Nas livrarias, no cinema e na televisão, a culinária se mostra cada vez mais capaz de alcançar diferentes públicos, invadindo – não só por seus aromas e sabores – outras áreas como a do entretenimento e da cultura. Na boca do povo literalmente, ganhou notoriedade, conquistando fãs, inspirando e deixando claro que o entusiasmo por boa comida traz também efeitos diretos para a economia do Brasil.
Na contramão da forte retração que o país enfrenta, o ramo de food service segue em significativa expansão. O crescimento é tanto que, desde 2014, a quantidade de novos empreendimentos no segmento – incluindo restaurantes, lanchonetes, padarias e cafés – tem avançado cerca de dois dígitos por ano.
Em números, a fração responsável pela alimentação do brasileiro fora de casa atingiu R$139,59 bilhões em 2015, o que representa um aumento de mais de 8,3%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mas ainda que o cenário seja positivo é preciso estar atento, em um mercado acirrado e versátil como este, só sobrevivem as empresas que sabem gerir bem o negócio.
Para não deixar que a crise afete investimentos de uma vida toda, a necessidade das redes serem mais eficientes, tendo rápida resposta no gerenciamento de ativos e pessoas, tornou-se vital tanto para captar novos consumidores e manter os já fidelizados, como para minimizar gastos, aumentar a rentabilidade e driblar a concorrência.
Optar por uma gestão de ponta a ponta, ou seja, com integração total dos processos da loja – do pedido à cozinha, do caixa ao estoque, é a chave para o sucesso. Algumas regras, inclusive, valem para os mais variados tipos de franchising – do fast food aos restaurantes destinados a atenderem consumidores mais exigentes. Uma delas é administrar com perfeição todas as etapas dentro da cozinha.
Conhecido como o grande vilão de qualquer estabelecimento da área, o desperdício de matéria-prima merece atenção redobrada. Afinal, um controle adequado da produção, unindo velocidade, precisão e a abolição de gastos sem proveito traduzem-se diretamente em lucro. Neste panorama, investir em tecnologia para ajudar no domínio dessas tarefas tem sido a alternativa encontrada por muitos empresários.
Com o Linx Degust, hoje já é possível monitorar, de forma bastante precisa, o desempenho do seu negócio na elaboração de cada um dos itens do cardápio. Na ficha técnica de seus produtos, o gestor pode visualizar, por exemplo, todos os detalhes sobre os ingredientes necessários na preparação das ofertas. O que ajuda bastante é que essas informações aparecem devidamente incorporadas aos dados sobre o estoque.
Assim, além de ficar muito mais fácil administrar o que ocorre no dia a dia – algo que impacta, diretamente, também nos níveis de produtividade –, todos os envolvidos passam a entender com mais clareza e a acompanhar de perto até mesmo as fases que não fazem parte de suas atividades. Outro ponto crucial é que, com informações privilegiadas, o franqueador pode desenvolver melhores campanhas para o franqueado que, por sua vez, usará esses números com mais inteligência estratégica para conduzir sua franquia da forma mais rentável possível.
Está interessado em melhorar sua gestão e aumentar a rentabilidade? Veja como a Linx pode lhe ajudar:
Soluções para gestão de bares e restaurantes
Soluções para gestão de fast food e lanchonetes