Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
O forecast de vendas é uma previsão da receita esperada em determinado período. Por isso, ele sempre é importante, mas assume um papel ainda mais determinante em períodos como o que vivemos com a pandemia do novo coronavírus, pois o comportamento de compra foge do padrão. Afinal, todos estamos acostumados a definir estratégias com base em um cenário conhecido, porém isso fica mais difícil quando as pessoas passam a ter outras prioridades, necessidades e comportamentos.
Isso não muda o método de fazer suas previsões, mas aumenta a importância de se preocupar com elas e as influências que você precisa considerar. Por isso, elaboramos este post para você!
Confira os detalhes e entenda a importância de fazer um ajuste nas suas previsões, para encontrar oportunidades que indiquem como aumentar as vendas!
A intenção de fazer uma previsão de resultados é a programação do orçamento, dos investimentos e demais dados importantes para o financeiro, além de uma referência para o planejamento de marketing e vendas.
Sendo assim, o forecast oferece informações fundamentais sobre a saúde financeira da farmácia, como se existe ameaça ao ponto de equilíbrio, que é o total mínimo de receita necessário para pagar os custos fixos, como aluguel, salários e obrigações sociais.
Números duvidosos ou imprecisos podem colocar a empresa em uma armadilha, seja fazendo com que ela assuma obrigações além de sua capacidade, seja impedindo o aproveitamento de oportunidades de crescimento.
Considerando o contexto atual de isolamento, é importante pensar em alternativas como a da farmácia virtual, por exemplo. Sem uma previsão dos resultados possíveis de obter com alternativas como essa, a decisão fica mais difícil e arriscada.
Ou seja, considerando os dois aspectos mencionados neste tópico (evitar armadilhas e identificar oportunidades), o forecast de vendas só funciona se for confiável e preciso. Por isso, ele não pode ser um exercício de adivinhação baseado em suposições.
O oposto de se basear em hipóteses não comprovadas é partir dos dados reais aplicados no contexto do cenário futuro. Por isso, o uso da tecnologia para controle e organização das vendas é fundamental na precisão do forecast.
Além de garantir o registro e a integridade dos dados, um bom sistema vai gerar relatórios e painéis de modo automático e com alto nível de confiabilidade. Isso ocorre por vários motivos, mas principalmente porque a tecnologia moderna chega ao ponto de evitar erros de lançamento, especialmente no caso de sistemas integrados, que diminuem drasticamente a necessidade de digitar informações.
Os dados são importados de uma fase para outra do processo de vendas, desde quando o produto é entregue pelo fornecedor, gerando um fluxo dinâmico, automatizado e preciso de registro.
Além disso, a automação permite que você dedique mais tempo a análise dos dados do que a geração de relatórios, o que acaba acontecendo quando a farmácia não pode contar com sistemas integrados.
Para concluir, é fundamental mencionar que é essa disponibilidade e esse foco estratégico que permite usar funcionalidades de simulação para, com base nos dados passados, prever com mais precisão o que vai ocorrer no futuro, mesmo em situações que fogem ao padrão, dificultando o forecast de vendas.
Pensando nessa importância, que tal dividir esse conhecimento? Compartilhe agora mesmo este post nas redes sociais!