Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
No próximo ano, o consumidor vai buscar aliar cada vez mais qualidade e agilidade nas compras online e offline
Não é só o mercado que vem se transformando em função da tecnologia. Mostrando-se cada vez mais exigentes, os consumidores de hoje também mudaram, acompanhando o digital e suas tendências.
Reforçando essa mudança de comportamento de consumo, a Salesforce divulgou uma pesquisa realizada em mais de 20 países. Do total de 10 mil consumidores entrevistados, 500 brasileiros participaram do estudo, que destacou:
67% dos clientes preferem realizar compras nas plataformas digitais e retirar os produtos nas lojas físicas. Essa nova forma de consumir e se relacionar com o varejo mostra a importância das marcas se adaptarem ao online e offline.
E é neste cenário que o varejo entra 2020 apresentando algumas tendências que abrem caminhos para novas experiências no hábito de consumir. Pensando nisso, separamos as sete principais apostas para o comércio no próximo ano.
E atenção, já adiantamos que é preciso se preparar ainda mais para a integração de diferentes conexões e formas de consumir no ano que se aproxima. Confira:
Para melhorar ainda mais a experiência do consumidor na hora de comprar, a Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais presente nas lojas físicas e online. Com a projeção de um modelo em 3D na tela do telefone, com a câmera ligada, é possível experimentar cores na parede de casa, móveis novos nos cômodos e até mesmo trocar de roupa, escolher cores, modelos e tamanhos.
Alguns lugares oferecem a experiência dentro do próprio estabelecimento, enquanto outras marcas apostam na conexão com os smartphones. Desde outubro deste ano, por exemplo, o Instagram começou a permitir que compras sejam realizadas com o auxílio da RA. Por enquanto, o novo recurso é limitado a cosméticos, como Mac e Nars, e a marcas de óculos, como Ray-Ban e Warby Parker. A tecnologia é utilizada na plataforma Spark AR, mesma dos anúncios de realidade aumentada do Facebook e também onde são criados os efeitos de câmera do próprio Instagram.
Nos últimos anos, uma das grandes tendências é a procura pelo exclusivo. O que, antes, era classificado como artigo de luxo adaptou-se às necessidades dos consumidores e, hoje, está alcançando um público bem maior.
Acompanhando este crescimento, o varejo também aposta na personalização de produtos. A Riachuelo é um exemplo, lançando uma nova loja, em outubro de 2019, marcada como a primeira loja conceito da marca, localizada no Shopping Morumbi, em São Paulo (SP).
O espaço Riachuelo Mais, uma das novidades para atrair os clientes para a loja física, permite que, neste ambiente, os consumidores consigam customizar suas jaquetas, camisetas e outros produtos do vestuário, até mesmo roupas infantis, com a impressão da estampa feita na hora, podendo escolher imagens e até mesmo acrescentar patches, muito utilizado em jaquetas jeans.
O conceito de compra visual possibilita que, utilizando a Inteligência Artificial (IA), o consumidor encontre produtos com um único clique. Funciona assim: ao tirar uma foto de um produto com seu smartphone, é possível saber onde comprá-lo (isso inclui a indicação de mercadorias semelhantes).
O recurso Lens, do Pinterest, é um exemplo de ferramenta que utiliza essa tecnologia. Com ele, basta o usuário apontar a câmera do celular para algum objeto que logo aparecem novas ideias elaboradas a partir daquela peça. Ou seja, é uma ferramenta de pesquisa visual que utiliza a IA para identificar objetos capturados a partir de pins ou por um smartphone e sugerir temas e produtos relacionados.
O novo consumidor sente a necessidade de ficar à vontade durante a jornada de compra e não enxergar barreiras ou muita burocracia nessa hora. Por isso, o investimento em um sistema de gestão único, que permita entregar ao cliente o que ele deseja em todas as etapas dessa jornada vem se tornando cada vez mais indispensável.
Nesse contexto, é possível aumentar seu encantamento, tornando o momento da compra muito mais prazeroso e simples, oferecendo opções como Click and Collect, Self-Checkout, trocar o produto do e-commerce na loja física, comprar pelo e-commerce e buscar em um locker etc. A ideia é que, enquanto ele visita a loja física, possa navegar pela loja online, pelos aplicativos ou mídias sociais, encontre o que precisa, descubra novos produtos e viva boas experiências.
Ainda falando em Amazon, com a entrada da gigante do comércio no mercado brasileiro, muitas marcas perceberam uma necessidade de evolução e acabaram reinventando alguns dos seus processos de trabalho. Isso inclui a agilidade nas entregas.
Para que seja possível atuar com entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, os e-commerces podem lançar de diferentes soluções. No caso das grandes redes de lojas, por exemplo, cada loja física pode se tornar um centro de distribuição.
Além disso, os processos logísticos estão sendo cada vez mais automatizados. Nesse cenário, você pode apostar nas entregas via drones e até mesmo em robôs embaladores.
A procura por produtos nas mídias sociais, principalmente Instagram, e WhatsApp decolaram em 2019 e tem tudo para crescer ainda mais em 2020. Uma pesquisa recente, realizada pelo SPC Brasil, mostrou que 33% dos usuários brasileiros já realizam compras pelas mídias sociais.
Lembrando que somente as empresas de Mark Zuckerberg já formam uma grande força no mercado de social compras, com o Facebook Marketplace, o WhatsApp Business e o Instagram Shopping. Ou seja, com o crescimento da procura por comércio eletrônico nas mídias sociais, a compra direta por essas plataformas prospectam resultados positivos para 2020.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes. Apostar em transparência e posicionamento da marca sobre questões éticas, políticas e ambientais mostra-se extremamente importante para conquistar a confiança deles na sua marca e, consequentemente fidelizar os clientes.
Esse consumidor busca nas empresas um reflexo de seus próprios valores. Não basta apenas posicionar-se sobre assuntos relevantes, é preciso, também, provar não é apenas propaganda, mas sim valores e ideais que norteiam a marca, desde a produção até a entrega do produto ao público final.
Em 2020, os consumidores buscarão cada vez mais qualidade e agilidade durante todas as fases da experiência de compra. É preciso interligar as tecnologias e os recursos inteligentes para facilitar a ascensão do seu negócio, sem esquecer que, ainda que o digital esteja em constante crescimento, ele surgiu para somar experiências de consumo com o meio físico.
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