ERP
A importância de um ERP para a gestão de lojas de shopping
Ferramenta integra todas as pontas para que a gestão de lojas de shopping seja mais ágil e eficiente. Confira! Gerenciar
Ao fim de cada ano é natural iniciar o planejamento de novos projetos e estabelecer metas que entrarão em vigor no ano seguinte. O período de 2021 é recebido com muita incerteza por todo o mercado. Para driblar essa hesitação dos consumidores e tornar o seu negócio uma franquia de sucesso é necessário inovar e surpreender.
Especialmente pelo cenário atual, a inovação não foi apenas focada em ganhar visibilidade ou a busca por maior vantagem competitiva, mas sim em uma questão de autopreservação. Obviamente a estrutura de uma franquia é muito mais robusta para enfrentar esse período de dificuldade econômica, entretanto esse resultado pode ser potencializado por boas práticas na gestão.
Se você também deseja bombar a sua franquia em 2021, continue a leitura e confira nossas dicas!
Você conhece claramente quem é a sua persona? Quais são os seus problemas? Quais são seus objetivos? Essas são algumas das perguntas indispensáveis para entender com que tipo de público a sua franquia está trabalhando.
Com uma persona bem delimitada e interesses esclarecidos, é possível desenhar estratégias mais assertivas quanto à construção de um relacionamento com o cliente. Entendendo os hábitos de sua demanda, você estabelece quais meios de comunicação mais utilizados pelo público e que tipo de linguagem deve ser aplicada.
Se a ideia é oferecer serviços a um público jovem, por exemplo, a linguagem pode ser mais informal e conter algumas gírias. Essa audiência é facilmente encontrada nas redes sociais e este deve ser o canal de comunicação mais explorado. Nesse caso, o ambiente online também deve receber a maior parcela de recursos para campanhas publicitárias e pesquisas de mercado.
Nenhum cliente gosta de fazer muito esforço na hora da compra, pois na mente dele todo o esforço se resume ao desembolso que está sendo feito. Por isso, ter multiplataformas de vendas é indispensável para que nenhum consumidor desista da compra no meio do caminho por questões técnicas.
Todo o processo de compra deve ser simplificado, automatizado e seguro. Para isso, é necessária uma plataforma que permita o uso de cartões com diversas bandeiras, amplas possibilidades de parcelamento, além da emissão de boletos para o caso de clientes que o prefiram.
Se você ainda não utiliza publicidade paga para fazer seu negócio chegar a novas pessoas, saiba que está deixando muito dinheiro na mão de seus concorrentes. As campanhas publicitárias nas redes sociais, como no YouTube e Google Ads ainda não estão sendo exploradas pela maioria dos negócios locais.
Usando estas ferramentas é possível exibir seus produtos e serviços para milhares de pessoas na sua cidade a um custo mais acessível em relação à publicidade tradicional. Cabe destacar que é necessário contar com um gestor de tráfego qualificado para aplicar de modo correto os seus recursos.
Outro aspecto importante é que o tráfego tem a capacidade de trazer as pessoas para sua página ou site, mas esse trabalho sozinho não faz a conversão. O público que vem para seu canal deve ser recebido com conteúdo relevante, uma página bem-organizada e um mecanismo de compra simplificado. Por isso, o trabalho de marketing digital deve ser completo e desenvolvido para cobrir todas estas etapas.
Esse tipo de planejamento é importante por dois pontos essenciais: primeiro por causa dos recursos financeiros imobilizados em estoques e, segundo, pelas grandes mudanças no comportamento da demanda.
O primeiro ponto se refere ao desperdício de capital de giro que fica imobilizado nos estoques quando há compras indesejadas. Se as estimativas não forem efetuadas de modo correto os estoques se acumulam e geram muitos custos em termos de oportunidade do capital, espaço físico e depreciação dos itens estocados.
Já quanto às flutuações da demanda, esse é um ponto mais sério a ser abordado. As mudanças tecnológicas têm exigido um ritmo de inovação cada vez mais rápido. Esses mecanismos tornam produtos e equipamentos obsoletos com pouco tempo. Por isso, investir em compras mal planejadas pode gerar um grande estoque encalhado e que sua demanda não quer consumir.
As operações financeiras de um negócio são um dos pontos em que o empreendedor mais comete erros e também o ponto em que as falhas são mais caras. Definir um nível confortável de capital de giro, ampliar o prazo para pagamento de compras e incentivar prazos mais curtos para o recebimento de vendas são indispensáveis para manter a saúde financeira de qualquer negócio.
Já para as operações de compra é importante contar com uma gama de fornecedores mais ampla e estar em contato com vários canais de entrega de insumos. Isso permite negociar por melhores preços e prazos com os fornecedores atuais e gerenciar de forma segura esse fluxo de mercadorias.
Entre todas as ações que podem contribuir para o desempenho de uma franquia, a utilização de um bom software de gestão é uma das mais importantes. Isso ocorre devido à capacidade desses sistemas contribuírem para diversos aspectos do negócio.
Um bom software deve oferecer dados sobre os fluxos financeiros, controle de estoque, indicadores de vendas, entre outras características importantes na tomada de decisão. Esse tipo de mecanismo não contribui apenas para acompanhar as operações que ocorrem na franquia, mas favorece a identificação de pontos de melhoria para a empresa.
Outro tópico importante é o impacto desse mecanismo na relação do franqueado e do franqueador. Normalmente há procedimentos de supervisão que o franqueador aplica em suas filiais. Com um software, os dados sobre o desempenho do negócio fica mais organizado e transparente, facilitando a análise e o desenho de novas estratégias.
Todas as dicas listadas acima só podem contribuir de modo significativo para seu negócio se forem colocadas em prática. Mesmo que sejam mudanças e ajustes marginais ou se forem melhorias constantes, ao longo do tempo é possível traçar uma trajetória ascendente de resultados.
Não é necessário estudar dezenas de livros para alcançar uma franquia de sucesso. Basta ter disposição para aprender com quem já teve experiências do tipo e buscar implementar novos hábitos diariamente. O mercado de franchising é um ambiente competitivo, mas rico de oportunidades para quem possui a disciplina necessária à implementação de mudanças e melhorias.
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