Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Os avanços tecnológicos criaram um dilema para grandes, médias e pequenas empresas dos mais variados segmentos. A transformação digital se tornou uma realidade, e é preciso se adaptar para ter sucesso em um mercado tão concorrido. Afinal, além de saber a importância de conhecer bem o seu cliente, é necessário oferecer o que ele almeja — e as farmácias virtuais são uma boa resposta.
Isso mesmo: não é porque o seu negócio físico vai bem que o digital deve ser deixado de lado. Cada vez mais, é necessário estar presente nas plataformas online e permitir que o seu cliente decida o melhor canal para fazer uma compra. Pode ser por meio da oferta de tele-entrega na farmácia ou de várias soluções de pagamento. O importante é se digitalizar rapidamente.
Mas, na prática, quais são as razões para ir nessa direção e, é claro, o que fazer para criar a sua farmácia virtual? Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas respostas e dicas para os questionamentos acima. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
A transformação digital já era um processo em andamento. Os avanços em várias frentes criaram, por exemplo, uma população brasileira com 230 milhões de smartphones ativos. Essa mudança exige que as empresas se adaptem à nova realidade. No mercado farmacêutico, isso também é necessário, já que os impactos se tornaram ainda mais significativos por conta da pandemia.
Durante o período de quarentena, as farmácias que não tinham, por exemplo, uma página na internet — mesmo uma conta comercial em uma rede social — acabaram ficando para trás. Como não receber um pedido via internet e fazer uma entrega? Como não oferecer diferentes canais de contato, para que o cliente tire alguma dúvida para poder sair de casa com a certeza da compra?
Digitalizar os procedimentos é, portanto, uma necessidade para as empresas dentro do mercado farmacêutico. Sem isso, a tendência é que a sua marca perca relevância entre os seus concorrentes até cair no esquecimento. Afinal, mesmo o público mais velho, segundo um estudo da Cetic.Br, tem acesso à internet via computadores e outros dispositivos.
Agora, vamos ver os principais benefícios para a sua marca com a criação da farmácia virtual.
O principal benefício de digitalizar o seu negócio é o maior alcance que ele passa a ter de forma instantânea. Consumidores que já conheciam a sua marca, mas não lembravam dela, por exemplo, vão se tornar ativos novamente. Além disso, a sua empresa conseguirá se comunicar sem se preocupar com a limitação geográfica imposta pela localização da sua loja, expandindo-se.
Como consequência desse maior alcance, novas oportunidades de negócio acabam aparecendo, como o contato com consumidores de regiões que antes não eram atendidas. Com um serviço de entrega online, por exemplo, clientes que não iriam se deslocar até a sua farmácia podem se sentir atraídos por uma oferta e fechar uma compra. Assim, surgem chances de ampliar seu destaque.
A partir desse fortalecimento da presença digital, a marca da sua farmácia também ganha mais reconhecimento dentro do mercado. A sua atuação deixa de ser restrita ao espaço físico delimitado, criando um nome mais amplo do que uma determinada região, por exemplo.
Por fim, o mais importante é conseguir entregar uma melhor experiência ao usuário. Como ele está mais conectado, digitalizar as suas operações é uma forma de atender essa demanda. A longo prazo, essa ação pode ter um efeito importante para, por exemplo, otimizar o processo de fidelização dos clientes, o que reduz seus custos com marketing e amplia o lucro.
E o que fazer, na prática, para tirar a farmácia virtual do papel? Confira as nossas dicas!
O primeiro passo para criar uma farmácia virtual é compreender as necessidades do seu público e, assim, poder desenvolver um plano de negócios. Afinal, se a maior parte dos consumidores que você quer conquistar não vai realizar compras online, talvez não seja o ideal criar um e-commerce logo em um primeiro momento, por exemplo. Assim, é preciso entender essas preferências para se orientar.
Com a primeira etapa resolvida, fica mais fácil — e preciso — determinar quais vão ser as ações no mundo digital. Assim, você evita o desperdício com estratégias com poucas chances de sucesso. Avalie o que o seu público precisa, cruze com as condições financeiras e objetivos da sua farmácia e, a partir disso, crie uma solução com os serviços essenciais.
Não adianta apenas estar presente nesses canais digitais, é preciso tornar a experiência do cliente a melhor possível sempre. Dessa forma, é fundamental investir, por exemplo, em um site que seja responsivo e ofereça boa usabilidade para os usuários. O mesmo vale para as redes sociais. Vai ter uma página em alguma delas? Crie um planejamento e se dedique a entregar sempre o melhor.
Para um e-commerce ter sucesso, é fundamental investir em um portfólio que seja atrativo para o seu público. Por isso, é importante dar bastante atenção ao cadastro dos produtos na sua loja virtual. Uma dica é padronizar os cadastros de acordo com as informações buscadas pelo cliente.
Além disso, é fundamental conseguir promover o seu negócio pelos caminhos certos. A boa notícia é que existem inúmeras formas de fazer isso. Por meio de mídia paga ou mesmo orgânica, é possível alcançar o seu público nos canais certos. Assim, você estabelece mais um meio de contato e otimiza as suas estratégias para entregar cada vez mais.
Criar uma farmácia virtual já deixou de ser uma opção de luxo. Dentro de um mercado digitalizado, é o caminho mais indicado para quem deseja seguir relevante entre a concorrência e, é claro, proporcionar uma experiência satisfatória para o cliente ao longo da sua jornada de compra.
Agora que você já sabe qual é a importância de realizar a digitalização dos processos do seu negócio e até como criar a sua própria farmácia virtual, o que acha de avançar em direção a esse passo? Em mais um de nossos conteúdos, conheça o Linx Commerce para Farma e como a solução pode agilizar a transformação digital da sua farmácia!