EN

ENGLISH

Imagem Logo Linx

Blog

09/06/2017

Gestão de estoques tem oportunidade de até R$ 2 bilhões no setor farmacêutico

por Rogério Vieira

A quebra de estoques – incapacidade de suprir um pedido por falta de produto – impacta a rentabilidade do negócio e a satisfação do consumidor, que muitas vezes tem que se dirigir a mais de um lugar para comprar o que deseja.


É um problema conhecido do varejo, mas pesquisa recente mostra que ele pode ser muito mais grave do que se imaginava no setor farmacêutico.

O estudo, denominado “Raio-X da Cadeia de Medicamentos”, foi apresentado no evento Future Trends, promovido pela Abrafarma, e apontou que a falta de medicamentos nas farmácias pode chegar a 19% dos pedidos de alto giro e representar perdas estimadas de até R$ 2 bilhões de reais.

A pesquisa identificou que o problema também é grave nos distribuidores onde a quebra (incapacidade de suprir o pedido) chega a 14%.

A questão também foi apontada como fator crítico de sucesso por Sérgio Mena Barreto, que afirmou – em matéria da publicação Excelência Abrafarma, de dezembro de 2016 – que o bom desempenho das grandes redes durante o ano se deve principalmente à gestão eficiente de estoques.

A implantação de tecnologias permite melhorar sensivelmente os níveis de gestão moderna de estoques, pois dá visibilidade gerencial às quebras e, no caso de rede, ainda possibilita a integração entre os estoques de diferentes lojas.

Um bom software de gestão ainda traz vantagens adicionais ao negócio, pois permite melhorar a qualidade do inventário em lojas, controlar as rotinas passíveis de erros, reduzir riscos e perdas, inclusive com medicamentos vencidos, pagamentos de tributos duplicados e multas.

A integração de todos os aspectos do negócio em uma mesma solução de gestão também permite coletar e analisar dados de maneira inteligente, ágil e entender melhor o consumidor – outra competência considerada por especialistas como fundamental para o futuro das farmácias, e do varejo de modo geral.

Seja para melhorar a gestão de estoques, evitar falhas ou para criar relações mais consistentes, relevantes e lucrativas com o público, a integração de tecnologias vem ganhando destaque no varejo farmacêutico, e cada vez mais espaço em fóruns e discussões do setor.

Clique aqui e conheça todas as soluções para Farmácias e Drogarias da Linx. Nosso time está preparado para ajudar você a integrar todos os aspectos do seu negócio, possibilitando reduzir ineficiências e aproveitar melhor as oportunidades.


Rogério Vieira

Diretor do Segmento de Farmácias


Outras matérias

Peça uma proposta sem compromisso

  • Abrir Chat Comercial
  • Envie uma mensagem

    Preencha o formulário e envie uma mensagem ou, para falar com a área comercial, ligue para

    Acessar formulário