Qual a importância do forecast de vendas para o setor farmacêutico? Entenda!
Farmácias e drogarias

Qual a importância do forecast de vendas para o setor farmacêutico? Entenda!

O forecast de vendas é uma previsão da receita esperada em determinado período. Por isso, ele sempre é importante, mas assume um papel ainda mais determinante em períodos como o que vivemos com a pandemia do novo coronavírus, pois o comportamento de compra foge do padrão. Afinal, todos estamos acostumados a definir estratégias com base em um cenário conhecido, porém isso fica mais difícil quando as pessoas passam a ter outras prioridades, necessidades e comportamentos.

Isso não muda o método de fazer suas previsões, mas aumenta a importância de se preocupar com elas e as influências que você precisa considerar. Por isso, elaboramos este post para você!

Confira os detalhes e entenda a importância de fazer um ajuste nas suas previsões, para encontrar oportunidades que indiquem como aumentar as vendas!

O objetivo do forecast de vendas

A intenção de fazer uma previsão de resultados é a programação do orçamento, dos investimentos e demais dados importantes para o financeiro, além de uma referência para o planejamento de marketing e vendas.

Sendo assim, o forecast oferece informações fundamentais sobre a saúde financeira da farmácia, como se existe ameaça ao ponto de equilíbrio, que é o total mínimo de receita necessário para pagar os custos fixos, como aluguel, salários e obrigações sociais.

A importância de uma previsão bem elaborada

Números duvidosos ou imprecisos podem colocar a empresa em uma armadilha, seja fazendo com que ela assuma obrigações além de sua capacidade, seja impedindo o aproveitamento de oportunidades de crescimento.

Considerando o contexto atual de isolamento, é importante pensar em alternativas como a da farmácia virtual, por exemplo. Sem uma previsão dos resultados possíveis de obter com alternativas como essa, a decisão fica mais difícil e arriscada.

Ou seja, considerando os dois aspectos mencionados neste tópico (evitar armadilhas e identificar oportunidades), o forecast de vendas só funciona se for confiável e preciso. Por isso, ele não pode ser um exercício de adivinhação baseado em suposições.

A tecnologia e a melhora da precisão

O oposto de se basear em hipóteses não comprovadas é partir dos dados reais aplicados no contexto do cenário futuro. Por isso, o uso da tecnologia para controle e organização das vendas é fundamental na precisão do forecast.

Além de garantir o registro e a integridade dos dados, um bom sistema vai gerar relatórios e painéis de modo automático e com alto nível de confiabilidade. Isso ocorre por vários motivos, mas principalmente porque a tecnologia moderna chega ao ponto de evitar erros de lançamento, especialmente no caso de sistemas integrados, que diminuem drasticamente a necessidade de digitar informações.

Os dados são importados de uma fase para outra do processo de vendas, desde quando o produto é entregue pelo fornecedor, gerando um fluxo dinâmico, automatizado e preciso de registro.

Além disso, a automação permite que você dedique mais tempo a análise dos dados do que a geração de relatórios, o que acaba acontecendo quando a farmácia não pode contar com sistemas integrados.

Para concluir, é fundamental mencionar que é essa disponibilidade e esse foco estratégico que permite usar funcionalidades de simulação para, com base nos dados passados, prever com mais precisão o que vai ocorrer no futuro, mesmo em situações que fogem ao padrão, dificultando o forecast de vendas.

Pensando nessa importância, que tal dividir esse conhecimento? Compartilhe agora mesmo este post nas redes sociais!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente