Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Abrir franquia ou negócio próprio? Entenda o que pode ser mais lucrativo para você

Abrir franquia ou negócio próprio? Entenda o que pode ser mais lucrativo para você

A ideia de iniciar um negócio é acompanhada da promessa de liberdade, autonomia e melhores condições financeiras. Entretanto, para obter um bom desempenho empreendendo, é importante escolher de forma inteligente onde aplicar seu dinheiro. A dúvida sobre iniciar uma franquia ou negócio próprio preocupa os empresários estreantes no mercado.

Cada uma dessas alternativas apresenta custos e benefícios específicos que devem ser considerados com cautela na hora de tomar uma decisão de investimento. Por isso, preparamos um conteúdo para ajudar você a escolher que opção se adapta melhor às suas necessidades. Continue a leitura e confira!

O que você precisa saber sobre uma franquia?

A franquia é um tipo de negócio onde filiais reproduzem um modelo de empresa de sucesso que é disponibilizado pelo franqueador. Para conseguir obter o mesmo êxito, são oferecidos aos franqueados diversos recursos.

Questões como a marca, técnicas de gestão, know-how, marketing e demais estruturas são repassadas por meio de treinamentos e qualificações no intuito de alcançar o mesmo sucesso em diferentes regiões.

Enquanto o franqueado recebe toda a infraestrutura necessária para empreender, se mantém a obrigação de efetuar o pagamento de uma taxa de aquisição e, em alguns casos, também ocorre dispêndios com royalties, tarifas de marketing e de fornecimento de insumos.

Já quanto aos seus direitos como franqueado, você pode contar com o uso da marca, acesso aos recursos e sistemas de operação e gerenciamento, além da própria comercialização dos produtos e serviços.

Vantagens

Esse formato permite que o empreendedor conte com alguns recursos exclusivos dessa modalidade que leva a uma capacidade de previsão e análise de mercado mais apurada, maior segurança nas atividades exercidas e recebe uma estrutura produtiva que já passou por várias etapas de otimização.

Além desses benefícios, optar por uma franquia proporciona lucros mais rápidos, um nome já consolidado com seu mercado consumidor e demanda menos recursos para divulgação de campanhas.

Desvantagens

A ideia de autonomia e liberdade fica parcialmente prejudicada quando você opta pela modalidade de franquia. Isso ocorre porque o modelo de sucesso desenvolvido pelo seu criador costuma não admitir mudanças ou alterações.

Assim, você está inserido em um modelo de negócios que funciona, mas que, no geral, não considera as suas opiniões ou aceita sugestões de mudanças. Em casos similares, quando os franqueados decidem realizar alguma alteração, normalmente há multas e sanções que podem implicar na quebra da parceria com a marca.

E sobre negócio próprio?

Abrir o próprio negócio significa estar à frente de todos os aspectos em torno de uma empresa. Isso exige que você seja responsável por pesquisas de mercado, análise e desenvolvimento de produtos e serviços e crie uma infraestrutura capaz de atender a demanda.

Normalmente, os empreendedores buscam oportunidades de investimentos em segmentos do mercado que já conhecem e obtêm alguma vantagem comparativa. Imagine, por exemplo, que você trabalhou durante muitos anos em um restaurante que é referência em comida italiana.

É razoável pensar em abrir seu próprio negócio, tendo em vista toda a experiência e conhecimento do que deu certo, ou o que não funcionou para esse mercado. Outras vantagens competitivas como localização, matéria-prima exclusiva ou expertise de colaboradores, podem ser exploradas em um projeto próprio.

Banner CTA_Tendencias varejo 2021

Vantagens

A autonomia e liberdade para criar seus produtos e serviços é, sem dúvidas, o maior benefício de comandar sua própria empresa. A flexibilidade de escolha permite que você utilize sua experiência para desenvolver itens inovadores e que têm grande potencial de venda.

Também existe maior autonomia na hora de escolher os membros da equipe e é possível criar arranjos de horários e rotinas adequados a sua dinâmica de trabalho. Pode-se, ainda, apostar em atividades que você realmente gosta e tornar o ambiente cotidiano muito mais prazeroso do que seria em qualquer outra situação.

Desvantagens

Com um grande potencial de liberdade, os negócios próprios trazem uma considerável carga de responsabilidade para o seu dono. Elas se referem ao planejamento estratégico, escolha de equipe, desenvolvimento de soluções úteis e vários aspectos que cabem ao líder da empresa resolver.

Outro ponto se refere ao investimento inicial que criar um projeto assim demanda. A maioria dos negócios necessita de uma estrutura física, um estoque, matéria-prima, colaboradores, e tudo isso deve ser providenciado pela liderança da empresa.

Um último ponto de atenção está no risco de iniciar um projeto do zero. No início você não conta com uma credibilidade exclusiva, uma prova social de que suas soluções são úteis e nem a garantia de que as pessoas vão se interessar pelo seu negócio.

Como escolher o que é mais lucrativo para você?

Para estabelecer qual é a melhor opção, alguns tópicos devem ser avaliados. O primeiro deles condiz com a sua experiência como empresário. Caso já conte com anos à frente de outro negócio, há boas chances de criar a sua com sucesso.

Já se você é um empreendedor com pouca prática na liderança, vale apostar em um modelo de franquias que já passou por vários estágios de teste e conta com sua marca consolidada e com uma demanda já constituída.

Outro ponto importante se refere ao grau de risco que está disposto a correr. Aos indivíduos avessos ao risco, a franquia representa uma escolha segura e confiável para investir, enquanto para as pessoas mais flexíveis, nesse quesito, a oportunidade de um negócio próprio pode ser atrativa.

Como a Linx pode ajudar você?

A Linx é líder em soluções digitais e conta com mais de 50 ativos distribuídos em ERP, PDV, autoatendimento, delivery, entre outros. Todos esses recursos foram desenvolvidos para simplificar e otimizar o dia a dia de qualquer negócio, presente em diferentes nichos e de diversos portes.

O sistema ERP permite uma gestão empresarial completa e, a melhor parte, é que esse recurso é totalmente personalizável para as necessidades do seu negócio ou franquia. Ele engloba todos os processos de entradas e saídas da empresa, realiza a gestão financeira e tem fácil integração a outras plataformas.

Já as soluções de pagamento que a Linx desenvolveu são especialmente úteis para as franquias e representam um grande diferencial de mercado. Seus recursos garantem eficiência e segurança durante as operações, além de contar com artifícios antifraude que protegem toda a empresa.

Assim, indiferente do que você escolhe entre franquia ou negócio próprio, a Linx pode oferecer um suporte adequado às necessidades do seu projeto e contribuir para melhorar a dinâmica do seu negócio e simplificar os processos internos. Além disso, há a oportunidade de atuar diretamente como uma Franquia Linx e aproveitar todas as vantagens que uma empresa com mais de 30 anos de sucesso no mercado pode oferecer.

Se você é um empresário do ramo de Automação Comercial e quer saber mais detalhes de como funciona o Programa de Franquias da Linx, clique aqui e faça parte do nosso time de Franquias!

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas