Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Fluxo de caixa: uma prática importante para o controle financeiro da sua empresa

Fluxo de caixa: uma prática importante para o controle financeiro da sua empresa

Controlar as entradas e saídas do caixa da empresa é essencial para melhorar tomadas de decisões e construir planejamentos a curto, médio e longo prazo

O fluxo de caixa nada mais é do um instrumento de planejamento e controle financeiro que registra a movimentação de dinheiro do caixa das empresas. Além de levar em consideração investimentos, gastos e ganhos futuros e projeções, por meio dele é feito o controle da entrada e saída de recursos, ou seja, de tudo o que você recebe e paga em seu negócio.

Com ele, o gestor passa a contar com uma base de dados financeiros atualizada, podendo melhorar tomadas de decisões e construir planejamentos com maior tranquilidade, prevendo como estará o saldo de caixa para períodos projetados, por exemplo. Ou seja, consegue visualizar gargalos financeiros, saber qual a melhor data para fazer maiores investimentos e visualizar rapidamente aqueles gastos superiores ao necessários.

Portanto, a ideia por trás do fluxo de caixa é, justamente, promover o levantamento – seja ele diário, semanal ou mensal – das receitas e despesas para que a empresa não opere no “vermelho” e consiga atingir objetivos e metas a curto, médio e longo prazo.

Modelos de fluxo de caixa

Existem alguns modelos de fluxo de caixa que podem ser usados para medir as movimentações e o desempenho financeiro da empresa. Eles facilitam o dia a dia do gestor que deve trabalhar com números precisos, atualizados e reais para prever mudanças quando necessário. Confira, a seguir, alguns exemplos que podem ser aplicados pela sua organização:

– Fluxo de caixa diário

Esse modelo leva o gestor a ter um controle maior sobre as entradas e saídas do dia em questão. Ao fazer esse tipo de monitoramento é possível verificar os tipos de saída que estão sendo realizadas, as entradas e suas origens e ter uma noção em termos de ganhos e custos diários. 

Porém, é importante lembrar que devido a investimentos maiores vão existir dias em que o saldo do negócio ficará negativo – e isso não quer dizer que ela está quebrada -, mas que é preciso ficar atento para que esse fator não influencie negativamente as obrigações financeiras da empresa.

– Fluxo de caixa simples

O fluxo de caixa simples é um dos modelos mais usados pelas empresas para fazer o controle financeiro. Funciona muito bem para ter uma visão ampla das movimentações do seu negócio e, de forma simplificada – olhando para as entradas e saídas de dinheiro, os recebimentos futuros e para as entradas e saídas parceladas -, manter uma atualização diária, semanal ou mensal dos seus dados financeiros.

– Fluxo de caixa projetado

Já o fluxo de caixa projetado é usado para conhecer as entradas e saídas com maior aprofundamento e de forma mais detalhada (mais específica do que o fluxo de caixa simples, por exemplo). Por meio dele, os gestores verificam elementos do faturamento e dos custos de períodos específicos e, dessa forma, conseguem fazer análises mais precisas e saber qual será o saldo financeiro da empresa na data X para projetar investimentos e/ou redução de custos.

Dicas para fazer um controle eficiente 

Pensando em ajudá-lo, separamos algumas dicas que vão auxiliar você a realizar um controle de fluxo de caixa eficiente e alcançar resultados de sucesso. Veja, a seguir:

 

  • Registrar todas as informações financeiras

 

A primeiro delas é fazer o registro de todos os dados relacionadas às questões financeiras da empresa, arquivando as informações provenientes dessas movimentações. Muitos ainda usam planilhas eletrônicas para fazer esses registros, anotar as entradas e saídas de valores e para o controle de documentos e notas fiscais, mas, melhor do que isso, é contar com recursos mais ágeis, próprios para gerenciar com eficiência o fluxo de caixa, como um software de gestão específico.

 

  • Estipular um período para o fluxo de caixa

 

Outro ponto que garante a eficiência do fluxo de caixa é determinar a periodicidade em que será feito o controle das entradas e saídas de dinheiro. O objetivo principal é identificar em quais momentos há movimentações maiores de entradas ou saídas de recursos para melhorar o planejamento de orçamentos, investimentos e previsões financeiras. Ou seja, o importante aqui é definir o período de controle – conforme as estratégias da organização – e verificar as informações para tomar melhores decisões de negócio.

 

  • Realizar previsões de entrada e saída de receita

 

Fazendo uma análise periódica da situação financeira é mais fácil realizar previsões de entrada e saída de receita. Com isso, o gestor consegue preparar o capital para projeções futuras, verificando os momentos certos para investimentos – sabendo quando as vendas podem aumentar ou diminuir, por exemplo. Além disso, dependendo do momento do mercado e também do caixa da empresa, é possível organizar a empresa para realizar empréstimos ou reduzir gastos, entre outras medidas reparativas.

 

  • Investir em um software de gestão eficiente 

 

Mesmo para as empresas de pequeno ou médio porte, fazer a manutenção do fluxo de caixa é fundamental e, para isso, é possível usar a eficiência de tecnologias que organizam as informações financeiras. Elas são o diferencial para tornar o processo de controle de receitas e despesas mais rápido e ágil, otimizando a vida dos gestores na busca por resultados de negócio mais eficientes.

Contar com softwares de gestão significa fazer registros detalhados de ganhos e gastos, com muita disciplina e sem erros. Além disso, é possível acessar os dados financeiros da empresa em tempo real por meio de instrumentos de verificação e análise.

E nós sabemos que ainda é comum para as empresas começar esse trabalho por meio de planilhas e tabelas, no entanto, o mais recomendável para destravar uma operação como essa é avançando no uso de ferramentas digitais completas. Conheça as soluções da Linx e saiba como melhorar o controle de fluxo de caixa do seu negócio com a tecnologia certa. 

Contato comercial
Envie uma mensagem ou Chat online

Telefone Comercial:

3003-0400

Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.