Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Gestão de pedidos em restaurante: entenda como fazer de forma eficiente

Gestão de pedidos em restaurante: entenda como fazer de forma eficiente

O segmento de restaurantes tem diversas peculiaridades que o diferenciam dos demais. A gestão de pedidos, por exemplo, é uma atividade que exige um fluxo diferente em relação a outras áreas. Por isso, demanda atenção especial no planejamento e na execução.

A entrega de qualquer pedido é parte determinante no modo como a empresa se relaciona com o consumidor. Ela cria o primeiro contato e, por consequência, as impressões iniciais que essa pessoa vai ter do seu negócio. Se você também precisa melhorar a gestão de pedidos no seu restaurante, continue a leitura e descubra como tornar esse serviço melhor.

Qual é a importância de uma gestão de pedidos eficiente?

A demanda de um restaurante flutua muito ao longo do dia. Pense, por exemplo, em um comércio que serve almoço e jantar. Normalmente de manhã não está aberto, próximo ao horário de atendimento o volume aumenta e, durante o período mais comum das refeições, a demanda tem o seu ápice. Para tornar tudo ainda mais complexo, o delivery cresceu exponencialmente, portanto o restaurante precisa atender o público local sem se esquecer de cumprir o prazo de entrega prometido nas entregas em domicílio.

Para que não ocorram problemas nos momentos de pico, é importante ter uma estratégia para organizar melhor todos os pedidos, centralizá-los em uma só plataforma  e coordenar as entregas da cozinha. Quando não existe otimização desse serviço, ocorrem atrasos na entrega, má qualidade das refeições e insatisfação dos clientes.

Toda vez que o restaurante realiza boas estratégias para o gerenciamento de pedidos, a equipe de colaboradores não fica pressionada e os consumidores recebem tudo do jeito que pediram e no horário combinado. Por isso, investir em recursos que contribuam para essa dinâmica é tão importante.

Como melhorar a gestão de pedidos do seu negócio?

Grande parte das melhorias surge com a ajuda de novas tecnologias que permitem a automação e a organização de inúmeras tarefas. Como a dinâmica de entregas no restaurante é bastante intensa, podendo chegar a centenas de pedidos ao dia, contar com recursos que melhorem a coordenação é fundamental.

Confira agora alguns pontos específicos que você pode corrigir no seu estabelecimento.

Organizar e automatizar o atendimento

Se a sua equipe ainda faz a anotação dos pedidos em blocos de papel, você provavelmente já passou por algum momento constrangedor por causa de uma comanda perdida, refeições entregues de forma errada ou até mesmo não entregues. Situações assim deixam o consumidor profundamente insatisfeito e geram impacto financeiro negativo no negócio.

Problemas dessa natureza podem ser evitados com atendimento por meio de PDV móvel. Através de um Smart POS, sua equipe pode abrir mesas, lançar pedidos diretamente para a cozinha e até mesmo receber o pagamento, tudo com total mobilidade, otimizando sua mão de obra.

Para a operação delivery, a Linx conta com o Hub Delivery que permite integrar o restaurante com os principais marketplaces do mercado. Com o Hub Delivery, você recebe os pedidos diretamente no PDV, envia automaticamente para a cozinha e pode acompanhar todo o status de cada entrega. Isso contribui para ganhar mais agilidade durante o atendimento e minimiza os desperdícios ocasionados por erros no registro dos pedidos.

Banner CTA_9 passos para ter um restaurante com uma marca de impacto

Modernizar a gestão da cozinha

Mesmo com um sistema de recebimento de pedidos eficiente, existem algumas etapas até a entrega ser efetuada. Assim, criar melhorias na gestão da cozinha é importante para dar seguimento a um serviço de qualidade e um sistema de cozinha, também conhecido como KDS (Kitchen Display System), se faz essencial.

Um bom sistema de cozinha permite que cada prato tenha seu tempo de preparo registrado e informe isso ao time de cozinha para que tudo saia no ponto certo e com as personalizações desejadas por cada cliente, reduzindo drasticamente o desperdício de alimentos.

Imagine o caso dos consumidores que solicitam excluir algum ingrediente do prato. Para que essa informação não seja ignorada, é necessário incluir todos os dados durante o pedido e que isso seja bem comunicado à equipe de cozinha. Isso pode ocorrer, por exemplo, com relação ao ponto da carne. Uns gostam mau passada e outros bem passada.

Treinar a equipe de atendimento

A qualificação do capital humano é responsabilidade da empresa na hora da contratação ou após ela ser realizada. Em muitos casos, um bom atendimento consegue reverter situações complicadas e suprir os interesses dos clientes.

Imagine que, por exemplo, o consumidor recebe seu pedido com atraso e decide reclamar pelo serviço. Se a equipe estiver devidamente treinada, facilmente conseguirá lidar com a situação — seja por uma explicação cordial ao cliente ou por alguma compensação, como desconto ou um item grátis.

O treinamento não se limita à equipe de atendimento, também se estende para os integrantes da cozinha. Um dos principais problemas em restaurantes é o desperdício de matéria-prima e o mau uso dos recursos disponíveis. Para resolver problemas assim, é importante qualificar e orientar os colaboradores que trabalham diretamente na produção das refeições.

Estabelecer processos

A criação de uma linha de produção com processos bem estabelecidos permite desenvolver um ambiente mais eficiente e dinâmico durante o expediente. Para isso, deve-se avaliar as estimativas de demanda e orientar o mise en place conforme a expectativa de procura de cada prato.

Todo colaborador deve ter funções bem definidas e exercer apenas elas. Assim, vão ocorrer ganhos de aperfeiçoamento e se evitará a desordem na cozinha e no salão. Outro ponto determinante para melhorar os processos se refere a novas tecnologias que agilizam e organizam todo o serviço e atendimento.

Um sistema integrado e personalizado exclusivamente para as rotinas do restaurante auxilia os colaboradores na hora de desempenhar suas funções, seja com a ideia de criar um serviço mais eficiente e que detalha para a cozinha os interesses do cliente ou agilizar as atividades posteriores.

Gestao-de-pedidos-em-restaurante

Como a Linx pode contribuir para essas melhorias?

A digitalização do seu negócio é fundamental para implementar mudanças na gestão de pedidos, tanto por conta da automatização das comandas quanto pelo uso de um sistema moderno de gestão.

A Linx é referência na área de gestão para restaurantes. As soluções são desenvolvidas exclusivamente para atender às necessidades de um food service, além de contar com recursos totalmente personalizável para as particularidades do seu negócio.

Com todos os anos de expertise, a Linx evoluiu suas soluções — desde o self-service ao fast-food — e reuniu todas as melhorias no Degust One. Esse recurso entrega o status completíssimo da operação em um sistema em cloud fácil de usar. Assim, você consegue automatizar várias atividades e se concentrar na experiência do seu cliente.

Implementar melhorias na sua gestão de pedidos demanda bastante trabalho e esforço de todos os envolvidos. Contudo, ao utilizar os recursos oferecidos pela Linx, você assegura operações mais eficientes e aumento das vendas, ganha controle de seu negócio e investe em um relacionamento próximo com o consumidor.

Quer saber mais sobre as soluções que a Linx reserva para o seu negócio? Então, entre em contato conosco e leve esses benefícios para o seu restaurante agora mesmo!

Ir para

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas