Recursos humanos
3 ferramentas para gestão de pessoas no varejo
Descubra como a tecnologia pode impactar positivamente o seu negócio, trazendo agilidade, escala e eficiência para a sua gestão de
Gerenciar um departamento de Recursos Humanos é uma tarefa delicada. Afinal, essa é uma área repleta de detalhes que exigem atenção, desde a observação do bem-estar dos funcionários até o acompanhamento disciplinar desses colaboradores. Por isso, elaboramos este conteúdo especial sobre a gestão de ponto.
Entre as várias responsabilidades na gestão de um RH, o controle de pontos é uma das atividades mais importantes para a sustentabilidade da empresa, pois está diretamente ligada à produtividade da operação, à conduta dos funcionários e aos resultados da sua gestão. Então, não perca tempo e acompanhe!
Também conhecida como controle de ponto, o objetivo dessa gestão é registrar e acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores. Inclusive, é daqui que vem uma expressão comum — “bater ponto”, que é a prática de comunicar, manuscrito ou digitalmente, o início ou o fim do intervalo de trabalho.
Atualmente, essa gestão é facilitada por meio da tecnologia. Em algumas empresas, o controle de pontos é realizado pelos próprios funcionários, por meio de crachás ou pulseiras com tecnologia NFC ou RFID. Geralmente, isso também está ligado ao controle de acesso às imediações da empresa.
Com um controle de ponto completo, a gestão ganha uma visão panorâmica sobre a conduta e pontualidade do funcionário. Em muitas empresas, esse controle de pontos pode registrar:
Com um sistema de gestão completo, o log de pontos de um funcionário pode indicar:
O cenário acima é apenas um exemplo prático e caricato do uso dessa tecnologia. No entanto, um dos principais destaques dessa solução é que ela aumenta a auditabilidade da gestão, estimula a responsabilidade individual e pode, em longo prazo, aumentar a produtividade dos colaboradores.
Auditabilidade e responsabilidade. Da forma como percebemos, esses são os fatores que justificam o investimento na gestão de ponto. Ao implementar esse controle, é possível identificar negligências e agir, efetivamente, na conscientização e adequação desses colaboradores.
Na gestão de pessoas, empatia e transparência são essenciais para solucionar problemas — e o controle de ponto oferece o primeiro diagnóstico para essa aproximação. Muito antes que uma avaliação de performance indique um funcionário esgotado ou negligente, a gestão de ponto faz isso ao observar a pontualidade.
Com esse controle, é possível acender um alerta em relação a alguns colaboradores e, assim, se aproximar para entender o que está acontecendo. Entre desmotivação, burnout, alienação e negligência, existem muitos motivos que fazem as pessoas se tornarem mais ansiosas, improdutivas e não pontuais.
Mas, além disso, também vale destacar o fator da responsabilidade individual. Muitas empresas, sobretudo as modernas e mais focadas em dados, resultados e tecnologia, o que realmente importa é que o colaborador seja produtivo durante o período definido em contrato.
Em muitas empresas, o controle de ponto é um aliado dos colaboradores, que podem exceder em horas trabalhadas em um dia para diminuírem a jornada nos dias seguintes. Essa é a ideia de um banco de horas flexível — o colaborador assume o controle e, assim, interfere diretamente na sua remuneração e rotina.
Além dos dois benefícios que destacamos acima — auditabilidade e responsabilidade —, também existem outros três fatores muito importantes, que são o ganho de produtividade, o aumento da segurança e a simplificação da gestão do RH.
A produtividade é consequência do estímulo à autonomia e à responsabilidade individual. Quando a empresa deixa claro que está na mão dos colaboradores, a forma como eles serão avaliados, em termos de presença, pontualidade, produção e disciplina, e que há flexibilidade horária, isso provoca uma mudança na mentalidade.
Por estarem no controle da situação, os colaboradores desempenham uma postura mais proativa durante a jornada de trabalho, atacando os problemas e desafios com eficiência e velocidade. Em seguida, há o fator segurança, que é uma consequência da auditabilidade.
Ao combinar câmeras, controle de acesso e gestão de ponto, a empresa ganha uma visão completa sobre o que acontece em suas imediações. Isso acaba coibindo a realização de fraudes, furtos e golpes, ao mesmo tempo que aumenta o repertório de ferramentas para investigar uma situação, caso algum desses eventos aconteça.
Por fim, há a modernização do departamento. Hoje, o mercado está repleto de soluções para RH, justamente por existirem tantos desafios a serem simplificados nesse setor. Com uma plataforma completa, que também facilite o controle de pontos, a gestão se torna mais rápida, eficiente e bem informada.
Investindo em tecnologia aplicada. Muito além do controle de ponto, uma plataforma completa é capaz de simplificar todas as etapas e necessidades de um setor de Recursos Humanos, reduzindo custos, evitando erros e elevando a eficiência do departamento — entre outras vantagens de ter um sistema de gestão.
Esse é exatamente o caso com o Linx Humanus, a solução de RH mais completa e bem avaliada no mercado. Além de digitalizar, centralizar e modernizar o controle de ponto, essa ferramenta ainda oferece uma série de funcionalidades para qualificar processos na gestão da folha de pagamento, recrutamento, onboarding e afins.
Não por acaso, esse é o software predileto entre pequenas, médias e grandes empresas, entre as mais de 50 mil, entre nacionais e internacionais, que confiam na tecnologia da Linx para tornar suas gestões mais eficientes, econômicas e competitivas.
Agora que você sabe a importância da gestão de ponto para os seus resultados, aproveite para garantir a sua atualização nesses temas. Para isso, basta assinar a nossa newsletter!