Lojas de conveniência
Gestão Comércio Local: 3 dicas para gerenciar seu negócio
Um sistema de gestão de comércio local é uma ótima alternativa para garantir o sucesso do mercado de proximidade e
Nenhum negócio consegue sucesso hoje em dia se não estiver baseado em tecnologia. Veja como a gestão dos empórios pode se beneficiar com o uso de sistemas
Em qualquer negócio, uma boa gestão é garantia de controles, processos e resultados. Especialmente no varejo de proximidade, que lida com milhares de consumidores em pequenas transações cotidianas. Sem uma gestão eficiente, rapidamente negócios como empórios, minimercados, adegas, padarias e açougues perdem o controle e podem passar a operar no prejuízo.
Hoje em dia, nenhum negócio consegue se destacar e ter sucesso por bastante tempo se não estiver baseado em tecnologia. Contar com um sistema de gestão inteligente passa a ser, assim, fundamental. Não existe uma única solução que resolve tudo o que todo o varejo precisa: cada negócio tem suas particularidades e, com isso, um conjunto de tecnologias cria uma solução que atende o que seu empório precisa. De acordo com sua capacidade de investimento e seus objetivos.
Para isso, leve em conta os seguintes pontos na escolha de uma solução que alavanque as vendas e faça a gestão do seu empório:
Empórios que têm uma boa gestão conseguem entender por que o cliente prefere sua loja e não a de um concorrente. Com base nisso, conseguem impulsionar suas vantagens competitivas e contornar suas desvantagens. Grande parte dessas vantagens está em processos de negócios eficientes, tanto na frente de caixa quanto na retaguarda e na administração.
Quando um empório possui processos de negócios eficientes e produtivos, ele consegue aproveitar melhor o tempo das equipes, automatizar atividades, diminuir erros e retrabalhos, melhorar a operação e reduzir custos. Com muita frequência, adotar uma plataforma de gestão completa faz com que o empório passe a usar processos de negócios definidos e padronizados, tais como:
A gestão empórios nasce em um bom sistema de frente de caixa. Ele é o “cérebro” do negócio, pois reúne as informações de vendas e permite extrair dados para gerar inteligência para o negócio. Isso permite que o gestor tenha controle total e identifique oportunidades de crescimento.
Quando o seu empório possui um bom sistema de gestão de frente de caixa, ele passa a entender o que leva o cliente a optar por sua loja e, então, aproveitar esse conhecimento para buscar vendas adicionais. O resultado aparece rapidamente em aspectos como a melhora do mix de produtos, do layout, da oferta de serviços e de soluções de pagamento.
Nesse caso, o empório passa a oferecer uma melhor experiência de compra para seus clientes. Eles sentem que o local tem exatamente o que eles procuram, economiza o valioso tempo e facilita a descoberta de outros produtos.
Empórios são negócios de margens apertadas, em que a frequência dos clientes é o que gera resultados. Por isso, as lojas precisam estar estocadas com os produtos que têm saída – e diminuir a possibilidade de ter itens encalhados. Ganha tem tiver uma gestão inteligente dos seus estoques.
Ao analisar um sistema de gestão de estoques, o empório deve levar em conta se a solução permite:
O cliente não vê diferença entre digital e físico: ele procura o que é mais prático em cada situação. Pode ser a ida ao empório, ou uma compra no aplicativo, ou enviar uma mensagem no WhatsApp para receber o produto em questão de minutos. Para conquistar o consumidor, o varejo precisa estar presente em todas essas oportunidades. Quem não está no digital perde oportunidades de conhecer o cliente, interagir e vender.
Por isso, seu empório precisa estruturar uma presença omnichannel. Suas soluções de tecnologia precisam:
As principais estratégias de crescimento e aumento de resultados no varejo dependem da venda de itens exclusivos, de promoções personalizadas e de contar com o estoque ajustado para as necessidades de cada momento. E isso só acontece quando o varejo entende quais são os produtos, preços e promoções que impactam seus clientes e geram vendas.
Para conseguir fazer isso, a gestão do seu empório precisa ser capaz de coletar e analisar os dados de compra dos clientes para entender cada vez melhor o comportamento de cada pessoa. Todos gostam de ser tratados como únicos. Por isso, sua plataforma de gestão precisa contar com essa capacidade, para gerar mais vendas e aumentar suas margens.
Por isso, invista na personalização em escala do relacionamento com seus clientes. O uso de tecnologia permite que seu empório converse individualmente com milhares de clientes e conheça muito bem cada um deles. Com isso, seu negócio consegue entender o consumidor e aproveitar oportunidades específicas de venda, a partir de ofertas e promoções personalizadas, pontuação extra no programa de fidelidade, estímulo ao uso de meios de pagamento digitais e gamificação do relacionamento, entre outras ferramentas.
A Linx conta com uma série de soluções especializadas na gestão do varejo de proximidade. Empórios, minimercados, padarias, açougues, lojas de conveniência e outros negócios podem impulsionar suas vendas usando soluções inteligentes que permitem administrar seu negócio com eficiência. Não importa seu tamanho ou segmento. Quer saber mais? Fale com a gente!