é responsável por boa parte das decisões, como sistema de gestão adotado, campanhas de marketing, treinamentos, precificações e afins.

Agora, confira como você pode solucionar os principais desafios do seu posto independente apostando na modernização!

Utilize um software especializado para o seu segmento

Como já abordamos em inúmeros artigos do nosso blog, a gestão de postos, independentes ou não, é repleta de tecnicalidades. Por isso, é fundamental contar com um software especificamente desenvolvido para atender aos desafios, às necessidades e às expectativas da sua gestão.

O exemplo mais emblemático no mercado é o Linx PostoPop. A inovação foi criada para contornar as dificuldades operacionais dos postos de bandeira branca, entregando um conjunto de funcionalidades fundamentais para aumentar a transparência, eficiência e resultado da sua gestão.

Banner CTA_Infográfico Postos

Ofereça diferentes métodos de pagamento

Como pôde ver em 2020 e 2021, a economia brasileira caminha cada vez mais rápido rumo à digitalização plena da moeda e do consumo — o que foi bem representado pela aceleração das tecnologias digitais, como o e-commerce e o pagamento por NFC, QR Code e, recentemente, Pix.

É com isso em mente que você pode contratar sistemas que permitam receber pagamento nas mais variadas formas, indo além do tradicional crédito, dinheiro ou débito. Dessa forma, é possível ampliar o seu público, fidelizando os consumidores adeptos às novas tecnologias de pagamento.

Mantenha informações organizadas na nuvem

Por mais organizado e metódico que seja o seu escritório, o armazenamento e controle de documentos físicos está sempre sujeito a algumas vulnerabilidades. É por isso que se torna tão importante contar com sistemas de armazenamento e consulta de informações na nuvem.

Novamente, voltamos a destacar o Linx PostoPop como referência no tema. Com essa plataforma, as informações da sua operação se mantêm seguras na nuvem, evitando o investimento pesado em servidores próprios e permitindo o acesso a partir de PCs, tablets e smartphones.

Gerencie o estoque com sistemas rápidos e simples de usar

Controle, consulta, atualização e ruptura de estoque: tudo pode ser simplificado por meio da implementação de um bom sistema de gestão. Com isso, você consegue controlar redundâncias e diminuir negligências, desperdícios, excessos e até a escassez no controle do seu inventário.

Para isso, você também tem muito a ganhar por meio da contratação de um sistema de gestão completo e especializado para os postos independentes. Como exemplo, a tecnologia da Linx é referência entre as alternativas justamente por sua interface limpa, objetiva e intuitiva, que agiliza a sua operação.

Invista na capacitação dos funcionários e modernização da empresa

A capacitação de seus colaboradores precisa ser um ponto primordial na sua estratégia. Afinal, não importa o quão digital seja a operação, são os seus atendentes que estarão na linha de frente, estabelecendo contato direto com os consumidores. Por isso, é fundamental investir no desenvolvimento da sua equipe.

Para encerrar, também vale destacar formas de inovação ainda mais audaciosas como:

  • criação de lojas de conveniência completamente autônomas;
  • totens de pagamento autônomo;
  • implementação de estação de carregamento elétrico;
  • criação de programas de fidelidade;
  • investimento em consultoria e publicidade.

No fim das contas, a maioria dessas dicas apontam para um único investimento pontual, representado pela contratação do melhor sistema de gestão para o seu posto independente: o Linx PostoPop. Com ele, você amplia a riqueza informacional da sua base cadastral, aprimora as suas formas de pagamento, reduz desperdícios e aumenta o seu faturamento.

Agora que você sabe tudo o que um posto independente tem a ganhar por meio da modernização, aproveite o momento para iniciar essa transformação com quem mais entende do assunto. Para isso, conheça o PostoPop em detalhes e descubra tudo o que podemos oferecer!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Receba nossas novidades