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Gerenciamento de estoque: 10 passos para preparar o seu estoque com eficiência
O gerenciamento de estoque eficiente é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Um estoque bem-preparado não
O ato de empreender nunca é fácil, ainda mais quando se está começando. Mas, com organização e planejamento, qualquer dificuldade se torna mais fácil. Conheça nossas dicas para gerenciar pequenas empresas!
Quando se planeja abrir um negócio é preciso entender que será uma tarefa desafiadora, e isso vale tanto para um comércio grande ou pequeno. Diversos fatores influenciam na gestão das empresas, como o tempo, os recursos, o capital humano, além de outros.
Segundo o Boletim do Mapa das Empresas, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o primeiro quadrimestre de 2022 registrou abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil.
No entanto, muitas empresas brasileiras também fecharam as portas, segundo o Ministério da Economia, totalizando mais de 600 mil entre maio e agosto deste ano.
Ser empreendedor não é fácil e gerenciar um pequeno negócio é uma tarefa mais árdua ainda. A gestão de pequenas empresas costuma ser mais complexa, e envolve acompanhamento de estoque, planejamento financeiro e análise da concorrência – situações em que empresas maiores contam com uma estrutura melhor durante a administração.
Mas, claro que é possível obter sucesso com um negócio varejista de menor porte. Com uma gestão eficiente é possível reverter qualquer dificuldade de forma organizada e planejada. Pensando nisso, vamos te apresentar as melhores práticas para gerenciar empresas de pequeno porte.
A gestão de fluxo de caixa é parte fundamental da administração de um negócio. Através desse controle, é possível analisar as movimentações financeiras – entradas e saídas de dinheiro, gerenciar os pagamentos e até mesmo realizar a gestão de estoque. Mas, para ter sucesso é preciso fazer uma análise diária para obter informações mais seguras e garantir a organização das receitas. O fluxo de caixa é composto por algumas etapas: recebimento, gestão, pagamento e controle de estoque. Ao seguir essas etapas de forma planejada, você consegue ter uma gestão mais eficiente.
Uma boa iniciativa para gerir pequenas empresas é organizar as informações, construir um plano de negócio e desenvolver estratégias para o mercado. Para manter tudo organizado é importante deixar todas as decisões documentadas. Do inventário dos locais de armazenamento físico e virtual do estabelecimento ao processo de atendimento dos clientes: é importante entender que a disciplina e o hábito de manter tudo “dentro dos conformes” são primordiais para manter a rotina da empresa em ordem. Assim, você consegue ter noção de todos os processos e saber a importância de cada um.
Independentemente do tamanho do negócio, aumentar as vendas é o principal objetivo de qualquer varejista – e das empresas como um todo. A estratégia de diversificação na hora de oferecer meios de pagamentos pode ajudar a conquistar mais clientes, e contribuir para o aumento do faturamento, pois o número de desistência de compra por questões de limitação nas formas de recebimento tende a diminuir. Além disso, a diversificação também contribui para evitar fraudes na hora do recebimento. Quando se oferecem diferentes opções de pagamentos, isso impacta diretamente na decisão de compra dos consumidores e no crescimento das vendas.
Manter o estoque de um varejo organizado é imprescindível para a concretização das vendas. É por meio do controle do estoque que os varejistas conseguem planejar compras, calcular o giro de mercadorias e reduzir a necessidade de utilização do dinheiro que está no caixa. Por isso, os processos de compra precisam de mais atenção por parte dos empreendedores. É preciso saber quais produtos comprar, qual volume adequado e de quais fornecedores, para evitar prejuízos no negócio. Dessa forma, é importante manter armazenado em estoque somente a quantidade necessária.
A tecnologia pode ser uma grande facilitadora para os pequenos negócios. Softwares de gestão de estoque e clientes, agendas de comunicação e de tarefas, programas de controle de vendas e notas fiscais são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ser aplicada no varejo. Quando se usam soluções como essas, é possível ter um visão mais completa do negócio, o que permite que ele escale e cresça de forma estruturada.
A Nota Fiscal Eletrônica (NFC-e) traz várias informações importantes a respeito das vendas de um negócio e te ajuda no cumprimento das responsabilidades legais junto ao governo. A NFC-e mostra que o comércio está recolhendo os impostos de forma correta. Além disso, ela é um direito de todo consumidor e ainda serve como documento para solicitar a troca da mercadoria.
Desse modo, emitir NFC-e tem várias vantagens como armazenamento facilitado das notas, simplificação no momento de consultar os arquivos, rapidez nos processos com a emissão feita digitalmente, diminuição de custos (pois não há gastos com impressão). Além disso, proporciona aumento de produtividade por conta da emissão das notas de forma mais rápida e da liberação do tempo do time.
Assim, essas emissões permitem uma visão ampla das operações financeiras do lojista que está começando e até mesmo daqueles que já estão no mercado há mais tempo.
Para facilitar a vida do varejista nesse quesito, a Linx tem a solução Linx Pag Notas, que descomplica as principais operações sem precisar contratar um sistema ERP ou PDV completo. Com esse produto, o dono do negócio consegue vender e emitir suas notas fiscais em um só lugar, o que garante simplicidade, mobilidade, e a possibilidade de vender onde e quando quiser, por meio da máquina Stone.
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