Autopeças
Ecossistema completo para o seu negócio automotivo
A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e bem-sucedida de concessionárias e montadoras no setor automotivo. Saiba mais
A gestão de estoque é muito importante em uma loja de autopeças e pode influenciar todo o negócio, do financeiro as vendas. Mesmo com uma vasta experiência no ramo, gestores tem encontrado dificuldade em otimizar essa tarefa e tirar o máximo proveito dela para os resultados.
Neste artigo, vamos te levar por uma jornada de descoberta tratando desse tema, desde sua importância até o papel que a tecnologia desempenha, como uma tendência, a fim de obter os melhores processos, explicaremos, também, como realizar uma gestão de estoque eficiente para uma loja de autopeças. Confira!
O controle de estoques tem impactos na gestão fiscal e financeira da loja, bem como na qualidade do atendimento ao cliente. A questão logística do Brasil também tem efeitos nesse processo, uma vez que, a busca do cliente muitas vezes é condicionada a agilidade da entrega.
A diversidade de peças disponíveis no mercado e a especificidade exigida por cada modelo de veículo tornam o varejo automotivo dependente da qualidade dessa gestão. Isso porque precisa ter o produto certo no momento da venda. Nesse sentido, os melhores resultados são obtidos por quem tem a maior capacidade de prever necessidades, aproveitando oportunidades de negociação e reduções de custos.
Se a gestão de estoque é uma atividade central no ramo de autopeças, a forma como é realizada tem que ser ao mesmo tempo simples e eficaz, para otimizar processos e atender plenamente ao negócio. Nesse sentido, algumas ações devem ser feitas a fim de atingir tais objetivos, veja:
Estruture processos internos – Defina o que precisa ser feito, dividindo em atividades e conjuntos de ações, especifique quando, onde, por quem e tenha um padrão de procedimento para o modo como cada tarefa deve ser executada;
Com o objetivo de ter uma organização interna dos estoques que facilite o momento da venda, na qual cada item possa ser encontrado com rapidez em seu registro como no almoxarifado. Assim, a padronização de descrições e a categorização são os meios mais simples;
A disciplina deve pautar a atividade de registro, tanto para evitar problemas com o fisco, quanto para garantir que as informações estejam corretas e atualizadas durante o atendimento ao consumidor e para efetuar análises;
A utilização de softwares agiliza processos e permite que algumas atividades sejam realizadas automaticamente, diminuindo a carga de trabalho e evitando falhas humanas;
A conferência dos estoques é necessária para assegurar a acuidade dos dados, que pode ser comprometida por falhas ocorridas no processo.
Não basta ter uma gestão de estoques eficiente para garantir que não haverá faltas que mitigam a confiança do cliente na loja, ou sobras que causarão efeitos financeiros negativos. Para evitar que isso ocorra, o planejamento de estoques está ligado a utilização de boas práticas de compra.
● Tenha as informações – O registro preciso dos estoques proporciona um histórico completo das movimentações, evidenciando o giro, as sazonalidades e as preferências do consumidor. Conhecer e analisar esses dados permitirão a melhor definição do que comprar, em que quantidade e quando;
● Considere os custos de armazenamento – Se a quantidade de produtos armazenados tem um papel preponderante para evitar faltas ou excessos, isso não pressupõe que todos os itens devem estar no almoxarifado. Peças com disponibilidade para recebimento rápido e direto do fornecedor podem ser adquiridas quando à demanda diminuindo os custos de armazenamento;
● Defina quantidades mínimas e máximas para cada item – Com base nos fatores internos e externos citados, será possível estabelecer parâmetros de quantidade para que não haja desabastecimento ou sobra, facilitando o momento da compra.
Enquanto registros físicos ou tabelas em Excel demandam um lançamento manual e a parte de cada entrada ou saída, os softwares informatizados integram a emissão da nota fiscal ao consumidor, a baixa no sistema e ainda permitem realizar a inserção de notas do que foi recebido por meio do arquivo eletrônico da mesma.
Os parâmetros estabelecidos como lote mínimo e máximo poderão ser automatizados e apresentarem um alerta quando atingidos. Além disso, a geração de relatórios e planilhas com base em todo o banco de dados será simples e fácil, possibilitando a personalização dos mesmos às necessidades do gestor e especificidades do estabelecimento.
A Linx é especializada em softwares de gestão de varejo, com soluções específicas para cada segmento. Proporcionamos para nossos clientes um sistema informatizado abrangente para a administração operacional, financeira, comercial, estratégica e de marketing em lojas de autopeças.
Nossa tecnologia permite a total integração dos processos, sejam na loja física ou no e-commerce, oferece diversas formas de pagamento e possibilita que campanhas promocionais, programas de fidelização e ações para a recompra possam ser realizadas diretamente no PDV.
Isso tudo com um layout intuitivo para que os controles e acompanhamentos sejam feitos em tempo real e que as informações e dados históricos possam ser mais aproveitados, gerando oportunidades de negócio e economia.
Garantir que a gestão de estoque seja feita com excelência é fundamental no ramo de autopeças. A disponibilidade e a gama de opções são os principais diferenciais competitivos nesse tipo de varejo. Para tanto, lançar mão de boas práticas no planejamento e execução dessa atividade, assim como na realização das compras, permite a otimização de todo o processo.
Administrar bem os estoques assegura benefícios para o gestor, podendo ser potencializado com o uso de softwares informatizados, como os da Linx. Essas tecnologias facilitam o acompanhamento e controle de todas as ações e informações do negócio. Quer informatizar sua loja? Escolher o melhor parceiro nessa hora é fundamental.
Agora que você entende as várias vantagens que os sistemas da Linx disponibilizam e podem agregar ao seu comércio, que tal entre em conato conosco. Podemos agendar uma demonstração para que você tenha toda a segurança em nos contratar.