Bares e restaurantes
Tecnologia para promoções: conheça o Linx Promo
Tecnologias para promoções, como, soluções de ponta, ajudam os varejistas a atrair clientes e aumentar as vendas com promoções personalizas
Por Adriano Lopes, Gerente Comercial na Linx.
Em uma loja de calçados há duas principais operações que são realizadas: operação de compras e de vendas e, fazer o equilíbrio financeiro entre o pagamento dos fornecedores e os recebimentos dos clientes é uma tarefa essencial da gestão empresarial de qualquer negócio, mas você sabia que o uso de ferramentas e softwares especializados no segmento pode favorecer e muito todo este processo?
Neste artigo você vai entender a importância da gestão do fluxo de caixa para a saúde da empresa, além de identificar fatores de riscos que podem prejudicar a sua rentabilidade. Boa leitura!
Eu sempre brinco que as empresas quebram não por não darem lucro, mas principalmente pela falta de previsibilidade da geração de caixa.
Fazer a gestão financeira de uma loja é um dos principais pilares para o sucesso do negócio, pois não há gestão assertiva sem um bom controle do fluxo de caixa da empresa. É por esta atividade, que parece relativamente simples, que é possível projetar todas as entradas e saídas, além de verificar se há saldo disponível para honrar com os compromissos financeiros que a operação exige , como por exemplo: o pagamento de fornecedores, acerto de salários e, claro, as despesas fixas e variáveis.
Venda à vista, parcelada no crediário ou recebimento no cartão de crédito, débito e cheque.
Débitos com fornecedores, impostos, funcionários, despesas operacionais (água, luz e telefone), aluguéis, pró-labore, materiais de expediente, marketing etc.
Além das demais previsões de recebimentos e pagamentos para o futuro, principalmente do que pode surgir nos próximos meses.
Uma das principais vantagens do uso desse tipo de ferramenta é poder prever qualquer tipo de demanda para uma tomada de decisão mais assertiva e ágil, que pode ser: o momento certo de buscar financiamentos e empréstimos ou fazer novos investimentos, bem como, planejar melhor as negociações com fornecedores e organizar as sugestões de promoções dentro da loja. O objetivo é amenizar qualquer possibilidade de desfalque financeiro que gere dificuldade para a loja se manter.
Abaixo separamos algumas dicas interessantes para o lojista melhorar a sua gestão de capital de giro.
Confira:
Ciclo financeiro é um KPI que mede o tempo entre o recebimento das vendas, giro dos estoques e pagamentos dos fornecedores. De forma simples e prática é quantos dias a loja leva para financiar suas operações.
Aprenda a calcular o ciclo financeiro:
Ciclo Financeiro = Prazo Médio Recebimento (PMR) + Prazo Médio Estocagem (PME) – Prazo Médio Pagamento (PMP)
– Prazo Médio Recebimento representa quantos dias, em média, a empresa esperou para receber dos seus clientes.
PMR = (Clientes x 360) / Vendas realizadas
– Prazo Médio Estocagem representa quantos dias, em média, a empresa levou para vender os seus estoques de calçados.
PME = (Estoque x 360) / Custo das vendas
–Prazo Médio Pagamento indica quantos dias, em média, a empresa levou para pagar os seus fornecedores.
PMP = (Fornecedores x 360) / Compras
Lembrando que estes dados podem ser encontrados no Balanço Patrimonial das lojas, uma vez que representam ativos e passivos operacionais.
Confira um exemplo de cálculo do ciclo financeiro:
Aqui o ciclo financeiro da loja é de 55 dias, ou seja, quantos dias a loja leva para saldar o que deve com seus fornecedores.
O cálculo da Necessidade do Capital de Giro através do ciclo financeiro pode ser dado pela fórmula:
NCG = Prazo Médio de Recebimento – Prazo Médio de Pagamento
Esse indicador mede o valor mínimo que a empresa deve ter em caixa e representa o valor necessário para manter a operação saudável.
Obter um resultado negativo para esta fórmula significa que a empresa precisa buscar capital de fora para o negócio (empréstimos e financiamentos). Porém, se o resultado for positivo, significa que a empresa não precisa de capital de giro de terceiros.
O lojista entender qual o seu fluxo de caixa e quais fatores dentro da operação contribui para aumentar ou diminuir a necessidade de capital de giro é um dos pilares da gestão financeira de uma loja de calcados. Apostar em um sistema especialista que mostre esse processo realizado e projetado faz toda diferença na tomada de decisão e, com certeza, gera menos estresse para a área.
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