Como realizar a gestão de estoque em uma loja de autopeças? Descubra!

Como realizar a gestão de estoque em uma loja de autopeças? Descubra!

A gestão de estoque é muito importante em uma loja de autopeças e pode influenciar todo o negócio, do financeiro as vendas. Mesmo com uma vasta experiência no ramo, gestores tem encontrado dificuldade em otimizar essa tarefa e tirar o máximo proveito dela para os resultados.

Neste artigo, vamos te levar por uma jornada de descoberta tratando desse tema, desde sua importância até o papel que a tecnologia desempenha, como uma tendência, a fim de obter os melhores processos, explicaremos, também, como realizar uma gestão de estoque eficiente para uma loja de autopeças. Confira!

Gestão de estoque

Por que ter um bom controle de estoques na loja de autopeças?

O controle de estoques tem impactos na gestão fiscal e financeira da loja, bem como na qualidade do atendimento ao cliente. A questão logística do Brasil também tem efeitos nesse processo, uma vez que, a busca do cliente muitas vezes é condicionada a agilidade da entrega.

A diversidade de peças disponíveis no mercado e a especificidade exigida por cada modelo de veículo tornam o varejo automotivo dependente da qualidade dessa gestão. Isso porque precisa ter o produto certo no momento da venda. Nesse sentido, os melhores resultados são obtidos por quem tem a maior capacidade de prever necessidades, aproveitando oportunidades de negociação e reduções de custos.

Como realizar a gestão de estoque de forma simples e eficaz?

Se a gestão de estoque é uma atividade central no ramo de autopeças, a forma como é realizada tem que ser ao mesmo tempo simples e eficaz, para otimizar processos e atender plenamente ao negócio. Nesse sentido, algumas ações devem ser feitas a fim de atingir tais objetivos, veja:

Estruture processos internos – Defina o que precisa ser feito, dividindo em atividades e conjuntos de ações, especifique quando, onde, por quem e tenha um padrão de procedimento para o modo como cada tarefa deve ser executada;

1) Padronize as descrições e separe os produtos em categorias

Com o objetivo de ter uma organização interna dos estoques que facilite o momento da venda, na qual cada item possa ser encontrado com rapidez em seu registro como no almoxarifado. Assim, a padronização de descrições e a categorização são os meios mais simples;

2) Registre tudo com precisão e em tempo real

A disciplina deve pautar a atividade de registro, tanto para evitar problemas com o fisco, quanto para garantir que as informações estejam corretas e atualizadas durante o atendimento ao consumidor e para efetuar análises;

3) Use tecnologia e automatize tarefas

A utilização de softwares agiliza processos e permite que algumas atividades sejam realizadas automaticamente, diminuindo a carga de trabalho e evitando falhas humanas;

4) Faça inventários periódicos

A conferência dos estoques é necessária para assegurar a acuidade dos dados, que pode ser comprometida por falhas ocorridas no processo.

Como acertar na compra de peças para a revenda?

Não basta ter uma gestão de estoques eficiente para garantir que não haverá faltas que mitigam a confiança do cliente na loja, ou sobras que causarão efeitos financeiros negativos. Para evitar que isso ocorra, o planejamento de estoques está ligado a utilização de boas práticas de compra.

Tenha as informações – O registro preciso dos estoques proporciona um histórico completo das movimentações, evidenciando o giro, as sazonalidades e as preferências do consumidor. Conhecer e analisar esses dados permitirão a melhor definição do que comprar, em que quantidade e quando;

Considere os custos de armazenamento – Se a quantidade de produtos armazenados tem um papel preponderante para evitar faltas ou excessos, isso não pressupõe que todos os itens devem estar no almoxarifado. Peças com disponibilidade para recebimento rápido e direto do fornecedor podem ser adquiridas quando à demanda diminuindo os custos de armazenamento;

Defina quantidades mínimas e máximas para cada item – Com base nos fatores internos e externos citados, será possível estabelecer parâmetros de quantidade para que não haja desabastecimento ou sobra, facilitando o momento da compra.

Como um software pode ajudar com isso?

Enquanto registros físicos ou tabelas em Excel demandam um lançamento manual e a parte de cada entrada ou saída, os softwares informatizados integram a emissão da nota fiscal ao consumidor, a baixa no sistema e ainda permitem realizar a inserção de notas do que foi recebido por meio do arquivo eletrônico da mesma.

Os parâmetros estabelecidos como lote mínimo e máximo poderão ser automatizados e apresentarem um alerta quando atingidos. Além disso, a geração de relatórios e planilhas com base em todo o banco de dados será simples e fácil, possibilitando a personalização dos mesmos às necessidades do gestor e especificidades do estabelecimento.

Quais os diferenciais da solução da Linx?

A Linx é especializada em softwares de gestão de varejo, com soluções específicas para cada segmento. Proporcionamos para nossos clientes um sistema informatizado abrangente para a administração operacional, financeira, comercial, estratégica e de marketing em lojas de autopeças.

Nossa tecnologia permite a total integração dos processos, sejam na loja física ou no e-commerce, oferece diversas formas de pagamento e possibilita que campanhas promocionais, programas de fidelização e ações para a recompra possam ser realizadas diretamente no PDV.

Isso tudo com um layout intuitivo para que os controles e acompanhamentos sejam feitos em tempo real e que as informações e dados históricos possam ser mais aproveitados, gerando oportunidades de negócio e economia.

Garantir que a gestão de estoque seja feita com excelência é fundamental no ramo de autopeças. A disponibilidade e a gama de opções são os principais diferenciais competitivos nesse tipo de varejo. Para tanto, lançar mão de boas práticas no planejamento e execução dessa atividade, assim como na realização das compras, permite a otimização de todo o processo.

Administrar bem os estoques assegura benefícios para o gestor, podendo ser potencializado com o uso de softwares informatizados, como os da Linx. Essas tecnologias facilitam o acompanhamento e controle de todas as ações e informações do negócio. Quer informatizar sua loja? Escolher o melhor parceiro nessa hora é fundamental.

Agora que você entende as várias vantagens que os sistemas da Linx disponibilizam e podem agregar ao seu comércio, que tal entre em conato conosco. Podemos agendar uma demonstração para que você tenha toda a segurança em nos contratar.

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