Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
por Rogério Vieira
A quebra de estoques – incapacidade de suprir um pedido por falta de produto – impacta a rentabilidade do negócio e a satisfação do consumidor, que muitas vezes tem que se dirigir a mais de um lugar para comprar o que deseja.
É um problema conhecido do varejo, mas pesquisa recente mostra que ele pode ser muito mais grave do que se imaginava no setor farmacêutico.
O estudo, denominado “Raio-X da Cadeia de Medicamentos”, foi apresentado no evento Future Trends, promovido pela Abrafarma, e apontou que a falta de medicamentos nas farmácias pode chegar a 19% dos pedidos de alto giro e representar perdas estimadas de até R$ 2 bilhões de reais.
A pesquisa identificou que o problema também é grave nos distribuidores onde a quebra (incapacidade de suprir o pedido) chega a 14%.
A questão também foi apontada como fator crítico de sucesso por Sérgio Mena Barreto, que afirmou – em matéria da publicação Excelência Abrafarma, de dezembro de 2016 – que o bom desempenho das grandes redes durante o ano se deve principalmente à gestão eficiente de estoques.
A implantação de tecnologias permite melhorar sensivelmente os níveis de gestão moderna de estoques, pois dá visibilidade gerencial às quebras e, no caso de rede, ainda possibilita a integração entre os estoques de diferentes lojas.
Um bom software de gestão ainda traz vantagens adicionais ao negócio, pois permite melhorar a qualidade do inventário em lojas, controlar as rotinas passíveis de erros, reduzir riscos e perdas, inclusive com medicamentos vencidos, pagamentos de tributos duplicados e multas.
A integração de todos os aspectos do negócio em uma mesma solução de gestão também permite coletar e analisar dados de maneira inteligente, ágil e entender melhor o consumidor – outra competência considerada por especialistas como fundamental para o futuro das farmácias, e do varejo de modo geral.
Seja para melhorar a gestão de estoques, evitar falhas ou para criar relações mais consistentes, relevantes e lucrativas com o público, a integração de tecnologias vem ganhando destaque no varejo farmacêutico, e cada vez mais espaço em fóruns e discussões do setor.
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Rogério Vieira
Diretor do Segmento de Farmácias