Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Um dos principais desafios de farmácias é alcançar e fidelizar clientes que chegam à loja. Essa é uma tarefa complicada, tendo em vista a grande concorrência desse mercado. Em meio à era digital, os consumidores estão mais atentos e com acesso mais fácil a informações do seu estabelecimento. Por isso, um atendimento de excelência e estratégias focadas no bem-estar do cliente são tão importantes.
Toda a experiência de compra deve ser positiva e satisfatória, e utilizar uma estrutura mais tecnológica permite que sua farmácia se torne mais eficiente, diversificada e acessível para quem chega até ela. Se você também precisa melhorar sua relação com os clientes, continue a leitura e confira como a tecnologia pode ajudar!
A principal diferença entre um cliente comum e um cliente fidelizado à marca é que este tem, por preferência, a vontade de comprar na sua loja. Apenas em situações de grande diferencial de preços, mau atendimento ou falta de um produto específico ele vai buscar um outro estabelecimento.
Assim, a fidelização de clientes garante à farmácia um fluxo de receita alto e constante ao longo do tempo. A ideia mais inteligente para isso não é criar ofertas drásticas e que vão minar o lucro, mas sim trabalhar na melhoria da experiência de compra e que incentive a recorrência.
Por meio de estratégias de valorização do cliente, é possível construir um relacionamento, oferecer benefícios e ofertas exclusivas, além de acompanhar as necessidades do cliente no pós-venda. Todo esse cuidado não tem impacto nos custos da loja e pode elevar drasticamente os lucros.
Um cliente só será fidelizado à marca se a experiência de compra em seu estabelecimento apresentar vantagens diante dos demais. Questões como preferência, satisfação, segurança e credibilidade são aspectos decisivos para os consumidores e você deve estudar estratégias para conseguir levar isso à sua demanda.
Quantas vezes você parou em frente a uma loja e a expressão de desgosto da vendedora te fez sair correndo de lá? O primeiro passo para a fidelização do cliente é fornecer um atendimento excelente. Principalmente na farmácia — onde as pessoas normalmente buscam tratamento para algum problema —, o atendimento precisa ser atencioso e gentil.
Para otimizar os resultados, é necessário contar com uma equipe qualificada, que esteja apta a esclarecer qualquer dúvida ou questionamento dos clientes. Atendentes que apresentam informações com expertise e sugerem algumas opções de tratamento ao cliente geram uma sensação de segurança e confiança para quem está do outro lado do balcão.
O conhecimento sobre os medicamentos e produtos da loja é muito importante, contudo, um atendimento mais humanizado e atencioso é perceptível aos olhos do consumidor. Aqui o farmacêutico é visto como especialista em saúde e, se ele adota uma postura de vendas agressiva, acaba com essa visão positiva sobre esse tipo de profissional.
Com o uso de novas tecnologias, é possível desenvolver um atendimento mais eficiente, tirar todas as dúvidas dos consumidores e disponibilizar um atendimento eletrônico online por meio de uma farmácia virtual e uso de chatbot.
Seu time de vendas deve estar ciente de que o grande público é leigo em termos médicos e, portanto, expressões desse tipo devem ser adaptadas para uma linguagem mais acessível. Principalmente na hora de fazer as orientações ao paciente quanto à medicação, é importante se assegurar de que o consumidor compreende o volume de medicamento e o intervalo de tempo.
Também é necessário questionar o consumidor sobre possíveis alergias ou riscos associados ao uso de determinados medicamentos. Esses cuidados geram confiança e empatia nos clientes e pode fazê-los retornar ao longo do tempo. Contar com um sistema para farmácia que possui todas as informações dos medicamentos permite que o atendente explique de forma clara sobre os componentes do medicamento e seus efeitos.
Uma qualificação técnica e focada em um atendimento mais humanizado é indispensável para buscar proximidade e personalização. Treinar a equipe significa dar suporte em conhecimento de vendas, ensinar sobre evolução de meios de pagamento e capacitar para que os atendentes consigam desenvolver habilidades de empatia com seus consumidores.
Os atendentes de farmácia têm um trabalho mais complexo, pois devem cumprir um bom desempenho na hora da venda, sabendo que a mercadoria deve ser comercializada com a cautela e o cuidado que os medicamentos merecem.
Por isso, cabe apostar em expandir a oferta de sua loja para dermocosméticos que contam com o suporte técnico da farmácia, mas não têm uso controlado, como os medicamentos.
As novas tecnologias permitem que você conheça seus clientes, acompanhe o histórico de compras em sites e, até mesmo, nas redes sociais. Com todas essas informações, você pode criar ofertas personalizadas para a necessidade desse consumidor e enviá-las por e-mail. A probabilidade de conversão é grande e o cliente se sente valorizado com esse cuidado.
A criação de uma farmácia virtual também é uma bela forma de aproveitar as novidades tecnológicas para vender mais. Os clientes buscam cada vez mais bem-estar na hora da compra, e selecionar os itens que desejam, no conforto de casa, é uma possibilidade bem-vinda pelo mercado.
O pacote de soluções da Linx Sistemas é absolutamente personalizável e, por isso, capaz de atender desde pequenas farmácias até grandes redes. O software ERP é desenvolvido exclusivamente para atender à demanda de uma farmácia. Ele permite acompanhar estoque e pedidos em tempo real, o que favorece a criação de promoções e campanhas de venda. O ERP também conta com várias ferramentas de gestão, desde vendas e convênios até a administração de multilojas, permitindo que a gerência da empresa se torne mais simples.
Entre suas soluções, também há recursos para simplificar a criação e a manutenção de uma loja online. Seus mecanismos levam à integração da loja física com a online e facilitam a gestão de entregas, pedidos e estoques. Além de todas essas soluções digitais, a Linx é líder em soluções de pagamento e permite que sua loja esteja apta para receber qualquer forma de pagamento.
Para criar meios de fidelizar clientes, é indispensável utilizar a tecnologia — seja para chegar a novos clientes, para oferecer meios de compra mais confortáveis ou para conhecer mais sobre sua demanda. A garantia de bons resultados e mais vendas só acontece por meio de um trabalho de excelência e alto desempenho.
Viu como é importante usar a tecnologia a seu favor? Entre em contato conosco e descubra quais soluções a Linx pode oferecer à sua farmácia!