E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
O setor de e-commerce continua a crescer expressivamente no Brasil, o comércio eletrônico em pesquisa recente da Webshoppers aumentou 3,9%, ou seja, de R$ 48,4 milhões para R$ 50,3 milhões em relativo ao mesmo período no ano passado.
O fato é que mesmo com resquícios da crise que assolou o País, as lojas virtuais passam a faturar mais e mais a cada dia e são o futuro do varejo mundial.
Mas, mesmo nessa altura do campeonato, uma coisa preocupa o lojista e os consumidores, a assombrada fraude.
No ano passado, uma pesquisa da PayU, constatou que a média do valor de fraudes é correspondente a 70% a mais que o tíquete médio dos e-commerces que em 2016 foi de R$ 409. Apesar de não serem números precisos, os valores preocupam.
Nos rankings de mercados que mais sofrem com as fraudes estão:
– Telefonia
– Eletrônicos
– Games
– Cosméticos e perfumaria
Para o e-commerce, a dor de cabeça da fraude tem como fator principal, funcionários que realizam a venda de dados cadastrais do mailing da loja, por exemplo e praticam o phishing, que ao se passar pelo negócio em que as informações foram tiradas, fazem o consumidor digitar seus dados pessoais como número de cartão, CPF, endereço.
Para o cliente, enganar o estabelecimento digital que está fazendo a compra se dá por fraude de realizar pagamento com cartões clonados ou roubados ou o pagamento é feito utilizando meios de pessoas próximas sem condição de consentimento ou aceite e autofraude quando o consumidor efetua uma compra e alega não ter feito a compra, acionando a operadora de cartão de crédito e afirmando que ele mesmo foi enganado.
As lojas virtuais sofrem todos com esses casos pelo simples fato de não ser necessário digitar senha do cartão para que a compra seja autenticada, na loja física o comprador está presente.
Muitos e-commerces tem enxergado no ominichannel, a estratégia perfeita para vender pela internet e fazer com que o consumidor retire na loja física.
Infelizmente os fraudulentos tentam se reinventar toda hora e para que seu negócio não sofra com nenhum tipo de enganação, são necessárias estratégias para barrar qualquer ameaça.
Muitos lojistas têm adotado o costume de embutir em suas vendas uma pequena taxa ao preço de venda, não que isso seja uma forma de se prevenir, mas apenas para lidar com o risco.
Para se proteger, se você vende por intermédio de cartão de crédito, procure determinar uma política de análise de risco de cada compra, assim se todos os dados do cliente e os produtos estiverem em acordo com suas políticas, a compra será aprovada. Esse tipo de conferência reduz o chargebacks.
Considere primordial certificados de segurança no seu site, fique atento aos dados cadastrais dos seus possíveis clientes para verificar se todas as informações são verdadeiras.
Para criar uma estrutura própria, é necessário rapidez e precisão. Tudo porque é necessário a identificação do consumidor, validação da forma de pagamento escolhida e se isso não é feito de forma quase que instantânea, corre-se o risco de cancelamento da venda por parte do cliente.
No caso, são necessárias ferramentas de antifraude para e-commerce como ClearSale, FControl, que validem todos os dados em busca de possíveis fraudes.
Se você decidiu criar sua própria estrutura, atente-se a algumas dicas para que seu e-commerce não fique desprotegido:
Se você estipular que as senhas para o seu site devam ter no mínimo seis a oito caracteres, com mescla de caracteres especiais e números, mais difícil será para que sua loja virtual seja fraudada. A tendência é que quanto mais complexo sejam as senhas, os criminosos possam sofrer inibição.
É importante observar o que o seu consumidor está comprando, isso porque normalmente se o cliente compra na sua loja um determinado produto de uma determinada faixa de preço e de uma hora para a outra há um aumento na quantidade e até de valor, é possível que ele esteja saindo do padrão por algum motivo.
Identifique se dentro de sua análise de risco pessoal, quais compras fazem sentido de um estudo mais a fundo.
Os cibercriminosos procuram por um padrão a opção de entrega que seja mais rápida e consequentemente será a mais cara oferecida pelo seu e-commerce.
Desconfie se mesmo oferecendo o frete gratuito o cliente preferir escolher uma entrega express. Em principal se o produto for ainda mais barato que o frete escolhido.
Como vimos, as fraudes nos e-commerces podem ser evitados com medidas de segurança, planejamento e o mais importante, rapidez para analisar tentativas fraudulentas, evitando prejuízos financeiros e estruturais no seu negócio.