Formas de pagamento no e-commerce: quanto mais, melhor!
Meios de pagamento

Formas de pagamento no e-commerce: quanto mais, melhor!

Ampliar as formas de pagamento no e-commerce ajuda a ampliar as vendas – desde que a tecnologia suporte esse crescimento. 

Quando o assunto é o uso de meios de pagamento no varejo, existe uma regra muito clara: quanto mais, melhor. Contar com uma ampla variedade de possibilidades de fechamento das transações é uma forma garantida de aumentar a retenção de clientes. 

O racional é muito claro: se o cliente pode pagar com diversos cartões de crédito, débito, Pix, pontos, links de pagamento, QR Codes, carteiras digitais e dinheiro (no caso do varejo físico), dificilmente ele não encontrará uma possibilidade que o satisfaça. A experiência do cliente melhora e o consumidor tende a permanecer em contato com a empresa. 

pagamento no e-commerce

Oferecer uma grande variedade de formas de pagamento traz uma série de vantagens para o negócio:   

1. Redução da taxa de abandono 

Ampliar as possibilidades de formas de pagamento ajuda o e-commerce a diminuir a taxa de abandono de carrinho (estimada em 73% atualmente), ao mesmo tempo em que torna a experiência do cliente mais completa. 

No e-commerce, qualquer empecilho pode levar à interrupção da compra. Por isso, o varejo precisa estar preparado para oferecer qualquer meio de pagamento que o consumidor julgue ser relevante para ele. 

 2. Alcançar novos públicos 

Incluir novos meios de pagamento faz com que o varejo, potencialmente, consiga se tornar relevante para novos públicos. Consumidores mais jovens e digitalizados, por exemplo, tendem a preferir compras dentro do app, carteiras digitais e pagamentos móveis, enquanto clientes mais velhos tendem a preferir cartões de crédito. 

Se o seu negócio teve todo o trabalho de atrair os clientes, gerar o estímulo de venda e levar o consumidor ao longo de todo o processo de checkout, chegar ao momento do pagamento para não oferecer o meio de pagamento que o cliente mais gosta de usar é frustrante. Se isso acontece, é bem provável que o cliente seja perdido para sempre. 

 3. Mais confiança na marca 

Com uma infinidade de opções disponíveis, com muita frequência a decisão de compra dos consumidores depende da confiança na marca do e-commerce. Quem oferece uma ampla variedade de formas de pagamento transmite uma imagem de confiança e transparência, o que ajuda na construção de negócios sustentáveis ao longo do tempo. 

Quem oferece uma ampla variedade de meios de pagamento faz com que seus clientes se sintam seguros, pois terão sempre à disposição uma possibilidade que faça parte do seu dia a dia. E essa segurança aumenta a possibilidade de vender mais. 

 4. Mais oportunidades 

Uma ampla variedade de formas de pagamento aumenta as oportunidades de venda em mercados específicos – ou mesmo internacionalmente. Quem oferece uma determinada modalidade que tem uma posição de liderança em uma certa região tem grande possibilidade de capturar mais vendas naquele local. Além disso, a aceitação de carteiras digitais com presença global facilita vendas internacionais – embora essa, tradicionalmente, não seja uma prioridade da maioria dos e-commerces brasileiros. 

Mas nem tudo são flores… 

Se contar com o maior número de meios de pagamento possível traz tantas vantagens para o varejo, então todo negócio deveria oferecer todas as possibilidades disponíveis no mercado, correto? Não necessariamente. 

Existem alguns fatores importantes a serem considerados: 

1. Complexidade na gestão 

Um e-commerce com algumas dezenas de meios de pagamento pode se tornar complexo demais. Afinal de contas, não basta oferecer as possibilidades de pagamento: é preciso gerenciar os pagamentos, fazer a conciliação bancária e garantir todos os controles para que os pedidos sejam processados com agilidade. 

 2. Relevância das soluções de pagamento 

Contar com todas as possibilidades de pagamento possíveis pode não fazer sentido para o consumidor. Se ele não enxerga valor em uma determinada carteira digital que tem pouca presença no mercado, o varejo pode viver bem sem utilizar esse meio de pagamento. 

Lembre-se que, de alguma forma, toda nova modalidade de pagamento tem algum custo para o varejista (seja na implementação, na operação ou na gestão). Por isso, é preciso avaliar o que é relevante do ponto de vista do cliente. 

3. Experiência de compra 

Outro inconveniente de contar com dezenas de formas de pagamento é a possibilidade de criar uma experiência complicada para o cliente. Especialmente no e-commerce, quanto mais simples e rápido, melhor. Incorporar novos meios de pagamento pode exigir um redesign do checkout, nem que seja para mostrar os logotipos de todas as modalidades aceitas – e isso impacta o tempo de carregamento da página. 

Além disso, quanto mais formas de pagamento, mais integrações com adquirentes e outros players financeiros. Isso aumenta a complexidade da gestão tecnológica, podendo levar a dificuldades na integração e lentidão na experiência do consumidor. Esse prejuízo à experiência de compra dos clientes pode afetar as interações com todos os consumidores – um típico caso em que “mais” se torna “menos”.   

É possível superar esses problemas? Claro que sim. O uso de soluções tecnológicas como Linx Pay Hub automatiza tarefas e facilita as operações de pagamento do varejo, garantindo mais controle sobre a gestão financeira e oferecendo mais facilidade aos clientes. Sempre com integração total aos sistemas de ponto de venda, e-commerce e adquirência, para que o varejo venda muito mais. 

Quer conhecer mais sobre as soluções Linx Pay Hub e como aplicá-las ao seu negócio? Então fale com a gente e impulsione suas vendas. 

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