Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Entenda como fazer a formação de preço de venda em farmácias

Entenda como fazer a formação de preço de venda em farmácias

Negociação com fornecedores, gerenciamento de categorias e estoque, relacionamento com o cliente, fluxo de caixa. Todas essas questões devem estar na mente do gestor, mas uma precificação bem-sucedida é o primeiro passo para a estabilidade de qualquer negócio no varejo, ajudando ou atravancando qualquer outro campo da atuação do comércio.

Ajustar o preço para que ele incorpore todos os custos e o lucro pretendido e ainda seja um valor competitivo frente aos concorrentes não é uma tarefa simples. Contudo, se você entende como efetuar a formação de preço de venda, os riscos e erros são minimizados.

Para que possa incorporar despesas fixas, impostos e demais custos implícitos da sua farmácia, o trabalho de precificação deve ser mais abrangente em termos de desembolso. Se você precisa entender como calcular o preço de venda no seu negócio, continue a leitura e confira!

Quais fatores influenciam a formação de preço de vendas na farmácia?

Alguns aspectos são fundamentais para uma precificação adequada e devem constar nas suas considerações para definir valores que sejam sustentáveis ao longo do tempo.

Mercado

Entender em que tipo de mercado a empresa está atuando é fundamental para definir preços adequados à sua demanda. Verifique quais tipos de pessoas você vai atender, seu nível de renda e itens mais desejados. Com essas informações, você saberá se pode cobrar um markup maior ou se deverá trabalhar com um volume maior de vendas, frente a uma parcela de lucro menor.

Custos

Todas as despesas devem ser inseridas na hora de precificação. Desembolsos fixos e com pessoal, fornecedores e tributos são alguns dos itens que não podem faltar na hora de formar um valor de venda correto.

Ponto de equilíbrio

A partir de que volume de vendas a sua farmácia passa a ficar com resultado positivo? Esse é o valor que deve ser arrecadado ao longo do mês para cobrir os custos fixos da loja.

Banner CTA_Guia definitivo para o planejamento estratégico em farmácias

Como se dá a formação do preço de vendas?

O primeiro ponto para precificar corretamente é listar todos os custos do negócio. Desse modo, você pode assegurar que sua farmácia está vendendo o suficiente para não fechar o mês no vermelho.

Incorpore todas as despesas

Em muitos casos, há um bom volume de vendas na farmácia e dinheiro entrando; contudo, ao fechar as contas, o empreendedor percebe que o negócio está em déficit. Essa situação, comum a muitas farmácias, ocorre principalmente por equívocos na criação de preços adequados. Vender mais não necessariamente quer dizer mais lucros.

Defina o lucro

Após estabelecer o total de despesas, você deve considerar o percentual de lucro por item. No varejo, a margem de lucro não é tão elevada, girando em torno de 15% a 30%, e valores acima disso acabam impactando significativamente o preço final, fazendo com que a farmácia perca sua competitividade diante as demais.

Calcule o markup

Agora, com as informações de custos fixos e variáveis e de lucro pretendido, você tem tudo de que precisa para calcular o markup da empresa e estabelecer o preço de venda correto.

Markup = 100 / [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + lucro)]

Assim, se sua drogaria conta com custos variáveis equivalentes a 10%, custos fixos de 25% e um lucro esperado de 25%, seu markup será de 2,5. Isso significa que, se uma mercadoria tem um custo de 30 reais, ela deverá ser vendida a 75 reais para cobrir todas as despesas e gerar o lucro esperado.

Como um bom sistema pode ajudar?

Um bom sistema é indispensável para criar uma precificação adequada. Os recursos oferecidos por um ERP de qualidade contribuem para a geração de dados mais confiáveis, a partir de estimativas em tempo real de todos os custos e vários estimadores importantes para o negócio.

Para uma gestão completa em farmácias, é importante contar com recursos seguros e confiáveis para as atividades cotidianas; por isso, o uso de sistemas informatizados é cada vez mais importante na construção do sucesso de qualquer negócio no varejo.

Ao contar com recursos assim, sua farmácia ganha mais segurança e eficiência em sua formação de preço de venda, garantindo uma rentabilidade suficiente para manter todas as atividades em funcionamento e produzindo o caixa necessário para que o negócio cresça. Cabe ao empreendedor buscar essas alternativas e assegurar o posicionamento de sua marca no mercado.

Quer garantir que sua farmácia siga em uma trajetória de crescimento e expansão? Então, baixe o nosso e-book e aprenda a fazer o planejamento estratégico do seu negócio!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas