Fortaleça a gestão de pizzaria e fature ainda mais: veja como fazer!
Bares e restaurantes

Fortaleça a gestão de pizzaria e fature ainda mais: veja como fazer!

Quer aprimorar a gestão da sua pizzaria? Controlar melhor todos os aspectos do negócio, diminuir custos e melhorar o faturamento são desafios? Para isso, é preciso fortalecer a administração, fazendo melhorias no acompanhamento dos fluxos de trabalho e de informação.

No contexto atual, as tendências tecnológicas imprimem uma necessidade constante de agilidade. Para a gestão de pizzaria, que possui muitas particularidades, otimizar a administração do negócio, tem que estar em sintonia com esse mundo cada vez mais veloz.

Neste artigo, levaremos em conta esses pontos para que você fortaleça sua pizzaria. Veja!

Quais são as melhores práticas para uma boa gestão de pizzaria?

Uma pizzaria tem sob a responsabilidade da gestão muitos setores. Para que a administração seja eficiente, é necessário adotar boas práticas para manter tudo organizado e controlado.

Planejar e acompanhar o fluxo de caixa

Gerenciar o fluxo de caixa é uma atividade diária. Também é preciso ter um planejamento de entradas e saídas organizado. Contabilizar todas as contas a pagar e a receber, dentro dos meses de seu vencimento, permite antecipar a necessidade de contingências e fazer ajustes, bem como projetar despesas com o décimo terceiro e as férias de funcionários, demissões ou manutenções.

Saber qual é a margem de lucro

Do ponto de vista financeiro, saber como está o faturamento e acompanhar todos os seus custos é primordial para aumentar a lucratividade. Nesse sentido, um controle apurado de ambos os indicadores precisa ser feito com disciplina. Para aumentar o seu lucro, uma prática primordial é estudar e ter na ponta da língua o custo por mercadoria vendida da sua pizzaria.

Ficar de olho na questão fiscal

Um dos erros mais comuns entre empreendedores é misturar as contas pessoais com a da empresa. Quando o pró-labore não cobre as próprias despesas, recorrem ao caixa do negócio. Porém, retiradas não planejadas devem ser evitadas. Para se preservar de problemas com o fisco, é necessário ter um controle apurado das notas fiscais emitidas e recebidas.

Criar procedimentos operacionais padrão

O desperdício costuma ser um problema em pizzarias e restaurantes quando não há padronização de operações e receitas. Fechar essa torneira exige, mais do que criar manuais, acompanhar se estão sendo seguidos à risca.

Por isso, há a necessidade de elaborar fichas técnicas detalhadas e ter um controle de estoque afiado, o que é facilitado por sistemas de gestão automatizados.

Controlar o estoque

Com um cardápio de receitas padronizadas, é possível fazer uma projeção da quantidade de cada insumo, considerando que as porções sejam iguais. Desse modo, poderão ser planejadas as compras e reposições de acordo com a demanda, permitindo melhores negociações e evitando desperdícios.

Fazer inventários com frequência e controlar informações como data da compra, data de validade e preços também são boas práticas que ajudam a diminuir custos. Outro ponto relevante é desenvolver um relacionamento com os fornecedores, primando pelas parcerias em longo prazo.

Dar atenção às medidas sanitárias

A questão sanitária é uma das particularidades da gestão de um food service. Respeitar todos os protocolos evita muitos problemas. Além disso, atender plenamente essa questão deixa os consumidores seguros — e isso pode ser usado no marketing do negócio.

Usar o marketing e o atendimento para potencializar as vendas

Criar um relacionamento com o cliente é uma grande vantagem competitiva. Um atendimento personalizado, ágil e eficiente é garantia de retorno do consumidor. Ouvir as sugestões, minimizar erros e permitir pedidos personalizados também são formas de sair à frente da concorrência.

Os consumidores querem interagir com suas marcas preferidas. Hoje, o marketing deve primar por isso, principalmente nos meios digitais. Não se trata, somente, de mostrar o ambiente e a comida, mas de dar destaque ao cliente que gostou e elogiou, a um momento emocionante que ocorreu ou mesmo de responder aos comentários. Tudo isso estreita o relacionamento.

Como utilizar a tecnologia para melhorar a gestão de pizzarias?

Tenha um sistema de gestão integrado

A atenção demandada para organizar e fiscalizar todas as tarefas, com tantos detalhes, é grande. Um sistema de gestão permite acompanhar as vendas, o ticket médio da sua pizzaria e analisar outros indicadores essenciais em tempo real, além de integrar os módulos fiscais, fazer o controle de estoque e realizar compras junto aos fornecedores. Tudo isso de forma automática, segura e integrada, diminuindo as ações necessárias para apenas alguns cliques.

Tenha a SUA própria plataforma de delivery

As plataformas próprias de delivery são uma vantagem, pois diferente do que ocorre nos marketplaces, não é necessário competir com milhares de concorrentes. E o melhor: não é preciso gastar com comissionamentos a cada pedido, o que reduz drasticamente seus custos. Ter site e app próprios não é mais exclusividade de grandes redes e precisa ser implementado em todo e qualquer restaurante, dado o crescimento recente do delivery. Tenha uma plataforma de delivery completa que traz maior independência à sua operação.

Aceite pagamentoS Contactless

Os atendimentos com menos interação física entraram no centro das discussões com o início da pandemia e se apresentam como uma grande tendência para os próximos anos no food service. Por isso, você precisa adaptar o seu negócio para essa nova demanda do consumidor. Aceite pagamentos via carteiras digitais, PIX e por aproximação, pois isso deixa o cliente mais confortável para consumir no seu estabelecimento.

OFEREÇA SOLUÇÕES DE AUTOSSERVIÇO

Ainda na linha do contactless, tecnologias onde o próprio consumidor realiza o pedido dão autonomia para o cliente, além de reduzir consideravelmente os custos da operação. No caso de pizzarias, há tecnologias como totens de autoatendimento e cardápios digitais via tablets ou QR Code em cima da mesa que otimizam o atendimento, pois o cliente não precisa aguardar o garçom e os pedidos já são enviados diretamente para a cozinha, o que minimiza erros.

Por que utilizar a tecnologia na gestão de pizzarias?

As tendências tecnológicas são irreversíveis e, para usufruir de seus benefícios, é preciso se manter atualizado com as inovações que surgem. Ser competitivo no ramo de food service exige sempre ter as informações mais recentes. Para isso, softwares de gestão são soluções para ganhar tempo, controle e evitar erros, tornando a administração mais eficiente.

Mas não é somente na administração que a tecnologia pode agregar, utilizar soluções no atendimento aumenta as vendas. As inovações agilizam o processo, diminuindo o tempo de resposta, principalmente em momentos de pico, como a Black Friday, deixando a clientela mais satisfeita.

A gestão como um todo se beneficia da possibilidade de acompanhar índices importantes, como tempo médio de atendimento, performance campanhas promocionais ou taxa de retorno de consumidores vinculados a um programa de fidelidade, melhorando o relacionamento com clientes.

Quais são os resultados de uma gestão eficiente?

Uma gestão eficiente significa enxugar gastos desnecessários sem deixar de prestar um excelente serviço. Há muitas oportunidades para isso dentro de uma pizzaria, desde diminuir desperdícios de alimentos até obter melhores negociações com fornecedores, passando por extinguir atividades que não agregam aos resultados.

Toda essa eficiência impactará positivamente o atendimento ao cliente, com mais agilidade no serviço — gerando mais vendas para o estabelecimento. Consumidores que sentem que suas necessidades são acolhidas, além de fiéis, tornam-se soldados da marca.

Uma administração altamente especializada e que utiliza ferramentas para acompanhar processos, analisar resultados e tomar decisões traz muitos benefícios para o negócio e é essencial para se destacar num mercado altamente competitivo.

Gerir uma pizzaria é uma atividade complexa e a tecnologia é uma grande parceira para descomplicar tarefas que tomam boa parte do seu tempo. Buscar o aperfeiçoamento contínuo garantirá o sucesso do seu negócio. Por isso, a Linx tem soluções na área de tecnologia para food service para você fortalecer sua gestão e faturar ainda mais.

Quer saber sobre como a Linx pode ajudá-lo? Entre em contato conosco, estamos prontos para elevar o sucesso de sua pizzaria.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente