Confeitaria: como melhorar a gestão com o uso de tecnologia
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Confeitaria: como melhorar a gestão com o uso de tecnologia

Para acompanhar a velocidade das transformações do mercado e tomar as melhores decisões de gestão na confeitaria, o uso de soluções tecnológicas faz toda a diferença. Confira!

O varejo é um negócio extremamente dinâmico e competitivo. Conquistar a confiança do cliente é difícil e, com inúmeros concorrentes à espreita, basta um deslize para correr o risco de perder a preferência do consumidor. E ter o melhor produto não basta: sua confeitaria pode fazer o bolo mais saboroso do mundo, mas vários outros fatores podem fazer o cliente ir para outro lugar.

A adoção de um sistema de gestão do PDV traz mais eficiência para a confeitaria e permite que o negócio se desenvolva mais rápido. Além de proporcionar um atendimento rápido e eficiente, a tecnologia melhora o relacionamento com o cliente, gera insights sobre as preferências do consumidor e, para quem estiver atento, revoluciona a gestão do negócio.

gestão de confeitaria

Você quer saber como melhorar a gestão da confeitaria com a tecnologia?

Como a tecnologia pode transformar a gestão da confeitaria

O uso de recursos tecnológicos pode trazer ganhos em várias áreas da sua confeitaria. Para lidar com um mercado cada vez mais competitivo, passa a ser essencial aproveitar tudo o que um bom sistema de gestão pode oferecer. Por isso, esteja atento a possibilidades de ganho em áreas como:

Controle dos estoques da confeitaria

Por mais arte que exista no cardápio das confeitarias, esse é um negócio que envolve bastante ciência. A receita correta de cada produto tem uma quantidade definida de cada ingrediente e, assim, é possível controlar os estoques para evitar desperdícios e perdas. Um bom sistema de gestão faz a conexão entre os produtos vendidos e os insumos usados. Dessa forma, é possível saber rapidamente se é preciso comprar mais farinha ou chocolate, por exemplo.

Controlar os estoques também garante que nada se perca por vencimento. Tudo isso significa mais qualidade para os itens do menu e mais vendas para sua loja.

Promoções na confeitaria

Existem vários motivos para uma confeitaria realizar promoções. Essa pode ser uma forma interessante de apresentar um novo item e medir a aceitação do público, ou uma maneira de acelerar as vendas de itens que estão tendo um desempenho abaixo do esperado.

Quando conectadas aos dados de cada consumidor, as promoções funcionam como uma forma de oferecer aos clientes itens com mais possibilidade de venda, ao mesmo tempo em que se estimula o upsell, com produtos que deixam margens mais saudáveis para o negócio.

Gestão de orçamento

Bons sistemas de gestão para confeitaria “amarram as pontas” do negócio, fazendo a conexão entre o que foi planejado para a semana / mês / trimestre / ano e o que efetivamente está acontecendo no negócio. A gestão financeira é o oxigênio que faz a empresa ter vida longa. Por isso, é preciso controlar de perto o desempenho do negócio. E é justamente isso que o sistema faz, apresentando informações relevantes e em tempo real para que o empreendedor possa tomar as melhores decisões.

Fidelização dos clientes

Já é praticamente senso comum que seus atuais clientes são os mais lucrativos. Como se não bastasse, é muito mais barato trazer esses consumidores para uma nova compra do que tentar alcançar alguém que não conhece sua marca e seus produtos. É por isso que uma parcela cada vez maior dos esforços das marcas está focada na fidelização dos consumidores. Afinal de contas, essa é a chave para o varejo aumentar suas vendas.

Fidelizar os clientes depende de uma série de fatores, como a coleta de dados dos consumidores (para entender seu comportamento), a análise dessas informações em tempo real, a gestão de campanhas promocionais, a análise do retorno sobre o investimento em cada campanha e uma retroalimentação constante desse ciclo. Assim, os aprendizados vão se acumulando – e os resultados são cada vez melhores e mais rápidos.

Só que isso não acontece sem o uso de tecnologia para integrar as informações, facilitar as análises e permitir a aplicação das ações promocionais mais adequadas para cada público e cada produto. É por isso que soluções de CRM se tornam cada vez mais importantes na dinâmica do varejo – e deveriam fazer parte da estratégia de gestão da sua confeitaria.

Gestão de delivery para confeitarias

A etapa do delivery se tornou, durante a pandemia, a mais importante fronteira competitiva do varejo de alimentos. Não basta ter o melhor produto: é preciso disponibilizar esse produto na hora que o consumidor quiser. O que normalmente significa “para já”: nos últimos dois anos, os clientes se acostumaram com as entregas super rápidas e, com isso, quem consegue entregar em questão de minutos fica em vantagem.

É por isso que o delivery oferece grandes vantagens quanto está integrado ao sistema de gestão. Mesmo que sua confeitaria não tenha um aplicativo de entregas, é possível se conectar às principais plataformas de delivery do mercado, o que oferece vantagens como:

  • Aumento do destaque da sua loja;
  • Possibilidade de alcançar novos mercados e conquistar mais clientes;
  • Aumento de vendas;
  • Baixo custo de integração;
  • Simplicidade na gestão.

Sistemas de gestão de confeitarias que possuem integração nativa com os aplicativos de delivery simplificam os processos de negócio de sua empresa, evitam custos extras com tecnologia e permitem que, rapidamente, sua confeitaria conquiste novos mercados.

Meios de pagamento para confeitaria

O setor de meios de pagamento é um dos que mais tem mudado nos últimos anos. A expansão do Pix, que nasceu em novembro de 2020 e hoje já movimenta quase R$ 800 bilhões por mês, segundo o Banco Central, mostra a intensidade dessa transformação. E se você não está preparado para lidar com isso, perde oportunidades de venda.

Por essa razão, é importante contar com soluções de meio de pagamento, integradas de forma nativa ao sistema de gestão, para que você explore ao máximo as possibilidades do mundo físico e do digital. Além de aceitar as principais bandeiras e carteiras digitais do mercado, sua loja fica pronta para se adaptar rapidamente a qualquer mudança que aconteça e para negociar melhores condições comerciais com as diversas empresas do setor.

Para melhorar a tomada de decisões, entender melhor o comportamento dos clientes, gerenciar bem seus estoques e as finanças da sua loja, nenhum varejo pode abrir mão do uso da tecnologia. A Linx é líder de mercado e conta com soluções tecnológicas que trazem grandes ganhos de produtividade e eficiência para a gestão da confeitariaConte com a gente para ajudar em sua jornada de digitalização e crescimento!

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