Autopeças
Ecossistema completo para o seu negócio automotivo
A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e bem-sucedida de concessionárias e montadoras no setor automotivo. Saiba mais
É momento de transformação. Como todos sabemos, 2020 foi um ano turbulento para muitos segmentos da economia, sobretudo para quem opera no setor automotivo. Por isso, elaboramos este conteúdo elencando os principais insights para a gestão de concessionárias.
Aqui, reunimos as principais curiosidades sobre o tema. Como referência, compilamos uma série de tendências indicadas pela NADA, a National Automotive Dealers Association, que é uma organização de referência no apoio a esse setor no mercado americano. Então, não perca tempo e acompanhe!
Apesar da queda drástica nas vendas nos primeiros meses de 2020, o interesse do consumidor não deixou de existir — na realidade, até aumentou. Mais do que nunca, as pessoas estão fazendo o possível para trocar o transporte público por veículos próprios.
Como exemplo, podemos destacar alguns insights. Em 2020, a busca no Google pela expressão “É um bom momento para comprar um carro” aumentou 900%. Já em uma pesquisa elaborada pelo Grupo Globo, sobre como a pandemia afetou aqueles que não têm carro, os resultados apontaram que:
● 4 em cada 10 pessoas pretendem comprar um veículo;
● dessas, 22% pretendiam fazê-lo entre 2020 e 2021;
● entre aquelas que não desejavam comprar, 40% estavam dispostas a mudar de ideia, a depender das condições financeiras, como o meio de pagamento;
● além da rejeição ao transporte público, 14% acreditam que é um bom negócio, e 14% pretendem utilizar o veículo como ferramenta de trabalho.
Além disso, vale notar que a pandemia acelerou a transformação digital no setor automotivo. O e-commerce está mais perto do que você imagina, com o consumidor cada vez mais confortável com a jornada de compra digital.
Outro ponto que merece sua atenção, sobretudo se opera com modelos seminovos e usados, é o benefício desse segmento diante da alta nos preços dos zero-quilômetro. Conforme os novos encarecem, os semis e usados crescem no radar do consumidor.
Além disso, vale destacar a conveniência no atendimento. Quanto mais intuitivas as soluções, como estratégias de omnichannel e digitalização do atendimento, mais confortável estará o consumidor.
Essa pergunta pode ser solucionada com uma simples resposta: investindo em tecnologia! Se a pandemia ensinou algo ao mercado, foi justamente sobre a importância do digital para a sobrevivência dos negócios.
Quer oferecer um tour virtual pela concessionária? Tecnologia. Quer modernizar a gestão de estoques, serviços e relacionamentos? Tecnologia. Quer conquistar clientes respeitando o distanciamento social? Tecnologia.
Este é um momento que exige inovação e, até mesmo, a reinvenção de alguns aspectos do seu negócio. Como exemplo, ao que tudo indica, a modalidade de “carro por aluguel” está crescendo rapidamente — e não só no Brasil, mas em todo o mundo.
No fim das contas, cabe à gestão da concessionária identificar essas novas oportunidades e ferramentas, fazendo o que estiver a seu alcance para seguir captando clientes, nutrindo o relacionamento, ampliando o lifetime value e apostando em omnichannel, conveniência, digitalização, e-commerce, marketing e afins.
Agora que você conhece as principais tendências para a gestão de concessionárias, aproveite para iniciar a modernização do seu negócio. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!