Formas de pagamento: como se planejar para o Natal?
Meios de pagamento

Formas de pagamento: como se planejar para o Natal?

A internet, as novas tecnologias e o aumento da concorrência criaram um perfil de consumidor mais exigente e antenado. Isso gerou uma necessidade de entender as necessidades desse novo público, principalmente na hora de oferecer formas de pagamento diferenciadas.

Em datas sazonais como Natal, quando as vendas disparam, é importante encontrar formas de pagamento que atendem à demanda de forma segura e ágil.

Quer saber como se planejar para essas datas e não perder vendas por falta de meios de pagamento eficientes? Confira o post que criamos sobre o assunto!

Por que oferecer formas de pagamento diversas e tecnológicas?

O consumidor quer praticidade e facilidade na hora de pagar suas compras. Imagine que na hora que o cliente vai passar o cartão de crédito, ele descobre que a empresa não aceita todas as bandeiras. Além de o negócio perder dinheiro, o cliente ficará frustrado e com uma imagem ruim da empresa.

Ter diversas opções como débito, crédito e boleto é uma forma de atender diferentes perfis de clientes e garantir um número maior de vendas. Além disso, quando o consumidor encontra facilidade na hora de pagar suas compras, ele fica satisfeito e tem mais chances de ser um cliente fiel.

Ademais, os meios de pagamentos digitais agilizam o atendimento e melhoram a experiência do cliente com a loja. Por isso, além das formas de pagamento tradicionais, vale a pena apostar em novas tecnologias, que permitem que as transações sejam feitas por meio de dispositivos móveis.

A tecnologia está tão presente em nossa vida que não utilizar esses recursos para facilitar as transações financeiras significa prejuízo para o negócio. Se você não faz uso desse tipo de recurso, está perdendo para a concorrência que, com certeza, está modernizando seus meios de pagamento para atender melhor os clientes.

Quais formas de pagamento devo oferecer no Natal?

Com o Natal chegando é fundamental que os lojistas estejam preparados para o alto volume de vendas. Para isso, eles devem apostar em meios de pagamento modernos e eficientes, que ofereçam agilidade para o cliente na hora de finalizar suas compras.

Mas, na prática, quais são as melhores opções de pagamento? Bom, a resposta para esta pergunta pode ser diversa, já que há muitas possibilidades no mercado. Para ajudar você a escolher as melhores opções para seu negócio, preparamos uma lista com as formas de pagamento que seu negócio deve adotar. Veja só!

Pagamento via QR Code

Fazer pagamento via QR Code já é uma realidade em diversos estabelecimentos. A tecnologia consiste em escanear um código com a câmera de seu smartphone, o que permite que o pagamento seja efetivado com total segurança.

A vantagem deste meio de pagamento é que não há necessidade de o cliente ter cartão físico. O QR Code funciona por meio de um pequeno código de barras, que é emitido pela máquina de cartão. Então, o cliente ativa a chave usando a câmera de seu celular.

Dispositivos móveis

Os dispositivos móveis fazem parte do futuro das formas de pagamento. Isso porque, realizar transações por meio de smartphones é muito prático e rápido — tudo que o consumidor atual deseja. Além disso, hoje em dia, uma parcela significativa das pessoas tem celular, o que torna o dispositivo uma ferramenta de pagamento bastante poderosa.

Por isso, utilizar o smartphone como meio de pagamento não só garante o aumento das vendas, como melhora a experiência de compra do consumidor. Esse fator ainda contribui para fortalecer a imagem da marca.

Wearables

Esta ferramenta é uma das tendências de novas formas de pagamento. Trata-se de uma tecnologia usada em relógios, pulseiras e outros objetos conectados à internet, inicialmente utilizada para acompanhar sinais vitais de praticantes de atividades físicas.

No entanto, esses dispositivos se tornaram uma excelente ferramenta de pagamento, já que são práticos, eficientes e seguros. A tecnologia Wearables permite realizar transações por aproximação, eliminando a necessidade de cartões físicos.

Pix

O Pix é uma nova forma de pagamento, que já foi chancelada pelo Banco Central. A ideia da solução é utilizar apenas um dado, que é chamado de “chave” para realizar transações financeiras. A chave cadastrada pode ser o número de celular, CPF, e-mail ou uma chave aleatória criada pelos bancos ou outras empresas financeiras que também oferecem o serviço Pix em suas carteiras digitais.

Os impactos do Pix na gestão financeira das empresas será bastante positivo, pois as transações são realizadas em tempo real, ou seja, não há necessidade de esperar pelo próximo dia útil e se preocupar com os horários de serviço dos bancos.

O sistema funciona 24 horas por dia e é bastante rápido. Em poucos segundos é possível realizar e receber pagamentos, inclusive a chave Pix já pode ser cadastrada. Então, as lojas podem aproveitar esse meio de pagamento para o Natal.

Como se adaptar ao futuro dos pagamentos com estabilidade?

Essa dúvida é bastante comum para lojistas e varejistas, mas se adaptar ao meio digital e às novas tecnologias é bastante fácil hoje em dia. Isso porque, há diversas empresas de pagamento que oferecem os mais modernos serviços para companhias de segmentos e portes diferentes.

Primeiro é preciso se planejar financeiramente, pois adotar novos meios de pagamento geram custos para a empresa. Escolher uma plataforma robusta e confiável, que ofereça diversas tecnologias para seus clientes também é fundamental para o sucesso do negócio.

No início, os colaboradores podem encontrar dificuldade em lidar com esse tipo de novidade. Por isso, o ideal é realizar treinamentos para que todos os envolvidos no processo se adaptem às novas tecnologias de pagamento oferecidas pela empresa.

Claro que esse processo leva tempo e sua empresa não precisa adotar todas as novas formas de pagamento ao mesmo tempo. Você pode modernizar seu sistema aos poucos, afinal nem todos os consumidores utilizam essas tecnologias para fazer transações financeiras.

Gostou do post e quer saber como implementar novas formas de pagamento em sua loja? A Linx Pay Hub tem soluções que podem ajudar o seu negócio, assim você oferece a melhor experiência aos seus clientes.

Entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos consultores. Temos a solução ideal para você!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente