Gestão de consultórios e clínicas médicas: 6 dicas para otimizar!

Gestão de consultórios e clínicas médicas: 6 dicas para otimizar!

Muitos são os desafios para realizar a gestão das clínicas médicas, mas com o Linx ClinicWeb conseguimos otimizar os processos e oferecer uma boa experiência na jornada do paciente. 

A gestão de clínicas médicas é algo que deve ser feito constantemente para se destacar na concorrência. Por isso, as marcações de consultas, os cadastros dos pacientes, atendimento e a gestão financeira devem ser feitas de maneira eficiente para proporcionar uma boa experiência para o público que busca por algum serviço médico.

Para alcançar o sucesso de gestão em sua clínica médica é preciso ter um controle de dados administrativos e operacionais alinhados. Para manter uma instituição bem organizada é preciso oferecer atendimentos mais humanizados, sem atrasos e livres e glosas (não pagamento de planos de saúde). 

Clínicas médicas

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer a gestão de clínicas médicas. Confira!

6 formas de fazer a gestão das clínicas médicas

É essencial que as clínicas médicas estabeleçam rotinas para otimização do negócio. Para isso, confira alguns passos que serão úteis. 

1. Marcação de consulta

Quando um paciente procura marcar uma consulta médica, ele deseja que esse processo seja rápido e com um bom atendimento. Muitas vezes quando liga para um número que não atende, já é o suficiente para que aquela pessoa não procure mais aquele médico. Atualmente, por conta das evoluções tecnológicas, já conseguimos marcar consultas em sites, por aplicativos de mensagem e até por chatbots.

Com as rotinas mais corridas das pessoas, nem sempre ligar para a clínica pode ser o suficiente. Por isso, é importante investir em tecnologias para otimizar as marcações de consultas de acordo com o estilo de vida do paciente. 

2. Tempo da secretária

Quando falamos em otimizar a gestão das clínicas médicas, incluímos também a gestão de tempo das secretarias. Além de bons equipamentos para realizar o trabalho, é preciso investir em treinamentos, alinhar as expectativas e contar com software que permite otimizar as atividades repetitivas do consultório.

Quando se otimiza o tempo dos colaboradores, ele consegue dar mais apoio aos pacientes durante o atendimento inicial. Lembre-se que a primeira impressão é fundamental para conquistar os pacientes. 

3. Cadastro de pacientes

O processo de cadastrar um paciente no sistema da clínica pode ser lento quando não se tem uma ferramenta adequada. Por isso, tenha cadastrado apenas os dados necessários do cliente no primeiro atendimento ainda na recepção. Dessa forma, investir em um sistema de gestão online, que seja seguro, pode facilitar o preenchimento dessas informações. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a atualização dos cadastros dos pacientes. Com essas informações em dia, é possível realizar um relacionamento mais próximo com o paciente. 

4. Atendimento eficiente

A experiência do paciente está ligada ao atendimento que ele teve durante o processo de marcação de consulta até o encontro com o médico. Por isso, é importante oferecer uma consulta personalizada, humanizada e ainda causar uma boa impressão.

Além disso, é importante oferecer ferramentas que melhorem o relacionamento com o paciente, como um e-mail de ‘feliz aniversário’, ou de retorno de consultas. Também, é fundamental uma boa infraestrutura para realizar um atendimento mais adequado e confortável para o paciente. Não se esqueça! O pós-atendimento é o diferencial quando se deseja cativar aquela pessoa que procurou a clínica em busca de solução para a sua saúde. 

5. Controle financeiro

Além do atendimento, é muito importante otimizar a gestão financeira das clínicas médicas. Quando não se tem um controle das finanças, é inevitável que os consultórios fechem e pare de oferecer seus atendimentos. Para que as clínicas não passem por isso, é fundamental o uso de um sistema de gestão que consiga automatizar os balanços, apontar os erros e mostrar o momento certo de investir em crescimento. 

Com esse controle, é possível concentrar os gastos em um único local, entender as movimentações financeiras, controlar os registros de recebimentos e evitar as glosas médicas. Quando tudo está bem alinhado, é possível analisar as principais fontes rendas que o consultório recebe, seja por tipo de procedimento ou público.

6. Software de gestão

Para realizar a otimização das clínicas médicas precisa de um software que esteja preparado para desafios. Somente um bom sistema é capaz de reunir as soluções para todos os temas abordados neste artigo. 

Para ter sucesso na gestão de consultório, a tecnologia será uma grande aliada para  reduzir a ocorrência de glosas, organizar o fluxo de atendimento, realizar uma triagem efetiva, garantir a segurança de dados, e ainda, oferecer a melhor experiência para o seu paciente. 

Com o Linx ClinicWeb você encontra tudo que você precisa para realizar aprimorar a gestão das clínicas médicas. Do agendamento de consultas, informações de acompanhamento sobre paciente e o controle financeiro, você encontra tudo que eu consultório precisa. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma apresentação do nosso sistema e veja como podemos transformar a gestão das clínicas médicas. 

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