Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
É do ramo farmacêutico, empreendeu e agora tem tido dificuldades para fazer a administração da própria farmácia? Está com pouco tempo para acompanhar tudo? Saiba que a gestão estratégica é importantíssima para manter seu negócio competitivo no mercado. Mas cuidar de tantos aspectos de uma empresa é uma tarefa complexa.
Para auxiliá-lo, o indicado é que você conte com uma estrutura administrativa e de TI para te apoiar. Adotar o gerenciamento de categoria pode ser a solução. Ficou curioso para saber mais? Neste artigo contamos tudo sobre o assunto e como isso pode ser um potencial para ser o grande diferencial que você buscava para crescer. Confira!
A gestão de categorias é uma técnica administrativa para a classificação dos produtos e a partir disso definir a forma como serão expostos ao público. Apesar de parecer ser útil apenas no âmbito operacional, esse modelo apoia todo o processo de tomada de decisão de compra, comercialização e marketing para farmácias.
Ele visa, através de uma apresentação atraente dos produtos, que a experiência de consumo seja satisfatória e resulte em compras. Sua utilização impacta diretamente os resultados do varejo de medicamentos. Para tanto, é preciso que haja uma colaboração entre o varejista, distribuidores e indústrias do setor farmacêutico.
O gerenciamento de categorias atende as principais dificuldades dos gestores de farmácias, uma vez que, por ser um ramo específico de atuação, tem limitações em relação a outros varejos. Por exemplo, atrair clientes através de produtos diferenciados não é viável, já que não há exclusividade na venda de um determinado medicamento.
As principais vantagens desse modelo são:
O primeiro passo é utilizar a inteligência de mercado, através de relatórios como a curva ABC, informações de fornecedores e pesquisas com consumidores, para entender a demanda da loja e otimizar a escolha do mix de produtos. Saber com quais produtos trabalhará é fundamental para a definição de categorias.
Antes de realizar cadastro de produtos é preciso definir as categorias com um planejamento, alinhando estratégias de vendas e precificação. São exemplos de divisões que podem ser usadas:
A forma como os produtos são expostos tem grande influência nas vendas. Sua localização interna, o uso do mobiliário correto e a comunicação são muito importantes para que os compradores encontrem o que buscam, criando uma experiência satisfatória para eles.
Se por um lado, analisando o perfil dos clientes e suas rotas dentro da loja, os produtos de conveniência são posicionados para serem vistos. Portanto, organizar os itens relacionados ao mesmo facilita a localização pelo consumidor.
A gestão de dados é parte fundamental na melhoria da experiência de compra. Avaliar se as metas foram atingidas e o que deve ser modificado se torna mais fácil quando há o gerenciamento de categorias.
Será possível alterar o mix de produtos e o estoque mínimo ou definir promoções para itens que não tiveram a venda esperada. No caso das farmácias, administrar a oferta e a procura impacta positivamente o relacionamento com o cliente.
A melhoria nos processos de gestão, acarretada pela aplicação do gerenciamento de categorias, traz diversas vantagens em eficiência operacional e organização interna. Tais ações impactam diretamente na qualidade dos serviços de atendimento prestados, gerando resultados positivos para o negócio.
A gestão de categorias é o que você estava procurando para a administração de sua farmácia? Então, compartilhe nas redes sociais este artigo contando sua opinião.