Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Gerenciar recebíveis de forma eficiente: entenda a importância

Gerenciar recebíveis de forma eficiente: entenda a importância

Em um cenário de tanta concorrência pela atenção e os recursos dos consumidores, nenhum negócio vai funcionar com sucesso por um longo período sem uma gestão eficiente. E isso vale desde as ações de comunicação e marketing até tarefas mais complexas, como a administração financeira. Dentro desse segmento, gerenciar recebíveis se torna ainda mais essencial.

Afinal, esses são os recursos que vão fazer o seu negócio funcionar dia após dia e de maneira mais eficiente. Tal conceito, portanto, deve ser aplicado por quem deseja crescer a receita, reduzir custos e, é claro, ter mais tempo para se concentrar em atividades estratégicas para o futuro do seu negócio. Mas, na prática, quais são os benefícios de se investir em uma gestão de recebíveis eficiente?

Quer esclarecer essa e outras dúvidas sobre o assunto? Preparamos um artigo completo para ajudar você a entender como a gestão de recebíveis é uma função essencial para o sucesso a longo prazo da sua empresa e, é claro, separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis. Continue a leitura para conferir!

O que é gestão de recebíveis?

A gestão de recebíveis representa o controle financeiro realizado pela sua empresa em relação ao que vai ser pago por meio de diferentes métodos, como boleto e cartões de crédito e débito. Ela nada mais é do que a confirmação e agendamento das vendas e a organização necessária para saber quando você vai receber cada quantia e, dessa forma, poder se planejar internamente para que a sua operação não sofra impactos negativos e surpresas.

Seja para descobrir quando vai ser possível fazer um determinado investimento, seja para definir as datas de pagamento aos fornecedores, gerenciar recebíveis é uma tarefa fundamental para que o seu negócio tenha saúde financeira. Como garantir que o pagamento da sua conta de luz vai ser efetuado no dia certo se, na prática, o dinheiro da venda vai cair apenas em 30 dias?

Questões como essa podem complicar o funcionamento da empresa. Um atraso no pagamento de um fornecedor, por exemplo, pode significar um estoque mais vazio. Os cenários são diversos, e todos eles podem prejudicar o sucesso do seu negócio. A partir desse cuidado, porém, por meio de previsões, datas etc., se torna possível organizar e planejar melhor o que vai ser feito.

Portanto, para que as tarefas administrativas e financeiras não tomem todo o seu tempo de trabalho, é fundamental gerenciar os seus recebíveis de forma eficaz. Sem ela, problemas passam a se tornar recorrentes, e atividades mais estratégicas acabam sendo deixadas de lado. A longo prazo, isso pode significar a perda de relevância dentro do seu segmento e, é claro, a saída dos seus clientes.

Qual é a importância de gerenciar recebíveis?

Na prática, gerenciar recebíveis com eficiência oferece inúmeros benefícios para o seu negócio. As tarefas mais burocráticas, como o fluxo de caixa, se tornam mais simples de ser administradas, gerando menos dores de cabeça e facilitando o dia a dia de trabalho. O mais importante, porém, é a possibilidade de controlar tudo o que vai entrar para o orçamento da sua empresa.

Dessa forma, é possível criar um planejamento estratégico mais adequado para atender aos prazos de pagamentos, por exemplo. Ao centralizar suas informações, o acesso a elas se torna mais fácil, evitando qualquer tipo de confusão. Toda essa organização propicia um controle rígido e eficiente, de forma que as operações da sua empresa não precisem ser interrompidas.

Como a boa gestão de recebíveis pode ser um diferencial competitivo?

Mas, como transformar a gestão de recebíveis em um diferencial competitivo? É preciso, primeiro, buscar por soluções que ofereçam algumas funcionalidades básicas, como as listadas abaixo.

Acompanhamento da loja física e online no mesmo portal

Para a gestão de varejo ser eficiente, nada melhor do que uma plataforma omnichannel, certo? É preciso, portanto, realizar o monitoramento e o controle dos recebíveis da loja física e digital conciliando as vendas realizadas em TEF, gateway, boletos e, até mesmo, carteiras digitais em um só mesmo lugar. Imagine o tempo que pode ser perdido com a necessidade de utilizar dois canais para essa gestão. Centralizar esses dados vai otimizar o seu desempenho e gestão.

Conciliação de pagamentos

Outra função necessária para transformar a sua gestão de recebíveis em um diferencial competitivo é a conciliação de pagamentos. Afinal, para entregar uma experiência satisfatória ao consumidor, é preciso oferecer uma variedade de métodos, certo?

Só isso, porém, não basta. O controle deles também precisa ser eficiente, o que pode ser feito com uma função que concilie os pagamentos realizados em TEF, gateway, boletos e, até mesmo, carteiras digitais. Nesta função voce poderá comparar o que estava previsto na sua gestão de recebiveis com o que foi depositado em sua conta corrente no seu banco, trazendo maior garantia e confiança nas informações.

Crie atrações para o pagamento antecipado

Nada melhor do que uma promoção para criar um diferencial competitivo, certo? Por isso, ofereça benefícios — de brindes até descontos significativos — para aqueles consumidores que realizarem o pagamento antecipado. Além de esse ser um mecanismo eficiente para a fidelização de clientes, é uma maneira de antecipar os seus recebíveis e garantir um controle ainda maior das finanças. Com sua agenda de recebíveis montada, você pode visualizar os valores que estão agendados para pagamento, e se por algum motivo você precisar do dinheiro antes, pode utilizar o processo de Antecipação e ter total controle dos impactos em sua agenda.

Conheça o conciliação LINX

Dentre os muitos benefícios da transformação digital, o principal deles é a pluralidade de opções de soluções e ferramentas para o seu negócio. Quando o assunto é gerenciar recebíveis, o Conciliação Linx surge como uma das melhores plataformas para que você tenha controle total de suas vendas. Dessa forma, é possível centralizar todas as informações em um único lugar. O melhor? Com os relatórios e análises que a ferramenta disponibiliza, o processo de tomada de decisão também é beneficiado. A Conciliação ainda garante a segurança de todas as transações realizadas na sua loja, evitando qualquer tipo de dor de cabeça com possíveis fraudes.

Gerenciar recebíveis é, portanto, uma atividade indispensável para quem quer ter sucesso a longo prazo em um cenário tão competitivo. A boa notícia é que, como mostramos, usar a tecnologia pode ser um excelente facilitador para tornar essa tarefa mais eficiente e segura.

Agora que você já sabe como é importante investir em uma gestão de recebíveis e conheceu um pouco mais sobre a ferramenta, que tal dar o próximo passo para o seu negócio? Descubra como a função de conciliação pode otimizar a administração financeira da sua empresa!

Ir para

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas