Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
De um lado, encantamento e imersão. De outro, preços baixos e oportunidades. O varejo brasileiro vem se polarizando. Saiba como definir sua estratégia de negócios com base na experiência e valor.
Nos últimos anos, mesmo antes da pandemia, já vinha se desenhando uma polarização no varejo brasileiro. Com a crise, isso ficou ainda mais claro. De um lado, formatos de loja e negócios focados em oferecer experiências incríveis. De outro, modelos baseados em fazer o dinheiro do cliente valer mais.
A pandemia aumentou o desemprego para patamares recordes (que deverão continuar nos próximos anos) e colocou 20 milhões de pessoas em situação de fome. Ao mesmo tempo, os consumidores de maior poder aquisitivo encontram caminhos para proteger o dinheiro da inflação e, com isso, mantêm (ou aumentam) sua capacidade de consumo.
É isso que faz com que um restaurante temático do filme Jurassic Park, inaugurado recentemente em São Paulo, esteja com lotação esgotada até o ano que vem. Neste período de retomada ainda pouco firme do varejo pós-pandemia, diversas marcas inauguraram lojas focadas na experiência do cliente. E a lógica é clara: para trazer de volta consumidores que estão há mais de um ano em casa e se acostumaram a comprar tudo online, é preciso oferecer mais do que “a loja do pré-pandemia”.
O conceito de “experiência” varia de pessoa para pessoa, mas de forma geral significa encantar o cliente e criar um envolvimento emocional dele com a marca. Assim, o consumidor topará pagar mais por produtos e serviços, pois, na realidade, também está adquirindo um momento de lazer, relaxamento e conexão.
Oferecer uma experiência especial para o cliente depende destes 4 fatores:
Se experiência significa algo diferente para cada um, para oferecer uma experiência incrível você precisa saber com quem está falando. Use dados reais de comportamento dos clientes para responder perguntas como:
Varejistas que analisam os dados dos clientes para entender seu comportamento, desejos e necessidades conseguem oferecer melhores experiências de consumo.
Sejamos honestos: se o consumidor precisa somente do produto, existe uma grande possibilidade de ele procurar a opção mais conveniente para ele. E dificilmente essa opção envolve sair de casa, encarar o trânsito, encontrar um lugar para estacionar…
Marcas que investem em experiência sabem que o produto é uma forma de atrair o cliente, mas que a principal razão para a visita ao ponto de venda não é a compra. A visita será motivada por aspectos como:
Em todos esses casos, o produto se torna uma maneira de fazer esse momento durar mais. Em lojas voltadas à experiência, o produto é como aquele souvenir de viagem: um lembrete de tudo de bom que aconteceu naquele local.
As melhores experiências envolvem pessoas e, por isso, formatos de varejo focado em experiência precisam dar atenção especial à preparação de suas equipes e ao treinamento. Cada profissional na loja precisa saber por que está ali, ser motivado a encantar os clientes e se desdobrar para solucionar problemas.
Lojas focadas em experiência também precisam se digitalizar! Por isso, a integração omnichannel é mais importante do que nunca. Não basta ter uma loja encantadora: ela também precisa ser extremamente eficiente, oferecendo soluções e se tornando um “porto seguro” para os clientes.
Isso passa por inúmeros pontos:
A experiência do consumidor não acontece somente no ponto de venda. A integração omnichannel faz o varejo utilizar recursos como o delivery e o envio de pedidos online a partir das lojas físicas, que aumentam a fidelização e as vendas.
O encantamento do cliente não precisa necessariamente acontecer por meio da imersão em um ambiente incrível, que tire o consumidor do seu dia a dia e o transporte para outro mundo. Velocidade e conveniência também entregam experiências incríveis para o cliente. O tempo é hoje o ativo mais valioso das pessoas e, por isso, lojistas que economizam tempo oferecem experiências interessantes e ganham a preferência dos clientes.
É isso que explica o crescimento dos modelos de lojas de proximidade. Na pandemia, o aumento da digitalização fez com que a velocidade se tornasse ainda mais importante, o que provocou um crescimento de 20% na busca por comércios próximos de casa. O consumidor valoriza cada vez mais aspectos como uma localização privilegiada, facilidade para chegar e um mix de produtos que tenha exatamente o que o cliente procura.
Experiência é fundamental para uma grande parcela do seu público, mas lembre-se: não adianta ter um preço fora da realidade. Por melhor que seja a experiência, estar muito fora do preço faz com que a loja saia da lista de possíveis escolhas do cliente. Por isso, é essencial contar com um sistema de gestão que controle as compras e os estoques. Sem um ERP, o varejo perde competitividade.
Do pequeno varejo às grandes redes, tecnologia é fundamental para automatizar as operações do PDV e controlar os principais processos de frente de loja até os estoques. É isso que permitirá a você entregar a melhor experiência aos seus consumidores.