7 estratégias para a venda de dermocosméticos em farmácias
Farmácias e drogarias

7 estratégias para a venda de dermocosméticos em farmácias

O mercado de beleza no Brasil está constantemente em expansão e representa uma excelente escolha de segmento para atuar. Conforme dados do Euromonitor International, provedor de pesquisas de mercado, temos o quarto maior mercado de cuidados pessoais e beleza do planeta e toda essa demanda potencial pode ser aproveitada pelas farmácias para a venda de dermocosméticos.

Por conta de suas características, as drogarias apresentam os requisitos de segurança adequados para comercializar esse tipo de mercadoria. Além disso, o ambiente farmacêutico traz consigo a credibilidade e confiança que os consumidores necessitam na hora de comprar algum produto de beleza.

Se você também quer aproveitar essa oportunidade para otimizar os resultados de sua farmácia, confira agora nossas dicas sobre as melhores estratégias para venda de dermocosméticos!

1. Verifique sua estrutura física

Uma organização adequada dos espaços físicos de uma loja pode mudar completamente a experiência de compra do usuário. Quando se trata da venda de dermocosméticos é essencial ter um espaço separado para esse tipo de produto e que seja independe dos demais itens. Tudo deve ser organizado e bem sinalizado nas prateleiras para agrupar os artigos semelhantes e facilitar a escolha.

Deve-se, ainda, segmentar entre os cosméticos preferencialmente por sua utilidade e aplicação. Assim é conveniente criar divisões entre maquiagem, proteção solar, produtos anti-idade, itens de banho, enfim, todas as categorias que podem acelerar a decisão do cliente.

2. Conheça os seus produtos

Saber as particularidades de cada categoria, quais as suas contraindicações e o que é mais adequado à demanda do cliente é fundamental para efetuar uma boa negociação e garantir a satisfação do mesmo.

Muitos dos dermocosméticos tem componentes específicos em sua formulação e que para determinadas condições podem ser contraindicados. É importante que o time de vendas conheça as características mais básicas e quais as precauções que se deve ter ao utilizar cada artigo da loja.

Com esse conhecimento é possível orientar os clientes na hora da venda e evitar problemas no futuro. Alguns ácidos para a pele, por exemplo, quando utilizados demandam muitos cuidados com a exposição ao sol. Nesses casos, a atenção quanto ao filtro solar deve ser recomendada. Ações como essa podem prevenir sérios problemas para sua loja e assegurar o bem-estar do consumidor.

3. Ofereça um mix variado

Caso haja disponibilidade de recursos, é interessante incluir algumas opções de cada artigo em diferentes marcas e preços para ofertar um mix variado de produto. Quando você faz isso o cliente não tem de decidir se vai comprar um item ou não, o cliente pensa se compra a opção 1, ou a opção 2 e assim por diante. Essa lógica tende a levar o cliente a compra do artigo que julgou mais interessante e, em casos que houvesse apenas uma variedade do produto, possivelmente ele não o compraria.

Além disso, é possível criar combos com vários produtos diferenciados e elevar o ticket médio por cliente. Normalmente os kits são montados com itens da mesma marca e podem ser arrumados em cestas mais caprichadas de modo que sirvam como alternativa de presente.

4. Construa uma presença online

Ter um canal ativo nas redes sociais gera mais proximidade com o público e pode permitir que você oriente sua demanda. Assim, é importante desenvolver conteúdo de valor que explique e destaque o uso correto de dermocosméticos, quais são indicados para cada tipo de pele, como tratar problemas como a acne e quais os benefícios de cada produto.

Por esse canal você pode ajudar seus clientes a identificarem seus problemas estéticos e orientar em relação as opções de tratamento que a loja dispõe. Também deve-se usar esse meio para entender melhor o que seu público precisa e repassar isso ao setor de compras.

5. Tenha atenção ao pós-venda

Os cuidados no pós-venda fazem com que o cliente se sinta valorizado e isso proporciona sua fidelização à marca. Com o uso de vários meios como e-mail, chat ou até as redes sociais, é possível acompanhar os clientes, orientar quanto ao melhor uso dos artigos adquiridos e também atender a quaisquer reclamações.

As queixas dos clientes devem ser prontamente atendidas, pois via de regra, os clientes mais insatisfeitos se esforçam para serem ouvidos pelos demais. Por isso, o pós-venda é tão importante na hora de construir uma reputação. As reclamações ocorrem em qualquer negócio, mas sua postura diante delas é que define como sua empresa será vista pelos demais clientes.

6. Crie um programa de fidelidade

O consumidor está sempre mais inclinado a comprar quando enxerga uma vantagem clara no negócio. Por isso, a criação de um programa de fidelidade com descontos pode atrair clientes e vender mais.

Um programa com regras claras e bem informadas evitam que os consumidores se sintam enganados e que fizeram um péssimo negócio. As ofertas podem estar disponíveis no site da empresa ou até mesmo serem enviadas por e-mail para que a vantagem do pacote de fidelidade se torne ainda mais clara.

7. Use a tecnologia a seu favor

Todo esse contato com os clientes e a atenção que deve ser oferecida não são fáceis de ofertar sem um mecanismo adequado. Imagine, por exemplo, enviar manualmente um e-mail para cada cliente. Obviamente é inviável realizar isso por meio de sua equipe de trabalho.

Para conseguir todas as informações que precisa e torná-las estratégias de venda, é necessário utilizar um sistema informatizado que foi desenhado exatamente para as demandas do seu negócio. Tal sistema para farmácia deve incluir meios de acompanhar e gerir os estoques, apresentar mecanismos de pagamento seguros e práticos, apontar os dados de pedidos e entregas e permitir criar ofertas exclusivas de fidelidade. Com o aumento do volume de vendas no setor, é impossível desenvolver as atividades de modo dinâmico e eficiente sem o uso de uma tecnologia focada nesses problemas.

Pensando nessas necessidades, a Linx desenvolveu um pacote de soluções adequadas para o ambiente farmacêutico e que é capaz de otimizar os resultados de sua loja. Um sistema completo que contém controle de estoque, cadastro de produtos, farmácia virtual e muito mais.

A venda de dermocosméticos é uma grande oportunidade de faturamento para esse tipo de negócio e o engajamento digital da empresa é um diferencial que deve ser explorado. Usando um sistema eficiente que potencialize suas estratégias é possível ampliar o alcance de sua farmácia para atender e fidelizar ainda mais clientes.

O que achou deste artigo? Acredita que pode melhorar os resultados da sua farmácia? Então entre em contato conosco agora mesmo!

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